quinta-feira, 18 de agosto de 2016

FESTA EM HONRA À VIRGEM DAS DORES

Romaria, uma das maiores do Alto Minho, arrancou quarta-feira, prolongando-se até à próxima segunda-feira. Seis dias de devoção, animação e convívio com momentos religiosos e festivos. Pontos fortes no domingo com a procissão solene em honra à Virgem das Dores e, na segunda, com a procissão solene em honra do emigrante.
As noites prometem. Hoje, “Toy” e “Sons do Minho” animam a Praça Deu-la-Deu. Na sexta, dedicada aos jovens, é a vez dos “The Gift” e DJ`s Miguel Rendeiro e Steven Rod. No sábado e domingo, a animação está a cargo das orquestras galegas. Na segunda, atuará Mickael Carreira.

A Festa em Honra à Virgem das Dores, uma das romarias mais castiças e genuínas do Alto Minho, decorre entre 17 e 22 de agosto com a promessa de seis dias de veneração à imagem de Nossa Senhora e diversos momentos de animação com acentuada componente tradicional, etnográfica e festiva.
Os momentos mais fortes, que reúnem milhares de pessoas nas ruas e varandas do centro histórico, são a procissão solene em honra à Virgem das Dores, no domingo, principal dia das festividades, e a procissão solene em honra do emigrante, segunda-feira, último dia.
Destaque ainda para a saudação mútua e despedida das bandas, após a procissão de domingo, onde os elementos da comissão de festas desfilam ao som das duas filarmónicas locais, sendo aplaudidos pelo público que enche os passeios para lhes agradecer a realização da festa.
Nos restantes dias, o programa reserva atuações de grupos de bombos, zabumbas, cabeçudos, gigantones, tocadores de concertina, cantadores ao desafio, cavaquinhos, ranchos folclóricos e bandas filarmónicas. As orquestras galegas também marcam presença. Tal como grupos e artistas nacionais conhecidos do grande público
A animação, com milhares de pessoas nas ruas, está garantida nestes seis dias de festa. Hoje, pelas 21h30, a Praça Deu-la-Deu, recebe o Festival de Folclore “Dançares da Raya” com nove grupos locais e o Rancho “Sonhos de Portugal”, de New Jersey, EUA. Amanhã, quinta-feira, a partir das 21h30, sobem ao palco o Grupo Popular “Os Teimosos”, o artista “Toy” e o grupo “Sons do Minho”.
O Festival “Sons na Praça” chega no dia seguinte, sexta-feira, com “Killer Mustang”, “The Gift”, Dj Miguel Rendeiro e Dj Steven Rod. No sábado, a noite reserva concertos da Banda Musical de Monção e Banda de Vilela, seguindo-se a orquestra “Graffiti”. Entre as duas atuações, realiza-se o habitual fogo-de- artifício.
O domingo tem uma forte componente religiosa com a Procissão Solene em Honra à Virgem das Dores. Prevê também a despedida das bandas, momento único e inesquecível para os mordomos e mordomas. A noite, vai encher-se com o ritmo das orquestras “Marbella” e “Los Satélites da Corunha”.

O último dia, segunda-feira, engloba homenagem aos emigrantes, convívio do mordomo com atuação de Rui Afonso e oferta de porco no espeto, atuação do grupo “Roconorte” e, pelas 23h00, concerto de “Mickael Carreira”. A festividade termina com nova sessão de fogo-de-artifício. 

Sem comentários: