quinta-feira, 3 de julho de 2008

CLUBE DE NATAÇÃO

Hoje vou falar do Clube de Natação de Monção.
É um clube novo, mas que já foi fundado legalmente em Maio de 2007. Motivos vários obrigaram a que só há cerca de cinco meses estivesse em total actividade.
Tem na sua direcção, como presidente, o professor Augusto Lobato e, entre outros membros, pertencem também a esta direcção os professores Rosa Moreira e Aloísio Sousa; estes estou a referenciá-los porque são, provavelmente, os mais activos nesta direcção.
Os sócios já são, aproximedamente, uma centena, pagando como quota a importância de 12 euros anuais. No que respeita a atletas inscritos, até ao momento, ronda a meia centena, o que já é bastante bom para um clube tão novo como este.
Este clube aparece em Monção por muitos motivos, mas, acima de tudo, porque o presidente, que também assume as funções de treinador, e outros elementos da mesma Direcção querem proporcionar às crianças monçanenses a melhor maneira possível e segura de poderem apreender a nadar sem que se passe o que antigamente se passava. Nessa altura aprendia-se no próprio rio Minho por intuição de cada um e com a ajuda de alguns carolas e amantes do rio durante a época de Verão que se juntaram e fizeram até algumas travessias (clandestinas) porque naquela altura, e como bem se recordará o próprio treinador Lobato, não era permitido atravessar o rio para o lado espanhol.
O nome de Monção com este clube pode e deve ir muito longe, aliás, é este um dos principais objectivos da direcção, que pretende a médio prazo criar uma equipa federada que possa competir e trazer até Monção grandes nomes da modalidade. Também, sabe-se lá, pode ser que deste clube saia um menino ou menina que amanhã possa estar no pódio de qualquer piscina a nível mundial e com a camisola da colectividade.
Qualquer clube só pode sobreviver se tiver apoios e, obrigatoriamente, a Câmara de Monção e os pais dos atletas são os primeiros a contribuir para esse mesmo apoio. Mas a direcção deste clube, com muito trabalho, também conta com o apoio de empresas que estão sedeadas em Monção e que, de alguma forma, contribuem para que o futuro das crianças monçanenses seja uma realidade.
No passado dia 28 de Junho realizou-se o I Torneio de Natação de Monção, com organização do Clube de Natação de Monção e da Associação de Natação do Minho. Participaram cerca de 37 atletas de várias idades e, como o torneio tinha como fundamento principal a dinâmica desta modalidade, todos eles receberam um diploma e uma medalha de presença no mesmo.
Bem haja a este Clube e a toda a sua Direcção, mas um especial agradecimento ao treinador Lobato que se até á presente data tem lutado por ensinar as crianças de Monção a nadar e sempre com muitas dificuldades, principalmente no aspecto de infra-estruturas, que eram quase nulas, e com o seu saber, pedagogia e muito esforço conseguiu agora algo mais com que possa trabalhar sempre e melhor.

FRANCISCO FERREIRA

Sem comentários: