quarta-feira, 29 de maio de 2024

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “AS HISTÓRIAS ARCO-ÍRIS”, DE DANIELA PEREIRA

1 de junho, sábado, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Monção. Entrada gratuita

 

Do gosto pelas letras e paixão pelas crianças, nasceu este livro de contos com oito histórias.

 

Cada história pertence a uma cor do arco-íris. Em cada uma existe uma aventura ligada à cor a que se refere. Primeiro, surgem as aventuras de uma joaninha e, logo depois, as de uma laranjeira mágica, de uma rã amarela e, ainda, de um sapo bem particular.

 

Viajamos, também, pelo recife do coral, através dos olhos do peixinho Brilhante, conhecemos um dragão, cuja missão é proteger o planeta, e uma flor, a Violeta, que também é cantora. Finalmente, a última história é uma compilação de todas as cores.

 

Iniciativa enquadrada no projeto “Sábados na Biblioteca: Aprende, Cria, Diverte-te em Família”.


M.M.

terça-feira, 28 de maio de 2024

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NA FESTA DA COCA

 O presidente da Assembleia da República Portuguesa, José Pedro Aguiar-Branco, vai estar presente na Festa do Corpo de Deus - Coca de Monção, no dia 30 de maio, quinta-feira, feriado nacional, participando na Eucaristia, na Igreja Matriz, na Procissão Solene, pelas ruas do centro histórico, bem como no tradicional combate entre S. Jorge e a Coca, no Anfiteatro Natural do Souto.

Para António Barbosa, presidente d Câmara, a “visita do Presidente da Assembleia da República é um orgulho enorme para todos os monçanenses. Agradecemos a sua presença e, como é nossa caraterística, vamos receber Sua Excelência com grande entusiasmo, simpatia e hospitalidade”.

TORNEIO DE KARATÉ DE MONÇÃO

Sábado, 1 de junho, a partir das 9h00, no Pavilhão Desportivo EB 2.3 de Monção.

 

Com organização do Deu-la-Deu Karaté Clube de Monção (DLDKCM) e apoio da Federação Nacional de Karaté de Portugal, Clube de Karaté da Maia e Câmara Municipal de Monção, o VII Torneio de Karaté de Monção realiza-se este sábado, 1 de junho, a partir das 9h00, no Pavilhão Desportivo EB 2.3 de Monção, juntando jovens karatecas de vários clubes de Portugal.

 

Além de diretores e técnicos, está prevista a presença de muitos familiares dos jovens atletas. Desta forma, neste dia, Monção é palco de uma ligação saudável e produtiva entre o intercâmbio desportivo e a animação económica nos setores da hotelaria e restauração.

 

Fundado em 2010, o Deu-la-Deu Karaté Clube de Monção tem como finalidade a divulgação e promoção da prática do karaté, promovendo demonstrações públicas da modalidade e participando em encontros de karaté realizados em diferentes regiões do território nacional.

 

Num contexto de desenvolvimento desportivo, focado na aprendizagem e aperfeiçoamento da modalidade, pretende-se, em paralelo, proporcionar alguns momentos de partilha e convívio entre desportistas ligados pela paixão no karaté.

 

Registe-se que, no Campeonato Nacional de Karaté, nas categorias infantil, iniciado e juvenil, realizado em Ponte de Sôr, Maria Oliveira Sanches, atleta do DLDKCM, conquistou a medalha de prata (kumite) e Pedro Ferreira obteve um honroso e promissor quinto lugar.


M.M.

 

segunda-feira, 27 de maio de 2024

DESCOBRIR MONÇÃO A CAMINHAR


Um convite à descoberta da singularidade patrimonial e ambiental do nosso território, familiarizando os participantes com as nossas tradições e hábitos ancestrais.

 

Com o objetivo de promover e valorizar a prática desportiva, dando a conhecer o concelho, a Câmara Municipal de Monção lançou a iniciativa “Descobrir Monção a Caminhar”, a qual se encontra aberta a todos os amantes de caminhadas e apaixonados por atividades físicas em comunhão com a natureza.

 

A iniciativa arrancou no dia 21 de abril, com o Trilho da Ecovia “Parque das Caldas – Bela”, prolongando-se, até novembro, com a realização de mais quatro percursos. O próximo é o Trilho da Cascata do Fojo, em Lara, estando marcado para o dia 16 de junho, domingo.

 

Com uma extensão de oito quilómetros, a concentração/saída, pelas 8h30, realiza-se no Lugar do Forno. A inscrição tem um custo de 3,00 € por participante, com direito a água, fruta e barra energética. O montante angariado será entregue à Associação Salvador.

 

Envolto no verde do pinheiral, pontuado por meia dúzia de moinhos e várias plantações de Alvarinho, o percurso, com topografia quase plana e baixa, permite aos caminheiros, desde o Alto da Cotorinha, alcançar uma panorâmica magnifica sobre o vale do rio Minho.

No fundo do ribeiro de Lara, surge, imponente, a Cascata do Fojo, cravada entre duas paredes, formando um pequeno desfiladeiro, potenciadora de momentos agradáveis de relaxamento e contacto refrescante com a natureza.

M.M.

sexta-feira, 24 de maio de 2024

CORPO DE DEUS/COCA DE MONÇÃO 2024 29 de maio a 2 de junho

O “Corpo de Deus / Coca de Monção” é um dos eventos mais relevantes do calendário cultural do Município de Monção e um dos principais motivos de valorização da etnografia popular e afirmação da identidade coletiva do nosso povo, do nosso território.

A festividade compreende diversos momentos marcados pela religiosidade, tradição e animação. Nestes cinco dias, releva-se a Eucaristia e a Procissão Solene do Corpo de Deus, o ancestral combate entre S. Jorge e a Coca, o cortejo etnográfico das freguesias, espetáculos de rua, workshops infantis e exposição do Concurso “Coca de Monção`24”.

Informação

Procissão Solene, Combate entre S. Jorge e a Coca, e Cortejo Etnográfico das Freguesias

https://concelho.moncao.pt/pt/menu/511/corpo-de-deus-coca-de-moncao.aspx


M.M.


quarta-feira, 22 de maio de 2024

CONCURSO “ROLHAS QUE DEIXAM MARCA”


Município de Monção lança campanha de recolha de rolhas nos estabelecimentos escolares do concelho.

 

Inserido no projeto “Green Cork”, da Quercus, o Município de Monção lançou o concurso “Rolhas que deixam marca”, destinando-se, até ao final do presente ano letivo, a todos os alunos dos estabelecimentos escolares do concelho.

 

As turmas que recolherem e entregarem o maior número de rolhas serão premiadas no dia 6 de julho, sábado, na Feira do Alvarinho de Monção, por António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção, e Pedro Sousa, Coordenador dos Projetos Green Cork, Floresta Comum e Aldeias SuberProtegidas, da Quercus.

Os vencedores receberão, ainda, uma placa alusiva à campanha, com inscrição do nome da escola e turma, possibilitando-lhes, desta forma, a identificação da fração de terreno plantado com carvalhos-alvarinho. Por cada 50 rolhas recolhidas, será plantado um exemplar daquela espécie autóctone da nossa floresta.

 

No âmbito da campanha, foram distribuídos pontos de recolha pelas turmas do Agrupamento de Escolas de Monção. Posteriormente, as rolhas serão contabilizadas, turma a turma, e transportadas para depósito pela autarquia monçanense.

 

Implementado no ano letivo 2008/2009, o programa “Green Cork Escolas”, no âmbito do projeto “Green Cork”, da Quercus, conta com a participação de jardins-de-infância, escolas e agrupamentos escolares de todo o território nacional, visando envolver as comunidades locais neste projeto educativo e sustentável.


M.M.

 

terça-feira, 21 de maio de 2024

REQUALIFICAÇÃO DO POLIDESPORTIVO DA ESCOLA DE MAZEDO

 


O polidesportivo da escola da Estrada, em Mazedo,  foi requalificado com a colocação de cobertura e novo gradeamento, num investimento de 129 mil euros, revelou hoje aquela autarquia.

Em comunicado, a Câmara de Monção explica que “a disponibilização deste espaço funcional para a aprendizagem e prática desportiva responde ao desejo comum de valorização da componente desportiva e lúdica naquele estabelecimento de ensino”.

