terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LUZIO É A FREGUESIA MAIS ENVELHECIDA

Luzio é a freguesia com maior índice de envelhecimento do país, na ordem dos 6.200.

Índice de envelhecimento é a relação existente entre o número de idosos e a população jovem. É habitualmente expresso em número de residentes com 65 ou mais anos por 100 residentes com menos de 15 anos.

Situado já num extremo do concelho de Monção, nos limites com o de Arcos de Valdevez, Luzio tem apenas 120 habitantes nos seus 6, 18 km2 de área, 50 homens e 70 mulheres, de acordo com os Censos 2011.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MONÇÃO PREPARA-SE PARA RALI À LAMPREIA


Dia 26 de fevereiro, domingo, na Praça Deu-la-Deu Martins, centro histórico da localidade. Participação de 20 restaurantes do concelho e meia centena de automobilistas na prova de perícia automóvel que, como é habitual, será presenciada por milhares de pessoas do Norte de Portugal e da Galiza.

O município de Monção distingue no dia 26 de Fevereiro, domingo, a Lampreia do Rio Minho - um dos pratos mais característicos da gastronomia local juntamente com o Cordeiro à Moda de Monção - com a realização do XXXV Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel na Praça Deu-la-Deu Martins, centro histórico da localidade.

Nesse fim de semana, 20 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa automobilística promovida pela autarquia local, Sport Clube do Porto e Desportivo de Monção, apresentando nos respetivos cardápios diversas formas de confecionar aquele conhecido ciclóstomo (arroz, bordalesa…..).

Com a presença de meia centena de participantes, as provas de perícia automóvel realizam-se às 11h00 e 16h00. Na hora do almoço, os restaurantes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da lampreia do Rio Minho.

Este repasto tradicional, confecionado com recurso a segredos culinários passados de geração em geração, será complementado pela saborosa doçaria tradicional da região (barriguinhas de freira, roscas, papudos ….) e acompanhado pelos produtos vínicos da Sub-Região de Monção e Melgaço que, entre outros, oferece o afamado Alvarinho, vinho que fica bem em qualquer mesa do mundo.

À semelhança de anos anteriores, este acontecimento promete encher as ruas do centro histórico da localidade e fazer as delícias dos participantes que têm a possibilidade de articular a aventura da perícia automóvel com o prazer de degustar uma saborosa lampreia do rio Minho.

O Rali à Lampreia é um dos pontos altos da promoção daquele produto gastronómico no âmbito da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, organizada pela ADRIMINHO, Turismo do Porto e Norte de Portugal e os municípios do Vale do Minho para a animar a restauração nos meses de fevereiro e março.

Com esta iniciativa, pretende-se a divulgação de um dos principais atrativos culinários da região que, em conjunto com a realização de atividades culturais, festivas, lúdicas e desportivas, transforma, nestes dois meses, o território constituído pelos seis municípios num espaço apelativo e convidativo para os visitantes.

C.M.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Marca de Monção distinguida em Paris

A GlammFire foi distinguida em Paris pelo seu importante papel na promoção do mobiliário e artigos de decoração portugueses no mercado internacional.

A GlammFire é especializada na produção de lareiras decorativas a bioetanol que dirige ao mercado global, mostrando a qualidade do design português. Recentemente participou na Semana da Moda de Paris, onde se associou à casa parisiense On Aura Tout Vu, figurando ao lado de grandes marcas da moda internacional como a Versace, Christian Dior, Chanel e outras.

Numa cerimónia realizada no dia 23 de janeiro, na Embaixada de Portugal em Paris, a marca recebeu o Prémio Mobis, iniciativa da revista Mobiliário em Notícia que distingue há mais de uma década as melhores marcas e empresas do país ligadas ao mobiliário, decoração e conforto da casa.

Na cerimónia, presidida pelo embaixador Francisco Seixas da Costa, o Prémio Mobis distinguiu compradores estrangeiros em sinal de reconhecimento por preferirem o produto português e marcas portuguesas que atravessam fronteiras para comercializarem os seus produtos no mercado global.

“As marcas portuguesas são cada vez mais numerosas a investir na internacionalização e têm feito um excelente trabalho”, defende Emídio Brandão, diretor-geral do Prémio Mobis. O responsável acrescenta que “esta é uma forte razão para justificar mais apoios às marcas que promovem o nome de Portugal no estrangeiro, onde assumem muitas vezes o papel de verdadeiros embaixadores, independentemente de se confrontarem com um contexto difícil”.

Portugal está a marcar posição a nível internacional com a qualidade e o design do seu mobiliário e artigos de decoração. Destaque para o mobiliário português, que exporta o equivalente a mais de 900 milhões de euros e é dos poucos setores da economia com saldo comercial positivo.

M.