sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

MUSEU DO ALVARINHO ASSINALA UMA DÉCADA

Hoje, pelas 18h30, apresentação do programa “10 anos do Museu Alvarinho”, seguido de concerto “Inside”

 

O Museu Alvarinho, localizado na Casa do Curro, foi inaugurado no dia 28 de fevereiro de 2015 numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque. A partir desse dia, Monção passou a contar com um equipamento relevante e defensor do vinho Alvarinho, aberto a munícipes, turistas e apaixonados pelo mundo dos vinhos.

 

Representa um trunfo valioso na defesa e divulgação do Vinho Alvarinho, potenciando as suas características endógenas e as empresas locais dedicadas à sua produção. Constitui um espaço de promoção, comercialização e degustação daquele produto demarcado e singular com elevada importância na economia de muitas famílias monçanenses.


Distribuído por diferentes áreas, este espaço proporciona aos visitantes uma autêntica viagem pelo mundo deste famoso néctar, disponibilizando informação interativa sobre a origem, evolução e empresas dedicadas à produção deste verdadeiro ex. libris do concelho de Monção.


M.M.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

XLVI RALI À LAMPREIA É ESTE FIM DE SEMANA


Dias 22 e 23 de fevereiro de 2025

 

Um dos eventos mais mediáticos do concelho de Monção, que junta milhares de pessoas nos restaurantes e passeios da vila, engloba prova noturna, no sábado, e provas diurnas, no domingo (manhã e tarde). Participação de 56 condutores. Programa completa-se com o VI Encontro de Clássicos da Lampreia e o VIII Rali Gastronómico.

 

O Município de Monção, em colaboração com várias entidades, promove, nos dias 22 e 23 de fevereiro, o fim-de-semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho. O objetivo é divulgar este prato singular com tradição no concelho e dinamizar o setor hoteleiro em época baixa.

 

Neste fim de semana, 14 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa camarária, prometendo confecionar aquele afamado ciclóstomo com tradição, requinte e inovação. O ponto alto do programa será a realização do XLVI Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel no centro histórico da vila raiana, cuja primeira edição remonta ao ano de 1967.

 

Com a presença previsível de meia centena de participantes de Portugal e Espanha, o Rali à Lampreia engloba, mais uma vez, uma prova noturna no sábado. À semelhança dos últimos anos, com assinalável sucesso, os motores vão “aquecer” mais cedo.

 

Nessa noite e no almoço de domingo, os restaurantes participantes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da Lampreia do Rio Minho e dos produtos vínicos do concelho. O arroz de lampreia é o prato mais comum, contudo, a oferta estende-se a outras formas de confecionar a lampreia.

 

A segurança é prioritária neste género de provas desportivas. Atenta a essa circunstância, a autarquia garante prioridade à proteção dos condutores e do público, procedendo, nesse sentido, à instalação de jerseys de segurança e três bancadas ao longo do percurso.

 

Além do Rali à Lampreia, a Câmara Municipal de Monção programou, neste fim de semana, um conjunto variado de atividades direcionadas para levar a Monção o maior número de visitantes. Neste capítulo, destaca-se, no sábado, o VI Encontro de Clássicos da Lampreia, com início do passeio às 10h00, e o VIII Rali Gastronómico, entre as 15h00 e as 20h00. 

 

Com organização da Associação “Buraca da Moura”, o passeio de clássicos compreende visitas a locais históricos de Monção e dos concelhos vizinhos.  Trata-se de uma oportunidade única para juntar a beleza da paisagem a um património de eleição e uma gastronomia com tradição.

 

O VIII Rali Gastronómico consiste num circuito por 5 bares aderentes à iniciativa, onde cada um deles apresenta um acepipe de lampreia, confecionado pelos alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria da EPRAMI, polo de Monção. O percurso pelos bares é acompanhado pela charanga “Bando das Gaitas”.

 

O kit (copo, porta-copos e passaporte) tem um custo de 3,50 €, sendo adquirido na Loja Interativa de Turismo. Em cada consumo, o participante valida o passaporte. No final, quem concluir o percurso com 5 carimbos, recebe de oferta o jogo de tabuleiro “Monção e o Dragão”.


M.M.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

E-REDES instala três novos postos de transformação em Monção

A E-REDES, empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, instalou três novos postos de transformação (PTD) nas freguesias de Longos Vales, Moreira e Pias no concelho de Monção.

As infraestruturas com uma potência conjunta de 420 kVA e com ramais de Média Tensão (MT) de 1100 metros de comprimento, já em funcionamento, foram inauguradas dia 4 de fevereiro com a presença de Francisco Campilho, Miguel Pinto, Tiago Parente e Luis Torres representantes da E-REDES e de Antonio Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção, e João Marques Presidente da Junta de Freguesia de Moreira, Gaspar Pereira de Castro, Presidente da Junta de Freguesia de Pias e Ana Esteves, representante da Junta de Freguesia de Longos Vales.

