quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

FUTSAL E BASQUETEBOL

Como tinha prometido hoje vou começar a falar-vos de FUTSAL!

Esta modalidade tem em Monção uma equipa que, apesar ser de formação, pois é de juniores ,leva o nome de Estrela de Monção a muito lado.

Temos é que tambem dizer que, na verdade, talvez por ser a primeira vez que está em competição oficial, não tem obtido bons resultados, pois, com sete jogos efetuados, tem apenas uma vitória e seis derrotas o que soma um total de 3 pontos, ocupando a ultima posição na tabela classificativa. Esperam-se melhores dias para esta equipa que é a única na modalidade de futsal que representa o concelho de Monção.

No que diz respeito a outra modalidade onde participam equipas de Monção, neste caso o BASQUETEBOL, esta está representada oficialmente pela equipa do Monção B.C., em vários escalões.

Comecemos por dizer que, no escalão de cadetes femininos, na fase regular, a equipa monçanense não conseguiu apurar-se para a fase final, terminou com sete pontos em 3º lugar, apurando-se a equipa da E.D.Viana e o B.C. Limiense, ambos com 11 pontos.

Os cadetes masculinos fizeram uma boa prestação, mas, mesmo assim, também não seguiram para a fase final, ficando em 4º lugar.

Em Iniciados, ficou o Monção B.C. em 3º, com 4 pontos, e, em minis, o lugar que ocupou no final da fase regular foi o último com sete pontos.

No escalão maior de entre os mais pequenos, ou seja, os juniores foi o que conseguiu passar a fase final em disputa com a equipa do C.B. Viana, mas a sorte não lhe sorriu acabando por vencer a equipa de Viana do Castelo.

Ainda em basquetebol, mas na competição chamada Taça do Minho, o Monção B.C. está representada no escalão de Iniciados Masculinos e, no único jogo disputado até ao momento, acabou por perder frente à equipa André Soares, mas isso não dá ainda para ver quem vai ganhar essa taça.

Na próxima crónica, vou falar-vos sobre futebol de formação.

FRANCISCO FERREIRA

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CRISE ANALISADA NAS JORNADAS TEOTONIANAS

O arciprestado de Monção, na diocese de Viana, associa-se às comemorações jubilares dos 850 anos da morte de São Teotónio com uma nova edição das Jornadas Tetonianas, este ano dedicadas à problemática da crise.

A iniciativa vai decorrer no salão paroquial 17 e 19 de fevereiro.

Na abertura destas jornadas culturais, o bispo auxiliar de Braga, D. Manuel Linda, vai abordar o tema ‘A crise financeira, crise de valores’.

Estas jornadas, com mais de duas décadas, nasceram pela mão do então reitor do Seminário Diocesano e atual bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, para homenagear São Teotónio (1082-1162), natural de Valença.

O palco do salão paroquial da vila de Monção recebe, no dia 18, às 21h30, festa litúrgica de São Teotónio, o grupo amador de teatro ‘Verde-Vejo’, da freguesia de Verdoejo, do concelho de Valença, para uma representação da vida do primeiro santo português.

A 23ª edição das Jornadas Teotonianas encerra-se com a intervenção de José Carlos Miranda, professor catedrático, que abordará ‘A memória de S. Teotónio e o futuro de valores’.

Os promotores sublinham que a iniciativa quer ser um contributo para tornar presente a memória de “tão ilustre figura da cultura do seu tempo” e, ao mesmo tempo, deixar o desafio do “retorno de valores” como um meio de superar a atual crise.

PG/OC