sábado, 25 de março de 2017

"TERRA NOVA" RENOVADA

A Câmara Municipal de Monção autorizou, na última reunião do executivo realizada na biblioteca municipal, a abertura de procedimento concursal e respetivas peças processuais para a empreitada “Requalificação da Praça da República”. O preço base é 581 mil euros, acrescido de imposto, para um tempo de execução de 365 dias.
A intervenção incide na Praça da República e arruamentos envolventes. Casos da Rua 25 de Abril, Largo da Alfândega, Rua da Estação e Rua Eng. Duarte Pacheco. O objetivo geral é tornar mais visitável o centro histórico da vila, proporcionando a residentes e visitantes espaços atrativos e funcionais.
Os trabalhos previstos constam da beneficiação total da Praça da República, recuperando pavimentos, jardins, mobiliário urbano, iluminação pública e infraestruturas de abastecimento de água, saneamento e águas residuais. Será instalado um parque infantil e uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida no posto dos Correios. 
Os passeios da envolvente à praça serão alargados, revestidos a lajedo de granito com diferenciação de relevo e utilização de diferentes materiais no acesso às passadeiras. Estas serão elevadas ao nível da praça e passeios envolventes, melhorando o acesso a pessoas com incapacidade visual ou mobilidade reduzida.

A configuração dos passeios definirá os locais de estacionamento e o seu alargamento impossibilitará o estacionamento abusivo em zonas proibidas. Localizados estrategicamente, serão criados lugares para pessoas com mobilidade condicionada. Nos arruamentos envolventes, já mencionados, a intervenção passa essencialmente pela requalificação dos passeios.

C.M.