domingo, 27 de julho de 2008

RECRIAR A LENDA

A teatralização da lenda de Deuladeu Martins, ontem à noite, no centro de Monção, constituiu algo merecedor de registo especial. Nota bem positiva para algo que se espera venha a repetir, com aspectos que podem, todavia, ainda ser melhorados.
O texto foi de Carlos Tê, o letrista de Rui Veloso, e Jaime Soares encenou uma recriação que terá envolvido perto de três centenas de pessoas. Nestas se incluíam os componentes de quatro grupos de bombos e zabumbas, agrupamento de escuteiros, grupos corais, escola de equitação e a Filarmónica Milagrense (grupo de teatro amador).
A recriação foi isso mesmo... não a clássica reconstituição histórica, mas uma abordagem mais “livre”. O desiderato de transportar o espectador para o interior da lenda foi conseguido. Um narrador (que usava um “cavalete” e roupas coloridas para facilmente ser visto pela multidão) ia contando a história, ao mesmo tempo que se movia no Largo do Loreto, onde se situa a estátua que dizem ser de Deuladeu. Do lado da ex-Pensão Central era “Espanha” e, no extremo oposto (prédio da farmácia), a “Monção” amuralhada.
Actores e figurantes movimentavam-se no largo, misturando-se com os espectadores, transportando-os para o interior da lenda. A terminar, a surpresa: aparecerem oito “Deuladeus” (uma em cada varanda do “prédio/muralha” da farmácia) a atirar os pães ao inimigo e, depois, a serem recolhidas pelos maridos/cavaleiros de “moto 4”.
Uma nota final para a “homenagem” com um coro (as “vozes do passado”) a actuar num palco montado já na Praça Deuladeu (e o texto, lido pelo narrador, a fazer o contraponto com a boa vizinhança actualmente existente), a farinha dos saquinhos, previamente distribuída, a ser atirada ao ar e o “maior papudo do mundo” (uma boa manobra de marketing... e nada mais), colocado à volta da estátua, a “desaparecer” em meio minuto! Sinal este de que há muita gente que parece andar a passar fome...

sexta-feira, 4 de julho de 2008

CENTRO ESCOLAR DE MONÇÃO

Até à inauguração do Centro Escolar de Monção, no local da actual Escola Pinheiro Gonçalves, vão decorrer dois anos lectivos. Com as obras em curso, as crianças terão de ser deslocadas para outro local. A opção que, à partida, seria entendida como a mais correcta e racional, passaria pelas excelentes instalações da escola de Pias, que deixou, no ano lectivo que agora termina, de ter 2º e 3º ciclo. Espaço e condições não faltavam... A autarquia responsabilizar-se-ia pelo transporte das crianças! Todavia, os papás das crianças da vila não aceitaram tal hipótese e aquela acabou por ceder... Deste modo, vão para o edifício do Seminário!
Nesse sentido, decorreram, esta semana, reuniões do Conselho Municipal de Educação e de pais/encarregados de educação. A hipótese de aquisição de um novo terreno, por parte da Câmara Municipal, foi colocada de parte, face aos preços inflacionados que se estão a praticar na área urbana de Monção, designadamente na zona da Boavista, local tido como eventual hipótese.
A nova estrutura deverá ter 19 salas de aula, mais algumas de apoio, polivalentes, sala de professores e um polidesportivo coberto. Deverá custar cerca de 3 milhões de euros, equipamentos incluídos, segundo nos informou Augusto Domingues, vereador do pelouro. Das actuais duas centenas de crianças que frequentam a Escola José Pinheiro Gonçalves, deverá passar-se às três centenas, com a integração das escolas da margem ribeirinha ao Minho, entre Lapela e Barbeita, que, entretanto, fecharão.
O edifício do Seminário terá, porém, de sofrer uma intervenção, a fim de poder acolher as crianças do 1º ciclo e jardim de Infância durante os doiss próximos anos lectivos. A autarquia vai ali fazer as necessárias obras, por ajuste directo, assim como se obrigou a pagar à Diocese, pelo arrendamento, cerca de 2500 euros mensais. Além disso, terá de colocar dois contentores pré-fabricados, a fim de poder acolher todas as crianças.
Augusto Domingues argumenta que, apesar de tudo, as instalações do Seminário acolheram, há poucos anos, de forma satisfatória, os alunos do Centro Escolar de Mazedo e a Escola Profissional (EPRAMI). No futuro, de acordo com o autarca, que lembrou o que preconiza a Carta Escolar do Concelho, o ensino do 1º ciclo (antigas escolas primárias) ficará concentrado nos centros escolares de Monção, Mazedo, Pias e Tangil, devendo manter-se, ainda, em funcionamento a escola de Cortes. A longo prazo, poderá haver um novo centro escolar na zona poente da vila de Monção.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

CLUBE DE NATAÇÃO

Hoje vou falar do Clube de Natação de Monção.
É um clube novo, mas que já foi fundado legalmente em Maio de 2007. Motivos vários obrigaram a que só há cerca de cinco meses estivesse em total actividade.
Tem na sua direcção, como presidente, o professor Augusto Lobato e, entre outros membros, pertencem também a esta direcção os professores Rosa Moreira e Aloísio Sousa; estes estou a referenciá-los porque são, provavelmente, os mais activos nesta direcção.
Os sócios já são, aproximedamente, uma centena, pagando como quota a importância de 12 euros anuais. No que respeita a atletas inscritos, até ao momento, ronda a meia centena, o que já é bastante bom para um clube tão novo como este.
Este clube aparece em Monção por muitos motivos, mas, acima de tudo, porque o presidente, que também assume as funções de treinador, e outros elementos da mesma Direcção querem proporcionar às crianças monçanenses a melhor maneira possível e segura de poderem apreender a nadar sem que se passe o que antigamente se passava. Nessa altura aprendia-se no próprio rio Minho por intuição de cada um e com a ajuda de alguns carolas e amantes do rio durante a época de Verão que se juntaram e fizeram até algumas travessias (clandestinas) porque naquela altura, e como bem se recordará o próprio treinador Lobato, não era permitido atravessar o rio para o lado espanhol.
O nome de Monção com este clube pode e deve ir muito longe, aliás, é este um dos principais objectivos da direcção, que pretende a médio prazo criar uma equipa federada que possa competir e trazer até Monção grandes nomes da modalidade. Também, sabe-se lá, pode ser que deste clube saia um menino ou menina que amanhã possa estar no pódio de qualquer piscina a nível mundial e com a camisola da colectividade.
Qualquer clube só pode sobreviver se tiver apoios e, obrigatoriamente, a Câmara de Monção e os pais dos atletas são os primeiros a contribuir para esse mesmo apoio. Mas a direcção deste clube, com muito trabalho, também conta com o apoio de empresas que estão sedeadas em Monção e que, de alguma forma, contribuem para que o futuro das crianças monçanenses seja uma realidade.
No passado dia 28 de Junho realizou-se o I Torneio de Natação de Monção, com organização do Clube de Natação de Monção e da Associação de Natação do Minho. Participaram cerca de 37 atletas de várias idades e, como o torneio tinha como fundamento principal a dinâmica desta modalidade, todos eles receberam um diploma e uma medalha de presença no mesmo.
Bem haja a este Clube e a toda a sua Direcção, mas um especial agradecimento ao treinador Lobato que se até á presente data tem lutado por ensinar as crianças de Monção a nadar e sempre com muitas dificuldades, principalmente no aspecto de infra-estruturas, que eram quase nulas, e com o seu saber, pedagogia e muito esforço conseguiu agora algo mais com que possa trabalhar sempre e melhor.

