segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

MERUFE VAI TER JUNTA

Márcio Alves, agente funerário de 31 anos, ganhou ontem as eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Merufe, com 511 votos, contra os 485 conseguidos pela lista opositora, liderada por Hélder Dias, estudante de 28 anos.
Com este resultado, a presidência da Junta de Merufe continua nas mãos da mesma família, já que Márcio Alves é filho de Armando Alves, que tinha ganho, em listas do CDS, todas as eleições na freguesia realizadas no pós-25 Abril de 74.
Márcio Alves candidatou-se como independente e já tinha ganho o acto eleitoral em Outubro de 2009, mas viu-se, então, impossibilitado de formar um executivo de Junta por não ter a maioria absoluta e não ter chegado a acordo com a oposição.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ANO NOVO VIDA NOVA

Costuma o povo dizer "Ano Novo,Vida Nova". Realmente acaba por acontecer em muitas situações, apesar de, para uns, o que vem de novo ser pior do que o que estava antes. Não é o caso do desporto a nível deste lindo concelho à beira Minho plantado!

Começo por vos dizer que o Desportivo de Monção mudou de equipa técnica, com a saída de Vítor Alves, Fernando Guedes e José Manuel Vaz, este preparador físico. Com o novo ano, veio ocupar esse lugar Álvaro Faria, brasileiro de nacionalidade, mas já há muitos anos por terras do Alto Minho, não só na sua área profissional, mas também como treinador de vários clubes desta Associação de Viana do Castelo, tendo mesmo conseguido subir, da 1ª à Divisão de Honra, a equipa do Castelense.

Ainda com pouco tempo para conhecer o seu, agora, plantel, perdeu em Cerveira por 2-0, resultado injusto, pela maneira como a equipa se comportou. No entanto, só contam os golos quando a bola entra legalmente nas balizas. Enquanto que este jogo com o Cerveira era um embate contra o 1º classificado, já o seguinte foi contra o último, a equipa de Campos, acabando por o Desportivo gaanhar por 1 - 0.

Neste momento e já com a 2ª volta do Campeonato a decorrer, o Desportivo de Monção ocupa a 6ª posição, com 19 pontos, sendo o Cerveira o 1º classificado com 34, seguido do Ponte da Barca com 33 pontos. Isto que quer dizer que, até ao fina,l ainda muita coisa pode acontecer no topo da tabela para se saber quem, na próxima época, vai disputar o Nacional da 3ª Divisão.

Quanto ao Desportivo, basta que se mantenha com a senda positiva para que não desça de divisão, ao fim e ao cabo sempre foi o objectivo da direcção do clube para esta época.

O Raianos, depois de passar por algumas dificuldades, tendo mesmo ficado sem treinador (Avelino Chio), tendo pegado na equipa o Daniel Vaz, homem que defendeu muitos anos a baliza do Raianos e, agora, está a substituir um possível treinador prometido pela direcção. Já conseguiu um feito; fez com que a equipa sedeada em Messegães se apurasse para a fase seguinte, o apuramento e tentativa de subida à Divisão de Honra. Parabens à gente do Raianos!

Só ao Moreira é que as coisas não lhe estão a correr como o desejado; ocupa a última posição da tabela com, apenas, 6 pontos. Todavia, como neste escalao ninguém desce e, agora, tem um sintético novo e umas instalações, também, novas, espera-se que, para o ano, as coisas corram de forma mais agradável. A gente do Centro Social e Paroquial de Moreira muito tem trabalhado em prol da cultura da freguesia!

FRANCISCO FERREIRA

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DESTAQUES JANEIRO

Dia 8, 14h30/Biblioteca Municipal - PÉ DE VENTO - COMÉDIAS DO MINHO - Um espectáculo que parte da poesia ou que a ela chega através do movimento do corpo, da voz, da música….e do vento, elemento incontornável da paisagem minhota. Uma intérprete de palavras e uma intérprete de sons criam imagens e sensações para plateias de pequenos espectadores.

Dia 14, 22h00 | Paço do Alvarinho - GRUPO "JOGO DE DAMAS" - Bárbara Francke, Sameiro Sequeira, Fátima Serro e Rita Marques. Quatro vozes a capella cruzadas num repertório internacional, por dentro e por fora, acompanhadas ao piano, contrabaixo e bateria em algumas paragens deste universo novo.

Dia 29, 14h30 | Biblioteca Municipal - “CLEPSIDRA” /COMÉDIAS DO MINHO - Espectáculo de teatro construído a partir de uma ou mais histórias relacionadas com a temática da água. Histórias de pessoas, de lugares e de acontecimentos à margem de problemáticas colocadas pela gestão, distribuição e consumo da água.

Dia 29 – VAMOS CANTAR AS JANEIRAS. ENCONTRO DE REIS na Casa do Povo de Barbeita, com a participação de 13 colectividades do concelho.

Dias 29 e 30 - MONÇÃO NOIVOS 2011 - QUARTEL DOS BOMBEIROS - Está a pensar dar o nó? Então, faça uma vista ao certame. Além de desfiles de noivos com as ultimas tendências da moda, pode inteirar-se de todos os pormenores e sugestões referentes a um casamento de sonho. Onde juntar os convidados? O que oferecer? E a lua-de-mel, qual o melhor destino? Todas as respostas no Monção Noivos 2011.