quarta-feira, 18 de julho de 2012

FOLK MONÇÃO, O MUNDO A DANÇAR


Está tudo pronto para mais um Folk Monção, de 31 de julho a 5 de agosto, numa organização do Rancho Folclórico de Barbeita.
A 27ª edição deste Festival Internacional de Danças Folclóricas segue o mesmo formato e estrutura dos anos anteriores, relativamente a 2011, Melgaço não o vai receber. Já Arcos de Valdevez, após não o fazer no ano passado, volta a recebê-lo.
Por outro lado, e depois de no ano passado não ter integrado o evento sem avançar os motivos, Arcos de Valdevez volta a acolher a iniciativa.

FUTEBOL: DESPORTIVO REGRESSA À III DIVISÃO


O Desportivo de Monção vai competir, na próxima época, no "Nacional" da 3ª divisão.




Depois de muitas desistências nas várias séries da 3ª e 2ª divisões nacionais,a Federação Portuguesa de Futebol convidou as associações dos vários distritos a encetarem convites aos seus associados de modo a culmatar as faltas existentes.
Ora a associação de Viana do Castelo endereçou convites ás equipas do S.C.Courense e Neves F.C.,sendo estes as que ficaram em 2º e 3º lugar,respectivamente, tendo sido, como se sabe, a equipa do P. da Barca a vencedora desta época de 2011/12 na divisão de honra, subindo automaticamente á 3ª Nacional.
Como nem uma nem outras das supra referidas equipas aceitou o convite para participar na ultima época em que vai existir a 3º divisão nacional, não restou outra hipotese de convidar o 4º classificado, o Desportivo de Monção. Depois de algumas reuniões entre os diretores que vão comandar os destinos do clube na proxima época 2012/13,mesmo a situação financeira do clube não ser a melhor nem  a mais desejada,a charam que era de aceitar o convite feito pela Associação de Viana do Castelo. 
Sendo assim, no campeonato nacional da 3ª divisão o Monção vai encontrar, entre outros, o S.C. Melgacense e o Vianense, estes que se mantêem na competição, e o P. da Barca que subiu, isto equipas da ass.de fut. de Viana. As outras oito equipas serão do distrito de Braga,Vila Real e /ou Bragança.
Não sei se foi a melhor decisão esta de competir num campeonato que vai terminar e que não deixa nenhuma hipotese ao D. Monção de subir á 2ª divisão; não lhe estou a tirar o mérito,mas a realidade é mais forte do que qualquer outra opinião...com dificuldades financeiras e agora aceitando o desafio de competir no Nacional ,onde as despesas são maiores, a ver vamos no que vai dar este "passo" que a direção do clube monçanense resolveu aceitar. 
Talvez não tivesse ficado mau aos dirigentes do clube terem convocado uma Assembleia Geral Extraordinária com um ponto único, o aceitar ou não o convite da Associação, e assim os sócios teriam uma resposta a dar.Talvez o tempo que lhe foi dado pela Associação de Viana não fosse suficiente para isso mas o certo é que o direito dos sócios, neste caso, foi passado para o lado...enfim  "QUEM MANDA PODE", só espero que depois não haja arrependimento desta atitude.
FRANCISCO FERREIRA

quarta-feira, 4 de julho de 2012

FEIRA DO ALVARINHO ESTE FIM DE SEMANA


A sessão oficial de abertura ocorre esta sexta-feira, pelas 17h30, com a ministra da Agricultura, do Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas.
A Feira do Alvarinho de Monção decorre entre as próximas sexta-feira, dia 6, e domingo, dia 8, junto à antiga estação da CP, mantendo-se o figurino de edições anteriores. Uma área coberta com produtores de vinho alvarinho, tasquinhas com gastronomia tradicional, fumeiros, doçaria típica e restauração. Uma área descoberta com expositores de artesanato, instituições, associações e patrocinadores oficiais.
Durante os três dias, o certame compreende várias iniciativas de promoção do vinho Alvarinho, como desfile da confraria, conferências, provas comentadas de vinho e lançamento de novos produtos, bem como um conjunto diversificado de atividades musicais, culturais, sociais e desportivas.
Ao longo da Feira do Alvarinho, serão confecionados, ao vivo, vários pratos de carne e peixe tendo como base o vinho Alvarinho. Prevista também a apresentação da primeira jeropiga de Alvarinho.
Cerca de vinte bombeiros e enfermeiros voluntários vão prestar apoio aos milhares de pessoas que passarão pelo certame. Entre as diversas ações preventivas previstas, conta-se a realização de testes de alcoolemia. O conselho da organização é: “antes de sair do recinto e pegar no carro, faça o teste do balão”
A apresentação à Comunicação Social ocorreu em Viana do Castelo, na sede da Entidade Regional de Turismo, e, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal e ex-presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, José Emílio Moreira, sugeriu que, em vez de duas feiras do Alvarinho, uma em Monção e outra em Melgaço, se promovesse uma única, maior, com dimensão empresarial e, também, de grande festa, a realizar, alternadamente, na sede de cada um dos concelhos.