quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PARQUIMETROS: REUNIÃO COM COMERCIANTES E MORADORES. CENTRO COM MAIS UMA RUA PEDONAL E PASSEIOS LARGOS

Câmara Municipal e Associação Comercial ouviram os comerciantes e moradores sobre a continuidade ou não do estacionamento pago no centro histórico da vila. A breve prazo, será apresentada uma proposta para análise e votação no executivo municipal. 

A instalação de zonas de estacionamento pago no centro histórico da vila de Monção teve como finalidade a regularização do trânsito e “impedir” que os funcionários da Câmara Municipal, do palácio da justiça e das entidades bancárias estacionassem a sua viatura naquela zona durante todo o período laboral.

A concessão, que durou oito anos, terminou no passado mês de julho, equacionando-se agora a continuidade ou não do estacionamento pago. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Monção e a Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço promoveram uma reunião de trabalho com os moradores e empresários locais para aferir a sua sensibilidade relativamente a esta questão.

Realizada ontem ao final da tarde, no Museu do Alvarinho, com a presença do autarca local, Augusto de Oliveira Domingues, a responsável pelo pelouro do urbanismo, Conceição Soares, e o representante da associação comercial, Vítor Alves, a reunião contou com a participação de cerca de vinte empresários que “lançaram” algumas sugestões e recomendações.

Ao longo de hora e meia de discussão, houve quem defendesse a extinção dos parquímetros com regresso ao estacionamento gratuito e sem limite de permanência e quem optasse pela sua continuidade com a introdução de algumas alterações ao regulamento inicial.

Entre estas, a gratuitidade da primeira hora de estacionamento, a entrega de cartões/passes a comerciantes e moradores, e a possibilidade de estacionamento livre durante todo o fim de semana, contrariando a concessão anterior que implicava pagamento ao sábado de manhã.

Assumido por todos que a concessão falhou devido à falta de fiscalização por parte da empresa responsável, é praticamente ponto assente que, em caso de permanência do estacionamento pago, a gestão do sistema passará a ser efetuada por funcionários da autarquia.

Ouvidos os empresários e moradores, segue-se, a breve prazo, a apresentação de uma proposta para análise e votação em reunião do executivo municipal. Entretanto, para não “enganar” os munícipes e visitantes, os parquímetros passarão a ostentar a mensagem “fora de serviço”.

Neste encontro, os autarcas esclareceram ainda que as intervenções futuras nas duas principais praças do centro histórico, Praça Deu-la-Deu e Praça da República, vão privilegiar o peão com mais uma rua pedonal e passeios mais largos, assistindo-se à diminuição dos lugares de estacionamento. 

C.M.

Sem comentários: