segunda-feira, 27 de junho de 2016

FEIRA DO ALVARINHO DE MONÇÃO INSPIRA-SE EM CRISTIANO RONALD


Colocado no Facebook do certame no final da tarde de sexta-feira, vídeo de 18 segundos, com versão local do episódio entre Cristiano Ronaldo e a CMTV, já ultrapassou as 30 mil visualizações, estando muito próximo das 800 partilhas. 

O episódio que correu mundo entre Cristiano Ronaldo e a CMTV, com o jogador a atirar o microfone daquela estação televisiva à água, inspirou a organização da Feira do Alvarinho de Monção para a promoção do certame que decorre no próximo fim de semana, 1 a 3 de julho.
Numa versão local, em jeito brincalhão, Romeu e Pedro, dois estagiários na Câmara Municipal de Monção, simularam momento semelhante com o microfone, feito de papelão com o logotipo da feira, a desfazer-se nas águas do rio Minho.
Feito em telemóvel, o vídeo foi colocado no Facebook da Feira do Alvarinho de Monção, no final da tarde de sexta-feira, tendo já ultrapassado as 30 mil visualizações, estando muito próximo das 800 partilhas. Os comentários abonam a informalidade e criatividade da situação.
Em apenas 18 segundos de duração, o “jornalista” pergunta a “Cristiano Ronaldo” se vai à Feira do Alvarinho. Sem mais, este agarra no microfone e atira-o ao rio Minho. No final, aparece o lettring “Ir à feita do Alvarinho? Já não é pergunta que se faça?”.
O vídeo surge no seguimento de outras iniciativas feitas na rede social como a produção de uma mensagem institucional, pormenorizando a essência e filosofia subjacente ao logotipo, realização de passatempos e envio de fotografias com a frase “Brindamos Monção”, inscrita no verso do programa.
Referência ainda para a colocação no mural de frases, fazendo trocadilhos entre ditados populares e a Feira do Alvarinho. Estão disponíveis várias, bastando apenas que cada pessoa escolha uma e a “meta” no seu mural. Alguns exemplos: “Antes Alvarinho que mal acompanhado”; “Enquanto há Alvarinho há esperança” ou “A união faz o Alvarinho”.    

C. M.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

RESPOSTAS SOCIAIS À POPULAÇÃO IDOSA


Monção é um concelho solidário e inclusivo com respostas sociais em todo o território concelhio. Apesar disso, o trabalho continua com a abertura recente do Centro de Dia da Portela, gerido pelo Associação “Censo”, e a ampliação do Centro Comunitário de Podame, em fase de execução.  

O Presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto de Oliveira Domingues, e a Vice-Presidente, Conceição Soares, estiveram recentemente no Centro Comunitário de Podame para tomarem contacto com o andamento da empreitada da segunda fase de ampliação daquela estrutura social localizada no “coração” do Vale do Mouro.

Na companhia do Presidente da Associação Social e Cultural São Cosme e Damião, João Carlos Caldas, e da diretora técnica do centro comunitário, Débora Silva, visitaram todos os espaços interiores e exteriores, articularam procedimentos futuros e fizeram o ponto da situação deste importante investimento de caráter social.

No terreno, foi possível avaliar que os trabalhos decorrem dentro da normalidade, tendo, de momento, sido erguido o “grosso” da empreitada. As etapas seguintes incidirão em intervenções mais pormenorizadas e na execução física dos projetos de especialidade.

Este investimento, apoiado pela autarquia monçanense, compreende 14 novos quartos, 6 duplos e 8 individuais, e uma nova área de convívio, alargando a oferta deste serviço de apoio à terceira idade e potenciando a imagem de Monção como um município solidário e inclusivo.

O Centro Comunitário de Podame foi inaugurado pelo Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, no dia 10 de agosto de 2005. Passados nove anos, no mesmo dia, entrou em funcionamento a primeira fase de ampliação da estrutura com a criação da valência de lar de idosos, contemplando quatro quartos duplos com wc privativo.

Com a abertura recente do Centro de Dia de Podame, gerido pela Associação “Censo”, o concelho de Monção conta presentemente com 22 respostas sociais para a população com mais de 65 anos de idade, nomeadamente, 1 centro de noite, 5 lares de idosos, 7 serviços de apoio domiciliário, 1 serviço de apoio domiciliário integrado, 5 centros de dia, e 3 centros de convívio.

Da totalidade destas respostas sociais, a larga maioria é gerida pelas diferentes instituições do concelho com intervenção social. Apenas duas, Éden – Casa de Repouso e Residência Geriátrica São Francisco de Assis, pertencem ao setor privado.

Nesta componente de apoio à terceira idade, registe-se ainda o sistema de telealarme que se encontra disseminado pelo concelho, bem como a comparticipação municipal para aquisição de medicamentos aos idosos com maiores dificuldades financeiras.

C.M.

sexta-feira, 17 de junho de 2016


Novo Retail Park, RIO PARK, em Monção - Abre dia 2 de Julho 2016.

Acaba de ser anunciado que no próximo dia 2 de julho, sábado, o Grupo Rio irá inaugurar o seu mais recente projecto - o Retail Park, RIO PARK, em Monção.
Representando um investimento, segundo a anuncaido, na ordem de 10 milhões de euros, é um dos maiores investimentos privados no Alto Minho e contará com lojas como a De Borla, Sportzone, Rádio Popular, Seaside, Espaço Casa, Belita Supermercados e Burger King, entre outras.

Pensado ao nível da acessibilidade, de forma a conjugar a localização de destaque com a optimização geográfica, face aos fluxos gerados pela ponte internacional “Monção - Salvaterra de Miño”, o empreendimento, que, futuramente, se pretende que se configure como atração comercial da região, servirá a população de Monção e municípios circundantes (minhotos e galegos) e estima-se que gere 300 novos postos de trabalho,