quinta-feira, 29 de agosto de 2024

FEIRA TRADICIONAL DE PORTELA DE ALVITE

O certame, promovido pela Junta de Freguesia de Merufe, em Monção, e pela Junta de Freguesia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, realiza-se no próximo fim de semana, dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, com o objetivo de preservar e valorizar o mundo rural.

 

Numa aposta clara em defender os costumes ancestrais e valorizar a identidade rural numa área de montanha, as freguesias de Merufe, em Monção, e de Sistelo, em Arcos de Valdevez, promovem, em conjunto, a Feira Tradicional de Portela de Alvite.

Realizado no recinto da feira do gado, o certame, dedicado ao mundo rural, compreende feira da cachena e do garrano, concurso pecuário, corridas de cavalos, festival de folclore, encontro de rusgas, cantadores ao desafio e concentração de grupos de concertinas.

Muito procurado pelos comerciantes de gado da região minhota, Portela de Alvite, lugar que liga os concelhos de Monção e Arcos de Valdevez, vai encher-se de expositores com material agrícola, tasquinhas com apetecíveis petiscos tradicionais e deliciosos vinhos brancos e tintos da região. 


M.M.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

VOLUNTARIADO JOVEM PELA NATUREZA E FLORESTAS


Neste verão, a Câmara Municipal de Monção, com a colaboração da Associação Transfronteiriça de Educação Ambiental RAIA, integra, mais uma vez, o Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas, programa do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

 

No âmbito do programa, vários jovens monçanenses, com idades entre 14 e 16 anos, desenvolvem ações de limpeza, procedendo, ainda, à identificação e remoção de espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela.

 

A vereadora da Juventude, Daniela Fernandes, esteve presente em algumas ações, tendo, pessoalmente, agradecido e elogiado o trabalho dos jovens monçanenses na proteção da natureza e na sensibilização da comunidade local para a temática ambiental.


M.M.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

FEIRA DOS 27 EM CEIVÃES


24 e 25 de agostono Largo de Santo Amaro, em Ceivães, Monção.

Um certame de promoção do mundo rural e despedida dos nossos emigrantes.

Nestes dois dias de animação e confraternização, feitos ao ritmo da sonoridade tradicional e degustação de um petisco tradicional, a “Feira do 27” apresenta uma programação diversificada com destaque para a feira de gado e para o mercado de produtos agrícolas.

O folclore, os bombos, e as concertinas são presença constante ao longo de todo o fim de semana. Após atuação de Guilherme Dias e Joana Ferreira, campeões nacionais de dança desportiva, pelas 22h00, a noite de sábado promete animar-se, pelas 22h30, com a presença do grupo Marés Vivas.

Decorrendo num período com presença de muitos emigrantes, o certame agrícola, com organização da União de Freguesias de Ceivães e Badim e apoio da Câmara Municipal de Monção, constitui um momento de confraternização (para muitos, a última deste ano), e recordação do quotidiano de tempos passados.

M.M.

domingo, 4 de agosto de 2024

PINTURA DE PUSKAS E ESCULTURA DE FERNANDO BARROS EM CAMINHA




Puskas, o mais conhecido e prestigiado pintor de Monção, está a expor na galeria CAMINHENSE, mesmo no centro da vila de Caminha, juntamente com o escultor amarantino Fernando Barros até 15 de agosto.

Puskas apresenta cerca de 25 obras em aguarela, acrílico e óleo com paisagens e figuras que vão do abstracionismo ao figurativo, algo em que o artista se tem vindo a destacar e que motiva o interesse crescente pelas suas obras.

Quanto ao seu amigo e parceiro de exposição, Fernando Barros, apresenta-se com meia dúzia de esculturas de madeira que aproveita (dá-lhe uma nova utilização), demonstrando uma aposta na sustentabilidade e uma genuinidade que lhe é reconhecida no mundo das artes.

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

 Com organização do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, o 39º FolkMonção – O Mundo a Dançar, realiza-se, entre 02 e 11 deste mês de agosto, em oito concelhos do Alto Minho e um da Galiza, contando com a participação de grupos vindos de 10 países: Colômbia, Coreia, Espanha, México, Panamá, Portugal, Sérvia, Taiwan e Uruguai.
Em Monção, as galas de abertura (Deu-la-Deu) e encerramento (Alvarinho) decorrem no Campo da Feira, em Monção, e a gala da aliança, em Ponte de Mouro. O programa engloba, ainda, receção aos grupos participantes, ateliês de dança e desfile pela feira semanal e centro histórico da vila.
O programa pode ser consultado em  https://folkmoncao.com/

agendacultural.moncao