segunda-feira, 7 de junho de 2010

"FODA DE MONÇÃO" QUALIFICADA

O Cabrito à Moda de Monção ("Foda de Monção"), prato quase obrigatório nos cardápios gastronómicos, é alvo de projecto de investigação da Escola Superior Agrária (ESA - Politécnico de Viana do Castelo), em estreita articulação com a Câmara Municipal de Monção, para certificação, com vista à sua preservação como “Especialidade Tradicional Garantida”. Especial pela confecção, pelo sabor e, também, invulgar pelo nome pelo qual é vulgarmente conhecido!
A preservação e a promoção desta iguaria passam pelo desenvolvimento de um projecto recentemente aprovado, cujo objectivo principal é elaborar a proposta de Qualificação do Cabrito à Moda de Monção como Especialidade Tradicional Garantida (ETG).
Em Janeiro último, José Emílio Moreira, presidente da Câmara de Monção, em delcrações publicas, sublinhou que, em tempos de "comida de plástico", é importante preservar as velhas tradições e sabores da região, como este. Um prato que requer tempo, não só em termos de preparação mas também de confecção e da própria degustação. É um esforço de certificação que queremos fazer e envolver os nossas restaurantes para todos, em conjunto, tratar bem a 'Foda à moda de Monção'. Para que quem o come não se sinta defraudado e volte cá", apontou.
“A qualificação do cabrito à moda de Monção compreende a sua caracterização quer nos componentes sensoriais (Aspecto, Aroma, Sabor e Textura) quer nos físico-químicos, bem como o enquadramento histórico-cultural que diferenciam esta iguaria gastronómica” explica Ana Vale, subdirectora da ESA-IPVC e também responsável por este projecto de investigação.
I.

terça-feira, 1 de junho de 2010

FESTA DA COCA E CORPO DE DEUS


Na próxima quinta-feira, dia 3, inicia-se em Monção a tradicional Festa da Coca e do Corpo de Deus, que se prolonga até domingo.
A festa (a foto documenta a sua apresentação em Viana do Castelo, pelo vereador Augusto Domingues) tem amanhã o ponto alto na Procissão Solene do Corpo de Deus, seguida do costumeiro combate entre a Coca – animal formado de madeira, que é movimentado por homens a partir do seu interior – e São Jorge representado por um cavaleiro. A batalha termina, normalmente, quando o cavaleiro “corta” as orelhas à Coca, simbolizando um ano bom.
Este ano, o programa é enriquecido com o cortejo etnográfico das freguesias (dia 3, com 24 das 33 freguesias do concelho), o XXIV Encontro Internacional de Corais da Ribeira do Baixo Minho (dia 4), no amuralhado dos Capuchos, e o VII Festival Ibérico de Bandas Filarmónicas, na Praça Deu-la-Deu (dia 6).
O programa compreende ainda diversas iniciativas desportivas (Grande Prémio da Coca, Passeio de BTT “Rota da Coca VI”, e o II Grande Prémio da Coca em Carrinhos de Rolamentos, em Lordelo), ateliês dedicados às crianças e espectáculos musicais.
Já a Feira do Alvarinho decorre de 2 a 4 de Julho, no Largo da Estação, com produtores de Monção e Melgaço.

DESTAQUES JUNHO

Dias 3 a 6 - CORPO DE DEUS/FESTA DA COCA
Dia 4 21h00 - Capuchos/XXIV ENCONTRO INTERNACIONALDE CORAIS DA RIBEIRA DO BAIXO MINHO
Monção recebe mais uma edição do encontro de coros que decorre, em datas diferentes, no Vale do Minho Português e no Baixo Minho Galego. Pelo cenário amuralhado dos Capuchos, passarão 9 agrupamentos polifónicos, 5 portugueses e 4 galegos. Participação especial da Banda Musical de Monção.
Dia 6 15h00 - Praça Deu-la-Deu/VII FESTIVAL IBÉRICO DE BANDAS FILARMÓNICAS
A “sala de visitas” de Monção é palco de um acontecimento cultural relevante com a presença de grandes bandas de Portugal e de Espanha. Um dos momentos altos será a interpretação conjunta da Marcha em Homenagem a Miguel de Oliveira e o Hino de Monção.

Dias 19 e 20 - Segude/XX FEIRA AGRÍCOLA DO VALE DO MOURO
Expositores de artesanato, produtos regionais e comerciais e tasquinhas com ementas típicas e vinhos da região. Feira de gado com prémios para os melhores exemplares. Provas de galope e provas de passo travado. Actuação de ranchos folclóricos e espectáculo musical nocturno.

FOLCLORE
Dia 6 15h00 - Recinto das Festas
VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE MAZEDO
Dia 13 15h00 - Terreiro de Santa Luzia
VI FESTIVAL INTERNACIONAL FOLCLÓRICO
DE SANTA MARIA DE MOREIRA
Dia 16 21h00 - Largo da Senhora da Ajuda
II FESTIVAL DE FOLCLORE
DE S. MAMEDE DE TROVISCOSO