segunda-feira, 20 de abril de 2015

TABACO NOS CAFÉS E BARES

Monção tem, como outras terras, coisas positivas e negativas. Felizmente, na opinião desta escriba, as positivas são em maior número, mas isso não implica que ignore as outras.
Uma delas tem a ver com a quantidade relativa de cafés e bares onde se fuma livremente, sem, sequer - conforme tinha sido referido quando se falou em libertar estes espaços de algo que prejudica a todos, incluindo crianças e não fumadores, bem como os que têm de trabalhar naquele espaço - um espaço próprio para os fumadores. É, convenhamos, um handicap e algo que não deve orgulhar ninguém, pois não representa progresso e evolução... bem antes pelo contrário.
Por isso, só podemos esperar que não se resuma a uma promessa em vésperas de eleições o facto de ter sido anunciado que o Governo iria proibir, efetivamente, o fumo em todos os locais públicos, bem como o de servir bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
Que os lóbis daqueles para quem o dinheiro é mais importante que a saúde não acabe por vencer!
Já agora, também uma pergunta: O porquê (pelo menos, é essa a perceção que tenho) dos preços médios da cafetaria, em Monção, serem mais elevados que em meios, aparentemente, mais desenvolvidos, como Braga ou Viana do Castelo, e com maior poder de compra?

quinta-feira, 9 de abril de 2015

ESCALÕES DE FORMAÇÃO


Para começar bem nada melhor do que dizer que a equipa da U.D. de Moreira no escalão de Benjamins foi campeã da 1ª fase somando 53 pontos. Neste mesmo escalão a equipa do D. de Monção ficou em 5º lugar com 33 pontos e os Raianos em 8º lugar com 22. Sendo assim está de parabéns o concelho de Monção por ter tido uma equipa a sagrar-se campeã do escalão de benjamins da Ass. de Fut. de Viana do castelo, aguardamos agora pelos resultados que irão ser conseguidos na 2ª fase deste campeonato. 
No campeonato de Infantis as equipas do concelho de Monção estão classificadas da seguinte forma : Moreira 6º lugar com 40 pontos, seguida do D.Monção com 39 e mais abaixo um pouco, em 11º lugar os Raianos com 30 pontos, tudo isto num universo de 16 equipas neste escalão, sendo a equipa do Ancorense quem ocupa o primeiro lugar somando 66 pontos, tantos como os jogos disputados por vitorias, ou seja, 22 jogos. Seguindo na formação deixamos agora u futebol de sete a passamos para o futebol de 11 no escalão de Iniciados o Monção que está na série B do torneio extraordinário deste escalão é primeiro com 6 pontos num universo de 5 equipas, o Moreira também no torneio extraordinário mas na série A, num universo de 6 equipas é 5º com 4 pontos, sendo primeiro classificado o Barroselas com 12 pontos. 
Outro escalão é o de juvenis e aqui as equipas do Monção e Moreira estão a disputar a 2ª fase do campeonato da 1ª divisão  (manutenção/descidas) , enquanto o Monção vai descer de certeza pois está em último com apenas 1 ponto o Moreira vai em primeiro com 21 pontos seguido do Guilhadeses com 18, esperamos que esta equipa da U.D. de Moreira se mantenha na primeira divisão. 
Chegamos agora ao escalão maior entre os mais pequenos, falamos do campeonato distrital de Juniores A, aqui só está em competição a equipa da sede do concelho o Desportivo de Monção que num universo de 16 equipas, ocupa a 8ª posição com 40 pontos, sendo o primeiro classificado o Ancorense com 62 pontos em 24 jogos realizados, não é má a classificação dos monçanenses pois a meio da tabela estão bem tranquilos. Esta equipa de Juniores também foi disputar as meias finais da taça do respetivo escalão frente ao Barroselas mas acabou por não ter sorte e perdeu por 2-1, era bom que tivesse passado á final, pois  essa prova vai ser disputada no campo de jogos Manuel Lima em Monção, bem mas a sorte não sorriu aos monçanenses pelo que esperamos para a próxima seja melhor. Ficamos por aqui no que a futebol na formação diz respeito e na próxima vez voltaremos a falar de futebol, mas desta feita de seniores.

FRANCISCO FERREIRA