quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CAMADAS JOVENS

Como tinha prometido na crónica anterior, hoje vou dar destaque ás camadas jovens das equipas do Desportivo de Monção e do Centro Social e Paroquial de Moreira.
No que diz respeito ao Desportivo de Monção, que nesta época apostou em todos os escalões, a carreira desportiva, em termos de competição, é diversa. Em Escolas (nascidos em 1999) ocupam o 2º lugar da tabela apenas a um ponto do 1º classificado que é a Academia de Ponte de Lima,i sto á 8ª jornada. Em Infantis está classificado, à 7ª jornada, na 4ª posição, com um jogo a menos, a quatro pntos do primeiro, que tem um jogo a mais, o Limianos A. Em Iniciados, a coisa não está assim tão boa, o Desportivo está na penultima posição com apenas um ponto á 9ª jornada. O mesmo se passa no escalão de juvenis em relação ao lugar ocupado na tabela classificativa, ou seja, penúltimo, só que aqui os pontos são 3. Finalmente, no maior escalão de formção, os Juniores estão em 4º lugar, a uma distância de 6 pontos do primeiro, o Barroselas.
Passando agora para as equipas de formação do Moreira e começando pelas Escolas, estas estão em penultimo lugar e, assim como o ultimo, não tem para já, á 8ª jornada, qualquer ponto. Coisa completamente contrária se passa com os Infantis que, á jornada 8, são os lideres da classificação com 24 pontos, isolados, já que o 2º é o Barroselas e tem 22 pontos. No escalão de Iniciados, a equipa de Moreira está a meio da tabela, com 15 pontos e apenas a 4 do primeiro, o Limianos. O mesmo se passa nos Juvenis, isto no que diz respeito á posição na tabela classificativa já que nos pontos, em relação ao 1º, é de 12 pontos. Já os juniores do Centro Social e Paroquial de Moreira estão na ultima posição, á jornada 8, com apenas 1 ponto.
Fica, pois, aqui a informação sobre o Futebol jovem das equipas do concelho que estão em competição.
Com votos de um Feliz Natal e Prospero Ano Novo, e com a promessa de voltar a dar mais informações desportivas para este blog no ano de 2010, saúdo todos aqueles que visitam este meio de Comunicação, assim como os que nele trabalham. Em especial o meu grande amigo Manuel Sotomaior, a quem peço que nunca desista deste meio de levar bem longe a informação sobre o que se passa na nossa terra.

FRANCISCO FERREIRA

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

SEM RECEBER DESDE SETEMBRO

A complexidade da burocracia é a singela explicação encontrada para o facto de muito do pessoal que trabalha em escolas do concelho, sobretudo na área de Vigilância e em Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), não receberem os seus magros ordenados desde Setembro.
Com receios, fundados ou infundados, e sob a capa do anonimato denunciaram a situação que, segundo a explicação oficial, tem a ver com o facto de, há um ano, a tutela das vigilantes ter passado do Ministério da Educação para a Câmara Municipal. Já no caso dos professores da AEC, será uma mudança de orientação que determinou um concurso público e consequentes atrasos.
Todas estas explicações “tecnocráticas” não satisfazem quem já vive em dificuldades com a remuneração que aufere, quanto mais sem esta!... Resta “fazer figas” para que se cumpra a nova promessa de que, até ao Natal, tudo estará regularizado. Pelo menos que, a não serem convidadas para nenhuma, possam as próprias confeccionar algo a que possam chamar Ceia de Natal!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DESTAQUES DEZEMBRO

De 2 a 13 - Casa Museu de Monção/UM
EXPOSIÇÃO DE NATAL DOS UTENTES DA APPACDM
Os artigos em exposição podem ser utilizados como elementos decorativos (mesa ou parede) ou para oferecer a um amigo ou familiar nesta quadra natalícia. O preço é acessível a qualquer bolsa. O gesto revela humanidade e solidariedade em relação aos cidadãos com deficiência.

Dia 11 22h00 - Paço do Alvarinho
"SACRUM PRESEPIUM" VOX ANGELIS

Vox Angelis é um projecto de divulgação de música clássica constituído por músicos profissionais e com formação superior que interpretam composições que vão desde o século XV até ao século XX. Neste concerto, serão interpretados temas relacionados com o período natalício. Reconhecido em todo o país, o grupo já actuou em festivais e ciclos de concertos em vários países da Europa.

Dias 16 e 17 - Praça Deu-la-Deu
ÁRVORE DE NATAL SOLIDÁRIA
As crianças e jovens que estão a ser acompanhadas pela equipa do Rendimento Social de Inserção (RSI) do CENSO enfeitaram uma árvore de Natal e deixaram uma estrela com a sua identificação (sexo e idade). Nos dias 16 e 17, a população local será convidada a participar nesta iniciativa, escolhendo uma das estrelas, que corresponderá a uma criança ou jovem, para oferecer o seu presente.

Dia 20 15h00 - Salão Paroquial de Monção
CONCERTO DE NATAL PELA BANDA MUSICAL DE MONÇÃO
À semelhança dos últimos anos, a Banda Musical de Monção volta a presentear a população monçanense com um espectáculo de grande qualidade que tem motivado os mais variados elogios. Como sempre, o repertório musical será diversificado, preenchido com novas composições e envolvido no espírito natalício.