A rede de baixa tensão (BT) nas zonas foi reforçada numa extensão aproximada de 800 metros, resultando assim numa melhor gestão da rede.

As obras, que representaram um investimento de cerca de 170 000 euros, vão reforçar a qualidade de serviço na zona, dotar a rede de maior capacidade e resiliência, ficando ainda garantida a disponibilidade de potência para satisfação de novas solicitações de energia elétrica para as zonas em causa.

Para a E-REDES, este procedimento em estreita colaboração com o município de Monção enquadra-se na sua política de otimização da qualidade de serviço e eficiência energética, resultante do compromisso que a empresa assumiu com a autarquia.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

PORTA DO ROSAL INTERDITA À CIRCULAÇÃO "POR TEMPO INDETERMINADO"

 A Câmara de Monção interditou à circulação automóvel e pedonal na porta do Rosal da Fortaleza, devido à “necessidade de ser efetuada uma vistoria para avaliação técnica e estrutural”, revela um edital consultado hoje pela Lusa.

A medida relativa àquele Monumento Nacional entrou em vigor às 18:00 de segunda-feira e vai manter-se “por tempo indeterminado”, acrescenta-se no edital daquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Na rede social Facebook, a autarquia explica que a proibição foi determinada pelo Serviço de Proteção Civil Municipal, “devido ao aparecimento de alguma instabilidade no amuralhado, por uma questão de prevenção e segurança”.

“A situação já foi comunicada à Direção Regional da Cultura do Norte, aguardando-se, agora, uma vistoria para avaliação técnica e estrutural daquela zona da Fortaleza de Monção”, descreve o município.

O Museu “Viagem no Tempo Alto Minho 4D – Rota dos Castros”, localizado numa das casamatas, foi encerrado ao público.

“Num período com forte possibilidade de ocorrência de chuva, de acordo com o IPMA [Instituto Português do Mar e Atmosfera], a medida do Serviço de Proteção Civil Municipal revela atenção e ponderação, num quadro preventivo, em relação a eventuais constrangimentos como, infelizmente, tem acontecido em estruturas semelhantes, situadas em outras localidades do país”, refere a câmara.

Para “agilizar o trânsito”, foi autorizada a circulação no sentido ascendente da Avenida Dr. António Felgueiras até à Rua Eng. Duarte Pacheco.

A autarquia determinou ainda a proibição de contornar à direita no Cine Teatro João Verde para quem se desloca da Praça da República.

L.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

MONÇÃO NA ROTA DO DIGITAL PARA “ACELERAR O NORTE”

 O Monção Habitat Criativo – Incubadora de Empresas recebeu, ontem, um roadshow do programa “Acelerar o Norte”, iniciativa que percorre as 8 sub-regiões do Norte do pais, de forma a mobilizar o tecido empresarial local para a economia digital. O objetivo é ”digitalizar negócios” para fazer “crescer a economia”.

 

Com a presença de responsáveis do projeto e da ACIAB, uma das aceleradoras digitais do Alto Minho, cerca de quatro dezenas de empresários locais tomaram contacto com as vantagens da transição digital dos seus negócios, recebendo informações sobre as condições de elegibilidade para quem pretende candidatar-se ao projeto “Acelerar o Norte”.

 

Elisabete Parodi, especialista na área digital, abordou as ferramentas de gestão do negócio online, lançando algumas ideias para alavancar a presença digital. Disse: “Assumindo-se como um complemento ao espaço físico, o digital permite ultrapassar as barreiras geográficas, sendo, por isso, um contributo significativo para contrariar a interioridade”.

 

A sessão contou, ainda, com os testemunhos de empreendedores locais que apontaram a inovação e a digitalização como elementos impulsionadores dos seus negócios: João Vale, sócio-gerente do Coca-Hipermercados, e David Domingues e Henrique Rios, sócios-gerentes do “Monsão Gin”.


M.M.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

SOFIA ALVES: “UMA HISTÓRIA MUITO DIVERTIDA, ONDE OS TEMAS SÉRIOS SÃO ABORDADOS COM HUMOR E DESCONTRAÇÃO”

Peça de teatro “Amigos com Benefícios” sobe ao palco do Cine Teatro João Verde, no dia 15 de fevereiro, sábado, pelas 21h30

 

A comédia “Amigos com Benefícios”, produção do Teatro Dramax Oeiras, com direção de Celso Cleto, está em périplo pelo território nacional. Por onde tem passado, as salas têm esgotado e o público tem-se divertido. Com descontração, sem tabus, abordam-se temas importantes da sociedade.

 

Em entrevista ao Portal “Sapo 24”, a protagonista, Sofia Alves, que contracena com Diogo Lopes e Filipe Matos, revela que a peça é “uma história muito divertida e com um humor muito inteligente, cujo texto entra em assuntos sérios e sai com perfeita elegância”.

