terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

MONÇÃO NÃO PRECISA!

“Valença precisará, Monção não!”. Foi assim (durante uma conversa mantida no domingo da lampreia) que o vice-presidente da Câmara de Monção, Augusto Domingues, reagiu à possibililidade que os monçanenses agora dispõem, face aos recentes acordos, de parcerias transfronteiriças, entre Portugal e Espanha, de recorrer à assistência médica no lado de lá, com acesso livre e financiado pelo Serviço Nacional de Saúde.
Na vizinha Valença são muitos os que recorrem ao lado de lá, incluindo o homólogo de Augusto Domingues na autarquia local. Mas o vice de Monção considera que, com a instalação do Serviço de Urgência Básica, esta vila fica melhor dotada de serviços de saúde! Na sua opinião, a única coisa a fazer é pressionar a administração central para que as obras avancem e se prescinda, rapidamente, dos contentores onde, provisoriamente, aquela funciona.
Augusto refere, mesmo, as situações com que se deparou com sua mãe, de nacionalidade espanhola, para garantir que do lado de lá não há concorrência à altura, a não ser, claro, já em Vigo (Puxeiros). De resto, compreende que os valencianos tenham um sentimento diferente, dado que, assegura, não têm as condições de Monção, em termos de prestação de cuidados de saúde.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

VONTADE DIFÍCIL DE CONCRETIZAR

O ano de 2009 não começou da melhor maneira para o Desportivo de Monção e a vontade de chegar ao primeiro lugar está cada vez a tornar-se mais dificil,já são 4 os pontos que distanciam o clube de Monção do lider Valenciano e tendo no meio a equipa do Neves que ocupa a 2ª posição.
A derrota em Vila Franca do Lima por 2-0 frente á equipa local atirou o Desportivo para o terceiro lugar da tabela classificativa e a partir desse jogo os resultados têem sido todos eles á tangente á excepção do jogo da 1ª eliminatória da taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo que se pautou por um concludente 5-0 contra a fragil equipa do Fachense que milita na divisão inferior á do Desportivo de Monção. Na segunda eliminatória o clube monçanense recebe em casa a equipa do Lanheses na sexta-feira santa dia 10 de abril,diga-se que tambem esta equipa milita na mesma divisão que o Fachense,mas esta com mais qualidade.
Esperamos que os resultados tanto na taça como no campeonato sejam positivos,pois mesmo não subindo de divisão poderemos pelo menos orgulharmo-nos de um honroso 2º ou mesmo 3º lugar na tabela classificativa desta divisão de honra.
O Raianos lá vai lutando para fugir ao ultimo lugar da tabela classificativa que agora ocupa,mas apenas a um ponto do Artur Rêgo,equipa que nesta época está muito mau desportivamente em relação á ultima época de 2007/08 que lutou pelos primeiros 4 lugares da mesma tabela.
A sorte do Raianos tambem não o acompanhou no sorteio da taça da associação para a primeira eliminatória,pois,apesar de jogar em casa e se ter batido muito bem,o adversário foi o Valenciano que levou de vencida a equipa da casa e assim o Raianos ficou arredada desta taça de Viana do Castelo.
A equipa do Centro Social e Paroquial de Moreira tem feito um campeonato muito mais equilibrado do que na época anterior,ocupando neste momento a 12ª posição com 18 pontos e com a possibilidade de chegar ainda mais acima na tabela classificativa,pois está a jogar muito bem.Na Taça da Associação o Moreira recebeu em casa a equipa do Távora que milita na divisão de Honra da Associação de Futebol de Viana do Castelo e venceu por 2-o num grande jogo que leva a equipa monçanense para a 2ª eliminatoria da mesma taça,mas desta feita o adversário é mais perigoso e alem de ser um dos candidatos á subida de divisão é uma equipa que está sediada no concelho vizinho de Melgaço,claro que já entenderam que me refiro ao S.C. Melgacense,mas com isto não quero dizer que não é possivèl o Moreira ultrassar este adversário,mas tenha-se em conta de que o jogo é disputado em Melgaço e num relvado ou num sintético coisa que o Moreira não está habituado mas que convem que se habitue pois já foi aprovado pela Câmara Municipal de Monção a colocação de um sintético no campo da Tomada em Moreira o que nos agrada imenso.
Para a proxima cronica vou falar-vos sobre modalidades amadoras, concretamente de basquetebol, futsal, andebol e natação.

FRANCISCO FERREIRA

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

DESTAQUES FEVEREIRO

Dia 13 21h30 - Noites no Paço do Alvarinho

DECLAMAÇÃO DE POESIA

Armanda Bandeira, do Grupo de Teatro dos Milagres 
Antecipa-se o dia dos namorados com uma noite dedicada à poesia de amor. Armanda Bandeira declamará poemas da sua autoria e de escritores e poetas portugueses que fizeram da afectividade, da paixão e do amor os temas centrais das suas obras literárias...

Dias 13, 14 e 15 21h00 - Salão Paroquial de Monção

JORNADAS TEOTONIANAS 2009
"
A família um valor. Como preservá-lo hoje?"
As jornadas teotonianas deste ano debatem o valor da família na sociedade actual. Ao longo dos três dias, estão previstas conferências com especialistas sobre a temática. À semelhança dos anos anteriores, terão lugar os habituais momentos musicais protagonizados por grupos corais.

Dia 21 17h00 - Auditório da Casa do Curro

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

"Monção, Vila Termal, Berço do Alvarinho"
Texto: José Cruz Fotografia: André Pregitzer
Publicação aborda a história do município, o património natural e construído do concelho, as tradições das nossas aldeias, e a Festa do Corpo de Deus. Destaque ainda para o papel do termalismo e do vinho Alvarinho no desenvolvimento social, turístico e económico da região.

Dia 22 - Praça Deu-la-Deu Martins


XXXII RALLY À LAMPREIA
Meia centena de participantes de Portugal e Espanha animam o centro histórico da vila com duas provas complementares, uma de manhã (11h00) e outra à tarde (16h00). A perícia automóvel lado a lado com a gastronomia tradicional, numa jornada festiva onde a lampreia do rio Minho, acompanhada pelos melhores vinhos da região, preenche os cardápios dos restaurantes locais.

Dia 23 21h30 - Centro Histórico

NOITE DE CARNAVAL

Grupos de mascarados, vindos de diferentes freguesias do concelho, juntam-se no centro histórico da vila para uma noite que promete ser entretida e divertida. A Praça Deu-la-Deu Martins estará decorada com motivos alusivos à quadra carnavalesca e os bombos e zabumbas vão fazer-se ouvir, chamando o público e animando concentrações e desfiles de mascarados.