FRANCISCO FERREIRA

quarta-feira, 2 de julho de 2008

AGENDA DE JULHO

EXPOSIÇÕES
De 4 a 15
Exposição de pintura do artista galego Zacarias
De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.
De 18 a 29
Exposição de pintura de António Vergara
De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.
Permanente
Mobiliário, elementos decorativos e colecções de louça e pintura com elevado valor patrimonial e histórico.
Casa Museu de Monção/Universidade do Minho
Visitas guiadas às 3ªs e 5ª feiras, entre as 15h00 e as 17h00, mediante inscrição para o telefone 251.652159 ou fax 251.652160.
Permanente
Artesanato tradicional, louça regional e publicações alusivas à cultura e turismo do Alto Minho (RTAM)
Delegação de turismo. Casa do Curro.
De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.
Permanente
Exposição Memória Ferroviária. Conjunto de fotografias e cartazes evocativos da passagem do comboio por Monção.
Antigo apeadeiro de Nossa Senhora da Cabeça, em Cortes.
De segunda a sexta, com excepção da quarta, das 08h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h00. Sábados e domingos, das 09h00 às 18h00.

TEATRO
Estreia da peça “Estufa-fria”
Companhia de teatro “Comédias do Minho”
Dia 2
Centro Paroquial de Monção
Dia 3
Sede da junta de Riba de Mouro
Dia 4
Sede da Junta de Podame
Dia 5
Antiga Escola Primária de Ceivães
Dia 6
Centro Paroquial de Monção

CINEMA
Dia 11
MYSTIC RIVER
Clint Eastwood
EUA, 2003, 132 m
Dia 25
21 GRAMAS
Alejandro González Iñárritu
EUA, 2003, 120 m
Sessões cinematográficas promovidas pelo Cine Clube de Monção. Auditório da Biblioteca Municipal. Entrada gratuita. 22h00.

FÉRIAS
14 a 25
“Uma Aventura nas Férias”
Destinada às crianças com idades entre 6 e 10 anos, esta iniciativa vai levar os mais pequenos à descoberta do centro histórico, à magia e fascínio dos livros, e a uma viagem pela cultura castreja. Estão ainda previstas “oficinas de trabalho” de estampagem, reciclagem e culinária. Também pequenos trilhos pedestres, actividades lúdicas na Ecopista e deslocação ao Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira.
Informações/Inscrições: Casa do Curro (251.653908) Biblioteca Municipal (251.640150) até 4 de Julho.

SOCIAL
De 10 e 11
“Verão Azul”
Parque de Diversões “Diverlanhoso”,
Póvoa do Lanhoso
Destina-se às crianças e jovens acompanhadas pela CPCJ/Monção.

LIVRO
Dia 12, 21h30
Auditório da Casa do Curro
Sessão pública de lançamento do livro “São Tiago de Pias: História e Cultura”
Da autoria de Ernesto Português
No dia seguinte, pelas 17h30, decorrerá uma nova sessão de lançamento no Centro Paroquial de Pias.

DEU-LA-DEU
26, 21h30
Recriação da Lenda de Deu-la-Deu
Companhia de teatro “Comédias do Minho”
Praça Deu-la-Deu

FOLCLORE
Dia 5, 21h00
XXXII Festival Internacional de Folclore – Merufe 2008
Mosteiro
Dia 20, 15h00
XVII Festival de Folclore de Troporiz
Lugar da Igreja
Dia 27
III Festival Folclórico “Os Amigos de Longos Vales”
Mosteiro (Longos Vales) Praça Deu-la-Deu (Monção)

FESTIVIDADES
Dia 5 e 6
Sr do Juízo e Nª Srª do Bom Parto, Tangil
Dia 6
Nª Srª da Vista, Pias
Dias 12 e 13
Sr. do Bonfim, Anhões
Dias 18
Santa Marinha, Tangil
Dias 19 e 20
S. Paio, Segude
Dias 19 e 20
Sr. da Saúde, Barroças e Taias
Dias 19 e 20
S. Bento, Bela
Dias 24 e 25
S. Tiago, Anhões, Barbeita e Pias
Dia 25
Sr. dos Passos, Merufe
Dias 26 e 27
Nª Srª do Desterro e S. Paio, Luzio
Dias 26 e 27
Nª Srª das Necessidades, Riba de Mouro

DESPORTO
Dia 12, 09h00
Piscina Municipal
II Torneio de Natação da Escola de Natação de Monção