sábado, 30 de maio de 2015

NOVO PRATO GASTRONÓMICO: LOMBELO À S. JORGE

O Chefe José Vinagre chamou-lhe um prato simples e criativo que junta o melhor dos produtos locais à qualidade vínica da região. O Vereador Paulo Esteves considerou que vem diversificar a nossa oferta gastronómica e constituir mais um motivo para reforçar a imagem de Monção como um destino turístico de excelência

A oferta gastronómica do concelho de Monção está mais rica e diversificada. No âmbito da iniciativa “Prove Alto Minho”, promovida pela CIM Alto Minho, Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) e os 10 municípios da região, foi apresentado, ao final da tarde de ontem, no Museu do Alvarinho, um novo prato: Lombelo à S. Jorge.
O chefe José Vinagre chamou-lhe “um prato simples e criativo” que “irá enriquecer a suculenta ementa local”, podendo ser “confecionado em qualquer época do ano” com a particularidade de “juntar o melhor dos produtos locais à qualidade viníca da região”.
A receita, veio depois: “Bem, o lombelo tem de marinar em vinho Alvarinho, sendo acompanhado por bicas, cozidas e fritas, e um caldoso arrozinho de grelos com rodelas de chouriço da terra” explicou José Vinagre, lembrando: “a criação é esta mas cada restaurante, sem fugir à sua essência, pode e deve interpreta-la à sua maneira”.
Esta nova criação gastronómica, saída de um grupo de trabalho constituído por empresários de restauração, cozinheiros e representantes do município e da CIM  Alto Minho, deverá estar nas ementas dos 14 restaurantes aderentes à iniciativa no decorrer do Corpo de Deus/Festa da Coca, entre os dias 4 e 7 de junho. A decisão caberá aos proprietários que, dentro de dias, vão reunir e acertar estratégias de promoção e comercialização.

O vereador das Atividades Socioculturais, Paulo Esteves, sublinhou o interesse e dinamismo dos empresários de hotelaria do concelho, enalteceu o trabalho de preparação efetuado pelo grupo de trabalho e realçou a importância do novo prato na defesa e valorização da gastronomia local.

C.M.

terça-feira, 26 de maio de 2015

ÚLTIMA CRONICA DA ÉPOCA FUTEBOLÍSTICA


A época terminou para praticamente toda a gente menos para a equipa do Neves e do Atlético dos Arcos pelo simples motivo que terão que disputar mais um jogo entre eles (finalíssima),para se encontrar a equipa que na próxima época irá disputar o campeonato nacional de seniores,isto porque ambas têm os mesmos pontos e o resultado dos jogos entre si também são iguais, sendo assim para estas 2 equipas a época termina para o campeonato no próximo sábado dia 30 de Maio num jogo a ser disputado no campo do Cruzeiro em Ponte de Lima ás 17 horas. Mas o Neves ainda tem mais um ou dois jogos a disputar , a saber no dia 7 de Junho final da taça da Ass. de Fut. de Viana do Castelo frente á equipa do Vitº de Piães e no caso que se sagre campeão distrital no jogo frente ao Atlético ainda terá que fazer mais uma partida no dia 14 de Junho para se encontrar o vencedor da Taça do Minho entre o campeão de Viana e o de Braga.
Enquanto que no cimo da tabela as coisas ainda não estão totalmente resolvidas, no que diz respeito ao fundo da mesma, ou seja quem desceu para a 2ª divisão Distrital e eu digo desceu porque na ultima jornada e alguns jogos nos últimos minutos resolveram a questão de quem fica e quem desce. Neste caso tocou a descida ao Melgacense e ao Perre, tendo-se "safado" a equipa do Campos . O desportivo de Monção fez uma má época e acabou o campeonato no 8º lugar da tabela com 41 pontos, Melhores dias se esperam para a equipa mais representativa do concelho de Monção.
Na 2ª divisão distrital as equipas de Monção ficaram em 5º e 7º lugar com 54 e 48 pontos respetivamente o Raianos e a equipa do Moreira. Estas mesmas equipas que no decorrer do campeonato ainda chegaram a ocupar a 1ª posição da tabela classificativa, tanto o Raianos como o Moreira, apesar daquela ter estado mais tempo no pelouro de primeiro lugar, as coisas complicaram-se mais para o Raianos que viu o seu campo sofrer  obras para colocação dum sintético, que já está colocado e ainda bem para todos, sendo que desta forma foram  obrigados a disputar muitos jogos fora de casa. O Moreira talvez por outros motivos que não este que acabamos de citar também foi caindo na tabela e ficou mesmo pelo 7º lugar. Nesta 2ª divisão subiram as equipas o Chafé e do Vila Franca. Esperemos que para a próxima época as coisas melhorem para todas as equipas do concelho de Monção.
Para a próxima cronica vou fechar com camadas jovens, pois ainda há algumas equipas em competição e modalidades amadoras.

FRANCISCO FERREIRA