quarta-feira, 17 de março de 2010

CRÓNICA DE TRÁS PARA A FRENTE

Hoje vou começar, ao contrário do habitual, ou seja, pelo Campeonato do INATEL até á Divisão de Honra de Viana do Castelo.
No INATEL, quanto às duas equipas representativas do concelho monçanense, o Longos Vales, estreante este ano na competição, ocupa o 7º lugar da tabela com 12 pontos,enquanto o Estrelade Monção, já mais rodado nesta prova, está na 5ª posição, com 14 pontos, num total de oito equipas. Não estão a portar-se mal as turmas monçanenses!
Indo agora para o Campeonato Distrital da 1ª divisão, tenho que dizer-vos que, finalmente, no campo da Tomada, em Moreira, já se vê o verde do sintético há já algum tempo desejado e que, por muitos motivos, só viu agora avançaram as obras. Talvez, com um pouco de sorte, ainda na derradeira jornada desta época 2009/2010 seja inaugurado o dito piso.... Senão,certamente ainda no decorrer do ano civil de 2010 será inauguração, com pompa e circunstância, coisa que a gente de Moreira, e não só, merecem. Quanto ao desenrolar do campeonato a nivel desportivo o Moreira está em penultimo lugar com 16 pontos,espera-se que quando tiver as instalações novas,a luta seja para ocupar um lugar mais destacado.
Na Divisão de Honra, a equipa do Raianos, esta época, não tem sido feliz e, por isso mesmo, ocupa a última posição na tabela classificativa fazendo com que, provavelmente, na próxima época de 2010/2011 vá disputar a 1ª Distrital, mas "até ao lavar dos cestos ainda é vindima", como diz o velho ditado. Esperemos, para confirmar numa próxima crónica, se vai ou não descer a equipa sediada em Messegães, a União Desportiva Os Raianos.
Finalmente, o clube mais representativo do concelho, o Desportivo de Monção, que nesta época está, praticamente, a atingir os objectivos que se lhe apresentaram no início, ou seja, os quatro primeiros lugares, ocupando, neste momento, a 5ª posição com 34 pontos, apenas a três do Courense que é 3º e tem 37 pontos. Ainda há 18 pontos em jogo até final do Campeonato e, por isso mesmo, espera-se os melhores resultados para o Desportivo de Monção. Em dúvida está, também, quem irá subir ao Nacional da 3ª!!! Melgacense ou Neves??? Numa próxima crónica, quase de certeza, que vamos poder anunciar quem realmente subirá.

FRANCISCO FERREIRA

quinta-feira, 4 de março de 2010

LAMPREIA E TRADIÇÃO

Apesar do tempo menos favorável, foram muitos os que, no último domingo, afluíram a Monção, a fim de assistir à 33ª edição do Rally à Lampreia, uma prova de perícia automóvel no centro da vila, bastante perigosa e provocadora de bastante adrenalina.
Paralelamente foi servido, em cerca de três dezenas de unidades de restauração, o famoso ciclóstomo, com os comensais a saborearam os “torinhos” e o arroz, acompanhados, em muitos casos, por esse divino néctar que é o Alvarinho.
Participámos no almoço oficial, que decorreu no Restaurante Monte do Crasto, e em que pilotos (que não são, propriamente, abstémios!) também marcaram presença. Foram 36 e não a meia centena que se tinham inscrito. O mau tempo “afastou” os oriundos de paragens mais longínquas...
O público, porém, não faltou e resistiu mesmo à chuva matutina, já que, de tarde, o tempo “abriu” um pouco. Tudo correu bem, para alívio de muita gente, nomeadamente da autarquia municipal que está envolvida na organização.
Todavia, em conversa com pilotos, há quem defenda que a primeira parte da prova deveria passar a realizar-se ao sábado á noite e não ao domingo de manhã. Argumentam com a espectacularidade de uma prova à noite e no que isso representaria em termos de atracção de público.
A Câmara Municipal, nomeadamente o seu presidente, não se mostra, porém, muito entusiasmada. Fala na tradição da prova e nas alterações que isso implicaria. Deixa, porém, a porta ligeiramente aberta quando admite a disponibilidade para tal se existirem empresas, apoiantes do evento, que “entendam que essa é a melhor solução”.
Outra questão que se levanta tem a ver com a questão financeira. Segundo nos informam, é a Câmara Municipal que suporta todas as despesas, incluindo a do almoço oficial e da logística. A receita das inscrições (cada concorrente paga mais de 100 euros) vai direitinha para o Desportivo. Não percebemos a razão para tal de quem não faz nada pela prova! Melhor seria, então, para uma instituição de solidariedade social, como, por exemplo, a dos Bombeiros Voluntários.
LAMP

