sexta-feira, 29 de março de 2019

III EDIÇÃO DA FEIRA DA FODA COMEÇA HOJE

Certame gastronómico, com nome ousado e sabor autêntico, apresenta duas novidades: presunto de cordeiro e novo prato onde será servida a iguaria, feito em barro com a forma de alguidar.

Depois de duas edições bem-sucedidas, a terceira edição da “Feira da Foda” promete consolidar este evento gastronómico. Decorre entre hoje e domingo, dias 29, 30 e 31 de março, em Pias, numa organização da Confraria da Foda e Junta de Freguesia de Pias, apoio da Câmara Municipal de Monção e patrocínio de diversas empresas da região.

O programa reserva degustação do Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Nacional, expositores com vinhos da região e artesanato regional, bem como espaços para os produtores de rés e máquinas agrícolas. Prevista também demonstração de tosquias e muita animação popular com ranchos folclóricos, grupos de bombos, tocadores de concertinas, e DJ´s.

A presente edição regista uma alteração do local da feira, passando a realizar-se no campo de futebol da freguesia, e assinala duas novidades: apresentação do presunto de cordeiro e do novo prato onde será servida a iguaria, feito em barro com a forma de alguidar.

Iniciando-se no dia 29, sexta-feira, pelas 18h30, com a colocação da placa “7 Maravilhas à Mesa”, na peça alusiva à Feira da Foda, com acompanhamento do Grupo de Cavaquinhos “Flor da Terra”, segue-se a cerimónia de abertura com a presença da Diretora Regional da Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves.

No sábado, pelas 10h30, está prevista a inauguração da Estátua do Emigrante, no lugar da Lapa. À noite, pelas 23h30, concerto com “ABBA Tribute”. No domingo, pelas 12h30, decorre o III Capítulo de Entronização da Confraria da Foda, sendo a tarde preenchida com o programa “Somos Portugal”, da TVI. O ponto final é colocado pelo Grupo “Sons do Minho”, com atuação a partir das 20h00.

Este certame gastronómico tem como finalidade a manutenção da qualidade e a garantia da genuinidade deste prato com história e tradição no concelho de Monção. Em setembro passado, foi distinguido como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, no concurso da RTP, “7 Maravilhas à Mesa”

Inicialmente associado ao consumo familiar em dias festivos, o Cordeiro à Moda de Monção, de arroz pingado e com nome ousado “Foda à Monção”, tornou-se, desde há vários anos, uma referência na gastronomia monçanense, assumindo-se como um valioso e saboroso elemento diferenciador do nosso concelho.

E porquê o nome “Foda à Monção”?

A confeção deste prato em alguidar levado ao forno de lenha não só recupera o saber dos nossos antepassados como lhe adiciona um pouco de arte, carinho e profissionalismo das atuais cozinheiras. O nome artístico, digamos assim, reflete bem o caráter afável e bem-disposto dos monçanenses. Reza a história que:

“Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando os levavam para a feira queriam vendê-los pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água.

Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: “que grande foda!”

O termo tanto se vulgarizou que o prato passou a designar-se, localmente, por Foda à Moda de Monção. De tal modo que é frequente, pelas alturas festivas (Páscoa, Corpo de Deus, Senhora das Dores e Natal ou Fim de Ano) ouvir as mulheres: “Ó Maria, já meteste a foda?”

C.M.

Sem comentários: