quinta-feira, 31 de março de 2016

TORRE DE LAPELA REQUALIFICADA

A Torre de Menagem de Lapela está a ser objeto de trabalhos de conservação e requalificação. A empreitada, avaliada em cerca de 70 mil euros com financiamento no âmbito do “QREN – Valorização e Qualificação Ambiental – Eixo III – Património Cultural”, encontra-se praticamente concluída; há dias faltava apenas a beneficiação do pavimento envolvente e a colocação de madeira nos canastros. A abertura ao público está para breve, segundo nos informaram


Imóvel classificado como monumento nacional desde 23 de junho de 1910, a Torre de Menagem de Lapela constitui uma edificação com elevado significado histórico-cultural e um apelativo enquadramento paisagístico sobre o casario tradicional de Lapela, rio Minho e margem galega. 



Neste edifício carregado de histórias e memórias, pretendeu-se, através desta intervenção, a criação de uma imagem renovada de todo o interior, criando-se um espaço funcional para os visitantes e mais um elemento de promoção cultural do concelho.



Edificação com valor histórico e cultural, a sua construção é austera e minimalista, onde o supérfluo não existe e a beleza reside na simplicidade. Apresenta uma tipologia de torre isolada, com remate ameado e acesso principal e único num patamar elevado. 



Cumprindo a sua função defensiva na linha do rio Minho, possui cisterna, paredes em alvenaria de granito aparelhado com 2,5 metros de espessura e passadiço ao nível da cobertura, terminado em telha tradicional. Tem 27 metros de altura e cerca de 11,50 metros de largura.



Nos últimos anos, talvez derivado da proximidade da Ecopista do Rio Minho, tem sido muito procurada por turistas nacionais e estrangeiros. A dificuldade e precaridade do acesso ao interior e à cobertura, constitui, no entanto, uma grande adversidade para uma maior promoção deste espaço singular e debruçado sobre as águas do Minho.