quarta-feira, 22 de junho de 2016

RESPOSTAS SOCIAIS À POPULAÇÃO IDOSA


Monção é um concelho solidário e inclusivo com respostas sociais em todo o território concelhio. Apesar disso, o trabalho continua com a abertura recente do Centro de Dia da Portela, gerido pelo Associação “Censo”, e a ampliação do Centro Comunitário de Podame, em fase de execução.  

O Presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto de Oliveira Domingues, e a Vice-Presidente, Conceição Soares, estiveram recentemente no Centro Comunitário de Podame para tomarem contacto com o andamento da empreitada da segunda fase de ampliação daquela estrutura social localizada no “coração” do Vale do Mouro.

Na companhia do Presidente da Associação Social e Cultural São Cosme e Damião, João Carlos Caldas, e da diretora técnica do centro comunitário, Débora Silva, visitaram todos os espaços interiores e exteriores, articularam procedimentos futuros e fizeram o ponto da situação deste importante investimento de caráter social.

No terreno, foi possível avaliar que os trabalhos decorrem dentro da normalidade, tendo, de momento, sido erguido o “grosso” da empreitada. As etapas seguintes incidirão em intervenções mais pormenorizadas e na execução física dos projetos de especialidade.

Este investimento, apoiado pela autarquia monçanense, compreende 14 novos quartos, 6 duplos e 8 individuais, e uma nova área de convívio, alargando a oferta deste serviço de apoio à terceira idade e potenciando a imagem de Monção como um município solidário e inclusivo.

O Centro Comunitário de Podame foi inaugurado pelo Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, no dia 10 de agosto de 2005. Passados nove anos, no mesmo dia, entrou em funcionamento a primeira fase de ampliação da estrutura com a criação da valência de lar de idosos, contemplando quatro quartos duplos com wc privativo.

Com a abertura recente do Centro de Dia de Podame, gerido pela Associação “Censo”, o concelho de Monção conta presentemente com 22 respostas sociais para a população com mais de 65 anos de idade, nomeadamente, 1 centro de noite, 5 lares de idosos, 7 serviços de apoio domiciliário, 1 serviço de apoio domiciliário integrado, 5 centros de dia, e 3 centros de convívio.

Da totalidade destas respostas sociais, a larga maioria é gerida pelas diferentes instituições do concelho com intervenção social. Apenas duas, Éden – Casa de Repouso e Residência Geriátrica São Francisco de Assis, pertencem ao setor privado.

Nesta componente de apoio à terceira idade, registe-se ainda o sistema de telealarme que se encontra disseminado pelo concelho, bem como a comparticipação municipal para aquisição de medicamentos aos idosos com maiores dificuldades financeiras.

C.M.

Sem comentários: