terça-feira, 28 de junho de 2011

FEIRA DO ALVARINHO DURANTE TRÊS DIAS

No certame, que decorre nos dias 1, 2 e 3 de Julho, no largo da antiga estação da CP, marca presença cerca de uma centena de expositores. Na componente musical, haverá bombos, concertinas, folclore e charangas galegas. Em termos mediáticos, que não de qualidade, destaca-se a atuação de Tony Carreira, no Campo do Souto com entrada livre, e o conhecido animador e DJ Fernando Alvim, no recinto da feira. Inauguração marcada para as 11h00, no auditório da feira.

Nesta edição, mantém-se o figurino de outros anos. Área coberta com produtores de vinho Alvarinho (18) tasquinhas com gastronomia tradicional (9), fumeiros (6), doçaria tradicional (2) e restaurantes (6). Área descoberta com expositores de artesanato, instituições, associações e patrocinadores oficiais (48).

No primeiro dia, após a cerimónia de inauguração, marcada para as 11h00, no auditório da feira, decorre o desfile da Real Confraria do Vinho Alvarinho. A tarde inicia-se, pelas 14h00, com a abertura dos ateliês ao vivo do Centro de Actividades Ocupacionais da APPACDM, delegação de Monção.

Continua com uma rusga dos Amigos de Merufe (19h00), actuação do Grupo de Concertinas “Os Magníficos” (20h30), Grupo de Gaitas e Cantares da Portela (21h30) e concerto de Tony Carreira, no Campo do Souto, que tem inicio às 22h30 com entrada gratuita.

No dia seguinte, 2 de Julho, a feira abre às 10h00, decorrendo, pelas 15h00, no auditório da feira, uma prova de iniciação organoléptica de vinho Alvarinho, orientada por António Luís Cerdeira, enólogo da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

Pelas 17h00, tem lugar um showcooking de truta harmonizada com Alvarinho, a cargo dos alunos do curso de cozinha da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), pólo de Monção, seguindo animação com Peña Kalimotxo (19h00) Farra Fanfarra (21h00), Orquestra Norwest (22h30). A noite termina em cheio com o conhecido e animador DJ Fernando Alvim que actua a partir das 00h30.

O último dia, 3 de Julho, abre, pelas 10h30, com o V Encontro dos Combatentes do Ultramar do Concelho de Monção que engloba uma homenagem, junto ao memorial situado na Praça Deu-la-Deu, dos combatentes mortos na Guerra do Ultramar (1961 – 1974).

A tertúlia “Cordeiro à Moda de Monção – Confecção e valorização de um património gastronómico e cultural” tem início às 11h30, contando com as presenças de João Sousa, cozinheiro local conhecido como João dos “Matraquilhos”, Anselmo Mendes, enólogo, José Silva, gastrónomo, e Nuno Brito e Eduarda Oliveira, da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Ao inicio da tarde, 14h30, realiza-se a exposição do ciclo do linho, promovida pelo Centro Social e Paroquial de Moreira, decorrendo, pelas 16h00, desfile e festival de folclore com a presença dos agrupamentos locais. Antes do encerramento da feira, marcada para as 20h00, realiza-se a entrega de prémios “O melhor stand decorado”.


F.

domingo, 26 de junho de 2011

IMPASSE DIRETIVO

Á semelhança de ano passado o Desportivo de Monção continua a realizar assemmbleias atrás de assembleias para tentar arranjar direção para a proxima época de 2011/12. Já com os calendários dos jogos oficiais da Associação de Futebol de Viana do Castelo para a proxima época e que aponta a data de 11 de Setembto a 1ª eliminatória da Taça de honra,ou seja a primeira prova oficial de futebol da época 2011/12,o clube mais representativo do concelho de Monção ainda nesta data não tem direção.Mas o caso tem uma explixação é que o Presidente do direção que findou a época 2010/11,Manuel Duque,tinha mostrado vontade em continuar na liderança do clube,acontece,porem,que surge uma divida é Segurança Social de 128 mil euros,correspondente ao periodo de 2003 a 2007. Ora, a equipa que estava pronta para arrancar com a proxima época,a maior parte dos elementos recuou na posião de seguir com os destinos do clube,sendo assim,ficou apenas o Presidente e mais um ou dois elementos.Depois de se terem realizado três assembleias gerais,ficaram estas inconclusivas,esperando que no proximo dia 8 de Junlho,data que se realizará mais uma sessão,por fim apareça uma direção e ao mesmo tempo tambem a solução para se resolver o problema da divida á Segurança Social.Posto isto fica aqui,mais uma vez,a duvida se vai ou não aparecer direção para o clube Desporivo de Monção época 2011/12.
Cá estaremos para numa proxima cronica vos contar as novidades.
FRANCISCO FERREIRA

segunda-feira, 20 de junho de 2011

RITA GUERRA NA BREJOEIRA

Nuno Ramos Ourivesarias elege o Palácio da Brejoeira em Monção, para apresentação e exposição de jóias e relógios dia 22 de Junho pelas 21h00. A noite primará pelo requinte e glamour, complementada com um desfile de moda do estilista Rafael Freitas. A destacar o concerto de Rita Guerra e ainda a actuação do Dark Angel´s (Corvos). O evento contará ainda com várias figuras públicas.

H.S.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

DESTAQUES JUNHO

Dia 10, 21h30

Performance Multimédia

Muralhas


Em Monção, foram muitas as batalhas travadas. Nesses confrontos, muitos edifícios foram destruídos, tornando-se necessário restabelecer a segurança e proceder à restauração das muralhas. Este espectáculo, englobado nas comemorações dos 750 anos, sinaliza essas vivências com relevância histórica na vida do concelho.


Dia 11

VII Festival Internacional Folclórico de Santa Maria de Moreira

Moreira


Dias 11 e 12

XXI Feira Agrícola do Vale do Mouro

Segude


17

Música “Noiserv”

Paço do Alvarinho


19

XIX Festival Internacional de Folclore de Mazedo

Mazedo


22 a 26

Corpo de Deus

Festa da Coca

Monção volta a reviver o Corpo de Deus, festas concelhias, com a habitual eucaristia e procissão solene e o tradicional combate entre S. Jorge e a Coca, no Campo do Souto.

Este ano, o programa “abre” com um concerto da Associação Lá-Mi-Ré, na Praça Deu-la-Deu, englobando ainda desfile e concentração de grupos de bombos, no centro histórico, encontro de corais polifónicos, no Largo de Camões, e Festival Internacional de Bandas Filarmónicas, na Praça Deu-la-Deu.

As freguesias voltarão a surpreender no cortejo etnográfico, que percorrerá as principais artérias da vila, e a componente desportiva está assegurada com mais um Passeio de BTT “Rota da Coca” por lugares naturais e patrimoniais do nosso concelho


25

III Festival de Folclore de S. Mamede de Troviscoso

Troviscoso


“Junho Polifónico”

Largo de Camões


26

VIII Festival Ibérico de Bandas Filarmónicas

Praça Deu-la-Deu