quinta-feira, 15 de abril de 2010

CADERNOS DE UM BARBEIRO COLIGIDOS POR HISTORIADOR

Está marcado para as 17h00 do próximo dia 24, no Arquivo Municipal de Monção, o lançamento da mais recente obra de investigação do historiador Ernesto Português, a sexta sobre o concelho de Monção. Embora radicado, há muitos anos, em Braga, este continua a dedicar-se à sua terra, às suas gentes, ao seu património e à sua história, investigando e divulgando-a nas mais diversas paragens. Quer publicando livros, escrevendo nos jornais e dando conferências... ainda estes dias soubemos que se prepara para o fazer, dentro de semanas, durante uma palestra na ilha da Madeira.
“Cadernos de contas de um barbeiro/Memórias de Monção” acaba por ser uma obra, com mais de 260 páginas, sobre a nossa memória colectiva. Nela, como escreve o professor catedrático Justino Magalhães, no prefácio, Ernesto Português “procura inventariar o que de mais significativo se lhe afigura nos cadernos de António Sá Vieira e de Clemente Vieira (...) teve o (bom) senso de perspectivar a sua observação e a sua análise a partir da História Local. Assim, foi-lhe possível registar planos de observação, acontecimentos, olhares críticos e multifocados”.
O catedrático da Universidade de Lisboa sublinha que Ernesto Português, percebendo “as virtudes e as potencialidades desta fonte, emprestou-lhes o apurado labor técnico de um historiador experimentado (...); colectou rigorosamente as fontes, leu-as, catalogou-as, sistematizou-as na sua internalidade (temáticas, categorias, conceitos); confrontou-as, no quadro da História Local, com outras fontes oficiais e não oficiais”.
Uma sessão de lançamento de um livro (que não é, apenas, mais um livro!...) cuja apresentação estará a cargo de Henrique Rodrigues, professor na Escola Superior de Educação de Viana e na Universidade Portucalense, e que será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Monção, entidade que o edita.

terça-feira, 13 de abril de 2010

NA RECTA FINAL DO CAMPEONATO

Estamos na recta final do Campeonato Distrital da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O último jogo será a 9 de Maio, pelo que falta menos de um mês. Resta a final da taça da Ass. de Fut. de Viana, a 30 de Maio. Quanto ao que diz respeito á 1ª divisão, porque tem mais participantes, termina a 23 de Maio.
Na Divisão de Honra,a o Desportivo de Monção resta-lhe luta, nestas três jornadas que faltam, conseguir a melhor posição que só poderá se o terceiro lugar, já que o primeiro e o segundo estão impossiveis de alcançar. Vão ser disputados, até quase ao final, entre Melgacense e Neves, separados apenas por 2 pontos. Vamos, por isso, ter uma luta renhidas entre estas equipas para se saber quem vai subir ao Nacional da 3ª Divisão. Também, neste campeonato, temos a equipa do Raianos, que, infelizmente, não vai conseguir a manutenção nesta, pois, neste momento, já, matematicamente, isso não é possível. No próximo ano desportivo, irá disputar a 1ª divisão, juntamente com o Moreira.
A este último, que milita na 1ª divisão, resta-lhe tentar fugir do último lugar que, neste momento, é ocupado pelo Torre, com a distância pontual de menos seis pontos. Deste modo, a equipa do Moreira não se sente menosprezada por ocupar uma posição tão má como é, para todos, estar na última posição. O Campo da Tomada está já com o tapete sintético, pelo que resta, apenas, concluir as obras dos novos balneários, para, depois, a equipa do Moreira deixar de "andar com a casa ás costas" e poder jogar, finalmente, no seu "estádio".
Na próxima crónica, falar-vos-ei das camadas jovens do Desportivo de Monção e do C.S.P. de Moreira.

FRANCISCO FERREIRA

quinta-feira, 1 de abril de 2010

DESTAQUES ABRIL

Dia 9 22h00 - Biblioteca Municipal de Monção
CINEMA: “WEST SIDE STORY”
Robert Wise & Jerome Robbins
Vencedor de 10 prémios da Academia, incluindo melhor filme, este musical electrizante revela-se apaixonante, exuberante e inesquecível, assumindo-se como uma soberba fusão de realismo e fantasia e um regalo eterno para os olhos, para os ouvidos e para o coração.

Dia 11 15h00 - Salão Paroquial de Monção
CONCERTO DE PÁSCOA
BANDA MUSICAL DE MONÇÃO
As actuações da Banda Musical de Monção são dos momentos musicais que maior número de pessoas reúne. Neste concerto, que engloba composições alusivas à época, os monçanenses e visitantes têm uma nova oportunidade para presenciar um espectáculo musical de grande qualidade.

Dia 16 22h00 - Paço do Alvarinho
NOITES NO PAÇO
Stand-up Comedy com Hugo Sousa
Hugo Sousa começou com o programa “Levanta-te e Ri”, da SIC, envolvendo-se, a partir daí, em vários projectos na área da comédia. Participou em programas de televisão, rádio, anúncios publicitários e escreveu textos humorísticos para outros comediantes.

Dia 23 22h00 - Biblioteca Municipal de Monção
CINEMA: “PADRINHOS E FILHOS
Marc Levin
Num animado filme, a lenda do Hip-Hop Chuck D (Public Enemy) e Marshal Chess (filho de Leonard Chess e herdeiro da Chess Records) voltam a Chicago para explorar o apogeu dos Chicago Blues, tentando criar uma produção musical que reúna os veteranos dos Blues com os músicos actuais do Hip-Hop.

Dias 23, 24 e 25 - PRAÇA DEULADEU
FESTIM QUINHENTISTA