terça-feira, 2 de março de 2010

DESTAQUES MARÇO


LAMPREIA DO RIO MINHO
UM PRATO DE EXCELÊNCIA

Fins-de-Semana - Restaurantes Participantes
Participação de 17 restaurantes do concelho que apresentam a Lampreia do Rio Minho de diferentes formas com recurso a segredos passados de geração em geração. O município complementa com a realização de um programa turístico apelativo e destinado a todos os públicos.

SERVIÇO EDUCATIVO
De 2 a 19
“Pedacinhos de Sonho”
Arquivo Municipal
Visita/jogo que pretende dar a conhecer o Arquivo Municipal de uma forma simples e dinâmica em que os participantes, estimulados pelos cinco sentidos,
partem à descoberta de um novo espaço. Para as crianças dos jardins-de-infância do concelho de Monção.

TRADIÇÃO
Dia 5, 19h00
“Serão de Aldeia”
Junta de Freguesia de Barroças e Taias
Durante muitos anos, a gente da aldeia reunia-se em recantos das cortes. Davam forma aos fios de linho, teciam meias, debulhavam espigas e, claro está, trocavam comentários sobre os temas locais. Esta vivência vai ser agora revivida com a realização de um serão da aldeia, onde serão repostos saberes, usos e costumes de outros tempos
Organização: Associação Gestos e Encontros
Apoios: Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Barroças e Taias

CINEMA
Dia 5, 22h00
“Uma Segunda Juventude”
Francis Ford Coppola
EUA/Alemanha/Itália/França/Roménia, 2007, 120 minutos
Entrada gratuita
Dominic Matei (Tim Roth) é um professor de linguística com 70 anos. Fulminado por um relâmpago, sobrevive miraculosamente. No hospital, enquanto recupera, os médicos assistem com incredibilidade ao seu rejuvenescimento físico, o qual é acompanhado por um desenvolvimento intelectual inexplicável que chama a atenção de cientistas nazis, obrigando o professor a exilar-se.
Em fuga, Dominic reencontra Laura – o amor da sua vida – e luta para terminar a sua tese sobre as origens da linguagem humana. Mas quando a sua pesquisa põe em perigo Laura, Dominic é forçado a fazer uma escolha entre o trabalho e o seu grande amor.
Organização: Cine Clube de Monção
Apoio: Câmara Municipal de Monção

TEATRO “HOMENS PERFEITOS”
COMÉDIAS DO MINHO

De 17 a 21 - Freguesias do Concelho
“Homens Perfeitos” é uma peça de teatro encenada por Raquel Silva, a partir das farsas em um acto de Anton Tchékhov. Encenação que “fala” de gente para quem a aparência é fundamental, à volta com situações que podem ser mal interpretadas. Gente como nós que, por entre os próprios defeitos, tenta ser feliz.


NOITES NO PAÇO
SERÃO DE POESIA

Dia 26 22h00 - Paço do Alvarinho
Noite dedicada às palavras com sentido feitas de sentimentos, emoções e cumplicidades. Vozes de Armanda Bandeira, Armando Moreira, Cândida Martins, Cláudia Pires, Fernando Afonso e Valeriano Varela. Música de Rui Afonso e Iakov Arutyunyan. A poesia tem tudo a ver com tudo. Para senti-la, basta dar um pequeno “paço”.