“A nossa missão é garantir as melhores condições de vida, conforto e bem-estar a todos os monçanenses. Sempre que o fazemos, sentimos uma grande satisfação.

Quando isso acontece com as crianças, a sensação é muito especial. Estamos a contribuir, objetivamente, para o futuro da nossa terra”, observou o presidente da autarquia, António Barbosa, citado na nota de imprensa.

L.

Alto Minho vai ter cinco eurocidades

Os autarcas de Caminha e de A Guarda e O Rosal, na Galiza, deram esta segunda-feira o pontapé de saída para a formação de mais uma Eurocidade, na fronteira do rio Minho.

Reunidos em Caminha, assinaram uma “Declaração de Interesse” para criação do futuro organismo, que terá ainda de ser aprovada pelos órgãos de cada um dos municípios signatários, pela Junta da Galiza e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Ao concretizar-se, a futura Eurocidade juntar-se-á às já existentes em torno da raia do Minho: Vila Nova de Cerveira-Tomiño, Valença-Tui e Monção-Salvaterra do Miño. E uma outra ainda em fase de concretização, este ano, em Melgaço-As Neves-Arbo-Cañiza.

APF/JN

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Município coloca painéis informativos nos locais autorizados para a atracagem de embarcações


O Município de Monção colocou estruturas de madeira, com sinalética informativa, onde constam dados georreferenciados, referentes à localização dos seis fundeadouros existentes no troço do rio Minho que percorre o nosso concelho.

 

Situados em Lapela, Senhora da Cabeça, Lodeira, Floresta/Troviscoso Laginha/Bela, e Redonda/Bouças, estes elementos identificativos, executados e colocados pelos funcionários municipais, tem como finalidade sinalizar os locais ribeirinhos autorizados para a atracagem de embarcações.

 

Além de garantir maior disciplina à atividade fluvial no troço internacional do rio Minho, os fundeadouros permitem um acesso mais facilitado à margem e uma atracagem mais segura, assegurando, em paralelo, a preservação e valorização das áreas ribeirinhas.


M.M.

XI FEIRA DO VINHO TINTO EM TANGIL

Dias 24, 25 e 26 de maio

Numa das freguesias de montanha do concelho, celebra-se o vinho tinto e os petiscos regionais. Além dos espaços promotores dos produtos tradicionais, decorados com exemplares únicos de gastronomia, surgem várias atividades de entretimento e animação.

Previstas provas de vinho e muita animação musical protagonizada por ranchos folclóricos, grupos de concertinas e cantadores ao desafio, charangas e tunas académicas. Presença, também, de “As Laurindas”, Rui Afonso, dueto “Amar e Dar”, dueto Sérgio Carvalhosa & Gabriela, banda “Marés Vivas”, e DJ Pedro Pagodes.

O desporto não falta, estando prevista a realização do Raid “Rota da Pedra Solta”, no sábado, pelas 9h00, e o passeio pedestre “Trilho dos Cótaros”, no domingo, à mesma hora. A XI Feira do Vinho Tinto, em Tangil, abre portas na sexta-feira, pelas 19h00, e encerra, no domingo, ao final da tarde.

M.M.

PASSEIO SÉNIOR À ILHA DA MADEIRA

Estão previstas quatro datas no mês de novembro (16 a 18 | 18 a 20 | 20 a 22 | 22 a 24). As inscrições abrem na segunda-feira, 20 de maio, no Serviço de Ação Social do Município de Monção e nas juntas de freguesia do concelho.

 

O passeio sénior é uma prática habitual do executivo monçanense como forma de contribuir para um envelhecimento ativo dos nossos idosos, proporcionando-lhes momentos de convívio e animação com deslocações a distintos locais do pais e estrangeiro.

 

Este ano, em novembro, o passeio sénior tem como destino a Ilha da Madeira, abrangendo quatro datas diferentes (16 a 18 | 18 a 20 | 20 a 22 | 22 a 24).  Destinando-se à população com idade igual ou superior a 60 anos, o programa é igual em todos os passeios. Na inscrição, é necessário apresentar bilhete de identificação ou cartão de cidadão.


M.M.

14º FITAVALE – Festival Itinerante de Teatro Amador do Vale do Minho decorre entre 25 de maio e 29 de junho, em VN Cerveira, Melgaço, Monção, Valença e Paredes de Coura.

 As Comédias do Minho celebram o seu aniversário com uma grande festa de teatro amador

 


 

As Comédias do Minho celebram o seu 20º aniversário com um FITAVALE diferente. Os grupos de teatro amador Os Simples (Melgaço), CTJV (Monção), +TAC (Paredes de Coura), Verdevejo (Valença) e Outra Cena (V.N. Cerveira) apresentam cinco espetáculos que refletem sobre a ideia de “CASA”, desde a folha em branco à ocupação de um espaço.

Pela primeira vez, e ao longo de cinco fins-de-semana, cada grupo estreia o seu espetáculo em CASA. No último dia, os grupos de teatro reúnem-se numa só CASA – o Centro Cultural de Paredes de Coura – para uma grande maratona onde todos apresentam o que construíram ao longo do ano. Serão cinco datas de apresentação, seguidas também por cinco festas públicas.

 

Os espetáculos foram criados e encenados pelos atores residentes das Comédias do Minho, que procuraram diferentes caminhos para refletir sobre a construção conjunta de um espaço de sonho, de pertença e de significado. Esta criação múltipla tem o nome de Esboço 2.0, porque é aqui que as Comédias do Minho começam a esboçar os contornos dos próximos 20 anos – com e para a comunidade do Vale do Minho. 

 

A abertura do festival faz-se no dia 25 de maio (21h30), no recém-inaugurado Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, com “Como se Não Houvesse Amanhã”. Tânia Almeida aborda a noção de comunidade através da desconfiança que se instala num bairro, entre vizinhos. O espetáculo do grupo ‘Outra Cena’ é uma adaptação do episódio “The Monsters are Due on Maple Street”, da série “The Twilight Zone”, de Rod Serling.

 

No dia 31 de maio (21h30), ‘Os Simples’ estreiam “Jacqueline, a Fatalista”, na Casa da Cultura de Melgaço. É uma adaptação do texto “Jacques, o Fatalista, e o seu Amo”, de Denis Diderot. Rui Mendonça criou este espetáculo para refletir sobre o destino. A vida de cada um será traçada pelo grande arquiteto, ou será uma folha em branco? O espetáculo conta com uma segunda apresentação no dia 1 de junho (21h30), no mesmo local.

 

O grupo de teatro amador do Cineteatro João Verde, de Monção, estreia em casa própria “A Porta, o Coração e a Alma Livre”, no dia 8 de junho (21h30). A criação original de Cheila Pereira é um espetáculo que cruza teatro e movimento para explorar o inconsciente, a identidade e o amadurecimento, através da metáfora da casa. A alma dança entre a escuridão da cave e a luz do sótão para descobrir-se como uma Casa Nova.

 

Em Valença, o grupo de teatro ‘Verdevejo’, da Associação Cultural de Verdoejo, interpreta “1º Direito”. Sara Costa criou o espetáculo a partir do texto original de Sara S, que escreveu sobre as questões do direito à habitação. Se no passado era possível sonhar com uma casa ideal, hoje desejamos apenas ter um quarto para poder dormir e sonhar. O grupo estreia no espaço associativo do miradouro de S. Tomé, em Verdoejo, Valença, no dia 15 de junho (21h30).  

 

O encerramento do 14º Festival Itinerante de Teatro Amador do Vale do Minho faz-se no dia 29 de junho, no Centro Cultural de Paredes de Coura. A partir das 15h, inicia-se uma maratona teatral, com a repetição de todos os espetáculos apresentados e com uma estreia. Em tom de celebração, o grupo ‘+ TAC Mais Teatro Amador Courense’ apresenta a criação de Luís Filipe Silva. Em “Trama” assistimos à construção conjunta de uma estrutura arquitetónica para refletir sobre os alicerces de uma comunidade. Portugal é uma casa de democracia há 50 anos e as Comédias do Minho são uma casa de teatro há 20 anos. Luís Filipe Silva e o ‘+ TAC’ quiseram assinalar o aniversário dessas duas edificações comunitárias no espetáculo de encerramento.     

 

Todos os espetáculos contam com música dos Space Ensemble, desenho de luz de Vasco Ferreira, cenografia de Cristóvão Neto e figurinos de Rafaela Amen.

