sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PODER DE COMPRA RONDA OS 61 POR CENTO

O poder de compra dos monçanenses anda perto dos 61 da média nacional, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
O indicador do poder de compra, ou Sales Index, resulta da combinação de dois índices: o de rendimento e o da população, assumindo o valor 100 para o total dos 308 concelhos portugueses.
Monção, que ocupa o 5º lugar no conjunto dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, apresenta um indicador per capita de 60, 89, representando 0, 113 em termos de percentagem de poder de compra no conjunto nacional.
Per capita, à frente de Monção, estão Viana do Castelo (88, 35), Vila Nova de Cerveira (77, 76), Caminha (77, 41) e Valença (76, 16). Depois do nosso concelho, situam-se Ponte de Lima (58, 48), Melgaço (55, 25), Paredes de Coura (54, 92), Arcos de Valdevez (52, 41) e, por último, Ponte da Barca (50, 95).
Em termos da percentagem de poder de compra no conjunto nacional, pior que Monção estão Caminha (0, 122), Arcos de Valdevez (0, 121), Valença (0, 103), Vila Nova de Cerveira (0, 064)), Ponte da Barca (0, 063), Melgaço (0, 049) e Paredes de Coura (0, 048). Os dois concelhos mais populosos do distrito são os que apresentam melhores contributos: Viana do Castelo (0, 760) e Ponte de Lima (0, 246).
A média do Alto Minho, em termos do poder de compra, é de 71, 21, representando 1, 688 no todo nacional.
Só 39 municípios superam o poder de compra médio nacional. Lisboa é o mais rico, com 235, 74 em termos de média do poder de compra e um contributo de 11, 095 para o produto nacional.
Lembremos, porém, que Portugal, em termos de União Europeia (27 países), ocupa, segundo as mais recentes estimativas, a 19ª posição, com uma média de 76, 2 por cento, no que respeita ao poder de compra.

domingo, 17 de janeiro de 2010

HOTEL DAS TERMAS INSOLVENTE

O Hotel Termas de Monção foi declarado insolvente e um administrador, nomeado pelo Fundo de Turismo, assume amanhã a sua gestão. Algo que não era de todo esperado, até face aos números de ocupação que têm sido divulgados relativos àquela que é a única unidade hoteleira de quatro estrelas existente no concelho.
O facto é que 2009 gerou um défice de 3 milhões de euros e, daí, o hotel voltar a viver dias conturbados. O mesmo se tinha verificado aquando no processo da sua construção, cujos primeiros passos foram dados no ”consulado” de Joaquim Magalhães, nos anos 80, e que só terminou em 2004, já no do actual presidente José Emílio.
Além dos 22 postos de trabalho que, deste modo, estão em risco, a preocupação também existe face à importância que a unidade tinha como “par” da estância termal de Monção, que em 2009 recomeçou a funcionar em pleno.
O Hotel Termas de Monção tem seis dezenas de quartos, equipados com ar condicionado, telefone directo, tv, secador de cabelo e cofre. O complexo possui, ainda, piscina, restaurante, bar e salas de reuniões.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

FUTEBOL SÉNIOR

As equipas séniores de futebol do concelho de Monção acabaram o ano de 2009 muito mau classificadas. O Desportivo de Monção talvez seja a única em que tal afirmação não tenha total cabimento,pois ocupa a 7ª posição na Divisão de Honra,ou seja, está precisamente a meio da tabela com 19 pontos e a 15 do líder, Melgacense. Mas não abona nada em favor da equipa mais representativa do concelho monçanense.
O Raianos, que milita na mesma divisão, está na última posição, com apenas 5 pontos e não se vê jeito de a equipa sedeada em Messegães sair daquela posição,depreendendo-se, por isso, a descida à 1ª divisão na próxima época.
O Moreira, que milita na 1ª divisão, está de mãos dadas com a equipa do Torre no último lugar, ambas com 11 pontos.Ora, depois de se verificar esta situação dá vontade de dizer : " maldito ano de 2009 ".....Esperemos que 2010 nos traga melhores resultados.
De louvar, por outro lado, a equipa da Associação de Jovens de Longos Vales, que está época se iniciou no campeonato do Inatel,junto com a equipa do Estrelas de Monção,esta já há algumas épocas a competir neste campeonato. Este arrancou no passado dia 10 e, apesar da derrota a equipa de Longos Vales, sente-se com garras para levar a bom porto a sua presença no Inatel. O Estrela de Monção arrancou com uma vitória!
Na modalidade de basquetebol, a equipa do Monção Basquete, no escalão de Juniores, está no play-off 1/2 finais do campeonato distrital e foi apurado para a fase seguinte.
Em futsal, o Desportivo de Monção ocupa a 8ª posição, com 15 pontos, estando a meio da tabela classificativa, que é liderada pela equipa do Ambos os Rios, com 31 pontos.
Sendo assim, esperam-se melhores resultados para todos, neste ano de 2010!

FRANCISCO FERREIRA

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

DESTAQUES JANEIRO

Dia 6 10h00 - Centro Histórico
CANTATA DOS REIS - CRIANÇAS DA SANTA CASA

As crianças da Santa Casa da Misericórdia de Monção, acompanhadas pelas educadoras de infância e auxiliares, celebram a chegada dos Reis Magos com uma cantata. Vão fazer-se ouvir nas ruas do centro histórico com paragem no edifício da Câmara Municipal e no Lar de Idosos Dona Teresa Salgueiro.

Dia 8 22h00 - Biblioteca Municipal
A ÚLTIMA HORA

Spike Lee, EUA, 2002, 130 minutos
Dentro de 24 horas, Monty Brogan irá para a prisão. Outrora “rei” em Manhattan, Monty começa a despedir-se de uma vida que lhe abria as portas dos clubes mais exclusivos de Nova Iorque mas que o afastava das pessoas mais próximas. No seu último dia de liberdade, Monty tenta entrar em contacto com o seu pai e reúne-se com dois velhos amigos, Jacob e Slaughtery.

Dia 15 22h00 - Paço do Alvarinho
GISELLE MENDES QUINTETO

Com mais de nove anos de experiência, o grupo tem como director musical José Rodrigues (pianista dos Per7ume), sendo constituído por músicos profissionais com formação superior clássica e em jazz. Projecto musical desenvolvido para actuações em ambientes sóbrios e elegantes que proporciona um repertório diversificado capaz de cativar os mais variados públicos.

Dia 22 22h00 - Biblioteca Municipal
HOTEL RUANDA
Terry George, 2004, 117 minutos
Estamos em 1994. Ruanda é palco de uma das maiores atrocidades da história da humanidade onde, em apenas 100 dias, quase um milhão de tutsis são brutalmente assassinados por milícias de etnia hutu. Neste cenário, um homem promete proteger a família que ama, acabando por encontrar coragem para salvar mais de um milhar de refugiados.