Vila Nova de Cerveira, Melgaço, Monção, Valença e Paredes de Coura podem contar com algumas ocupações prévias do espaço público, em jeito de convite para o festival. Cada uma das cinco estreias, em cada concelho, será encerrada com uma festa, oferecida pelos grupos de teatro amador. 

Toda a programação é de entrada livre.


C.do M.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Maria Sanchez é vice-campeã Nacional de Kumite




Maria Sanchez, atleta do Deu-la-Deu Karaté Clube de Monção, é Vice-Campeã Nacional, na modalidade de Kumite.

 

O Campeonato Nacional de Karaté, nas categorias infantil, iniciado e juvenil, realizou-se em Ponte de Sôr, tendo o Deu-la-Deu Karaté Clube de Monção participado com três atletas: Maria Sanchez, Alexandre Mendes e Pedro Ferreira.

 

Com determinação competitiva e capacidade de superação, Maria Sanchez conquistou a medalha de prata, colocando-se entre as melhores do pais na sua faixa etária. Pedro Ferreira obteve um honroso e promissor quinto lugar.


M.M.

terça-feira, 14 de maio de 2024

CORPO DE DEUS/COCA DE MONÇÃO 2024 (29 de maio a 2 de junho)


O “Corpo de Deus / Coca de Monção”, festas concelhias, é um dos eventos mais relevantes do calendário cultural do Município de Monção e um dos principais motivos de valorização da etnografia popular e afirmação da identidade coletiva do nosso povo, do nosso território.

A festividade compreende diversos momentos marcados pela religiosidade, tradição e animação. Nestes cinco dias, releva-se a Eucaristia e a Procissão Solene do Corpo de Deus, o ancestral combate entre S. Jorge e a Coca, o cortejo etnográfico das freguesias, espetáculos de rua e atividades para o público infantil.

O Município de Monção anunciou para "breve" a divulgação do programa do evento.

M.M.

XXXII FESTIVAL DE FOLCLORE DO ALTO MINHO É ESTE DOMINGO

19 de maio, domingo, pelas 15h00, na Praça Deu-la-Deu.

 

Com organização da Associação Sociocultural e Recreativa de Pinheiros e da Câmara Municipal de Monção, a sala de visitas de Monção, Praça Deu-la-Deu Martins, recebe, no próximo domingo, 19 de maio, o XXXII Festival de Folclore do Alto Minho.

 

Com a colaboração da Junta de Freguesia de Pinheiros e Produtores de Alvarinho de Monção, o festival engloba desfile dos grupos participantes, um por cada concelho do Alto Minho, seguindo-se as respetivas atuações.

 

Adivinham-se momentos de animação com a sonoridade e versatilidade do folclore do Alto Minho. Em perspetiva, uma tarde de enriquecimento comunitário e valorização da identidade etnográfica da região.

 

Dez motivos para presenciar o festival.

Cá dentro, encontrará mais, muitos mais. Venha.

 

O Grupo Folclórico de Pinheiros foi fundado em 9 de agosto de 1986, representando a freguesia numa das festas mais tradicionais do nosso concelho: Festa do Linho do Vale do Gadanha. Todos os anos, em início de agosto, organiza um festival de folclore, coincidindo com a Feira do Produtor. Muito concorrido, as atuações decorrem num palco sobre o rio Gadanha.

 

Grupos Participantes

Associação Sociocultural e Recreativa de Pinheiros (Monção) | Rancho da Associação Cultural de Chafé (Viana do Castelo) | Rancho Folclórico de S. Paio (Arcos de Valdevez) | Grupo Etnográfico da Associação Cultural e Recreativa de Paredes de Coura | Grupo Folclórico de Ganfei (Valença) | Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço | Grupo Folclórico do Paço Vedro de Magalhães (Ponte da Barca) | Rancho Folclórico de Dem (Caminha) | Rancho Folclórico de Sopo (Vila Nova de Cerveira) | Grupo de Danças e Cantares do Neiva (Ponte de Lima).


M.M.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “HÓSTIA”, DE DIOGO ESTEVES

Uma história que expõe as profundezas sombrias da alma humana e os caminhos tortuosos que podem ser trilhados em busca de uma redenção incerta

 

Nesta narrativa intensa e crua, acompanhamos a jornada de um jovem na sua busca por sensações extremas e fugas da realidade. Imerso num mundo de marginalidade e autodestruição, ele enfrenta os demónios internos enquanto se entrega ao vício e à busca por prazeres efémeros.


M.M.

 

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Semana dos Museus assinalada em Monção entre 13 e 18 deste mês


Maio é mês de celebrar os museus, locais onde se guardam e dão a conhecer histórias e tradições, memórias de outros tempos e lendas de encantar. Um património único que se revela a cada visita, olhar e representação.

 

Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional dos Museus, o serviço da Rede de Museus e Património propõe a realização de um conjunto de atividades que, ao longo de uma semana, pretende chamar a atenção destes espaços públicos, tornando-os mais acessíveis a todos os monçanenses e visitantes.

 

𝗗𝗲 𝟭𝟯 𝗮 𝟭𝟳 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼𝟭𝟰𝗵𝟯𝟬

Teatro de fantoches “Lenda da Deu-la-Deu, Heroína de Monção” para IPSS`s

Museu Monção & Memórias

 

𝗗𝗲 𝟭𝟯 𝗮 𝟭𝟴 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼

Entrada gratuita nos espaços museológicos de Monção (Museu Alvarinho, Torre de Lapela, Monção & Memórias e Viagem no Tempo - Rota dos Castros).

 

𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟴 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼𝟭𝟴𝗵𝟯𝟬

Visita Performativa “Tradição em Movimento”, por All Styles Dance Projet

Centro Histórico de Monção, com saída da Porta de Salvaterra.

 

O Dia Internacional dos Museus é celebrado, anualmente, no dia 18 de maio. A comemoração teve início em 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, organismo da UNESCO. Neste dia, são realizadas várias iniciativas focadas na valorização dos espaços museológicos.


M.M.

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Rosas embelezam centro histórico


Festividade celebra-se este fim de semana, 11 e 12 de maio. O ponto alto é o embelezamento das ruas do centro histórico. A Eucaristia e Procissão de Velas realiza-se no sábado, pelas 21h00, e a Eucaristia e Procissão Solene no domingo, pelas 17h00.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Rosa, uma das festividades mais acarinhadas pela comunidade monçanense, realiza-se, este fim de semana, 11 e 12 de maio, com um programa preparado pela respetiva comissão de jovens, com o apoio da paróquia local.

O ponto alto desta festividade é o embelezamento das ruas do centro histórico, por parte de residentes e associações locais, que tem início após a celebração da eucaristia, na Igreja da Misericórdia, e procissão de velas, pelas ruas do centro histórico.

Os funcionários da autarquia, com a ajuda de vários elementos de uma associação de Ponteareas, “decoram” o Largo de Camões, no núcleo medieval da vila. No Corpo de Deus, vários funcionários locais agradecem a amabilidade de “nuestros hermanos”, através do embelezamento de uma rua naquela localidade galega.

No domingo, as ruas “acordam” enfeitadas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores, com criativos desenhos geométricos e diversos motivos religiosos. Até meio da tarde, são milhares as pessoas que visionam os tapetes floridos e que, a partir das 17h00, participam na Missa Solene, na Igreja Matriz, seguida da bênção, distribuição de rosas e Procissão Solene, pelas ruas da vila raiana.

M.M.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

31ª Feira Agrícola do Vale do Mouro em Segude

Dias 10, 11 e 12 de maio, em Segude, Monção.

Um fim de semana repleto de animação, com espaços de artesanato, doçaria tradicional, produtos regionais, exposição de maquinaria/alfaias agrícolas, tasquinhas com ementas típicas e vinhos da região. Ao longo do certame, decorre fabrico de broa caseira. No domingo de manhã, realiza-se um percurso pedestre.

Como é habitual, destaca-se a feira de gado, com exemplares da raça barrosa e minhota, bem como as corridas de cavalos a galope e passo travado. Os dias são preenchidos com grupos de bombos e atuação de grupos folclóricos. As noites, com charangas, orquestras e Dj`s.

A cerimónia de abertura da 31ª Feira Agrícola do Vale do Mouro ocorre no dia 11, sábado, pelas 10h30.


A