 

“Com graça e descontração, dizemos coisa que divertem o público, fazendo-o refletir. É uma forma simples e desinibida de tocarmos em assuntos importantes”, afirma Sofia Alves, referindo que “as pessoas riem do princípio ao fim da peça, numa hora e meia de interação e cumplicidade entre o palco e a plateia”

 

Sofia Alves interpreta uma pastora, cujo filho pretende assumir uma relação homossexual. O papel, como diz, foi intenso e espantoso: “a minha personagem é uma pastora religiosa radical que se depara com uma situação delicada, mas que nunca perde o sentido de humor, proporcionando momentos verdadeiramente hilariantes”.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Monção recebe Rali à Lampreia nos dias 22 e 23



 Um dos eventos mais mediáticos do concelho de Monção, que junta milhares de pessoas nos restaurantes e passeios da vila, engloba prova noturna, no sábado, e provas diurnas, no domingo (manhã e tarde). Programa completa-se com o VI Encontro de Clássicos da Lampreia e o VIII Rali Gastronómico.

 

O Município de Monção, em colaboração com várias entidades, promove, nos dias 22 e 23 de fevereiro, o fim-de-semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho. O objetivo é divulgar este prato singular com tradição no concelho e dinamizar o setor hoteleiro em época baixa.

 

Neste fim de semana, 14 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa camarária, prometendo confecionar aquele afamado ciclóstomo com tradição, requinte e inovação. O ponto alto do programa será a realização do XLVI Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel no centro histórico da vila raiana, cuja primeira edição remonta ao ano de 1967.

 

Com a presença previsível de meia centena de participantes de Portugal e Espanha, o Rali à Lampreia engloba, mais uma vez, uma prova noturna no sábado. À semelhança dos últimos anos, com assinalável sucesso, os motores vão “aquecer” mais cedo.

 

Nessa noite e no almoço de domingo, os restaurantes participantes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da Lampreia do Rio Minho e dos produtos vínicos do concelho. O arroz de lampreia é o prato mais comum, contudo, a oferta estende-se a outras formas de confecionar a lampreia.

 

A segurança é prioritária neste género de provas desportivas. Atenta a essa circunstância, a autarquia garante prioridade à proteção dos condutores e do público, procedendo, nesse sentido, à instalação de jerseys de segurança e três bancadas ao longo do percurso.

 

Além do Rali à Lampreia, a Câmara Municipal de Monção programou, neste fim de semana, um conjunto variado de atividades direcionadas para levar a Monção o maior número de visitantes. Neste capítulo, destaca-se, no sábado, o VI Encontro de Clássicos da Lampreia, com início do passeio às 10h00, e o VIII Rali Gastronómico, entre as 15h00 e as 20h00. 

 

Com organização da Associação “Buraca da Moura”, o passeio de clássicos compreende visitas a locais históricos de Monção e dos concelhos vizinhos.  Trata-se de uma oportunidade única para juntar a beleza da paisagem a um património de eleição e uma gastronomia com tradição.

 

O VIII Rali Gastronómico consiste num circuito por 5 bares aderentes à iniciativa, onde cada um deles apresenta um acepipe de lampreia, confecionado pelos alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria da EPRAMI, polo de Monção. O percurso pelos bares é acompanhado pela charanga “Bando das Gaitas”.

 

O kit (copo, porta-copos e passaporte) tem um custo de 3,50 €, sendo adquirido na Loja Interativa de Turismo. Em cada consumo, o participante valida o passaporte. No final, quem concluir o percurso com 5 carimbos, recebe de oferta o jogo de tabuleiro “Monção e o Dragão”.

M.M.

sábado, 1 de fevereiro de 2025

REQUALIFICAÇÃO DA ZONA DE LAZER DO LANDRE, NA BELA


A intervenção assegura a continuidade do processo de requalificação da margem do rio Minho, contemplando a criação de novos equipamentos, infraestruturas de apoio e espaços de lazer.

 

A zona de lazer do Landre, na Bela, está em fase de requalificação, prevendo-se a valorização daquele espaço ribeirinho junto à Ecovia do Rio Minho, reforçando, dessa forma, a funcionalidade e atratividade daquele corredor ecológico.

 

A intervenção, adjudicada à empresa “Limabuild – Engenharia e Construções, Lda”, pelo valor global de 302.147,94 €, assegura a continuidade do processo de requalificação da margem do rio Minho, contemplando a criação de novos equipamentos, infraestruturas de apoio e espaços de lazer.

 

Os trabalhos de requalificação constam da criação de um passeio pedonal entre a Avenida da Bela e o espaço de lazer, bem como a construção de dois edifícios (bar de apoio e sanitários). Procura-se, genericamente, fomentar atividades ao ar livre e práticas positivas de conservação paisagística, incentivando o turismo sustentável e a consciencialização ambiental.

 

Os dois volumes, assentes numa plataforma junto ao muro de suporte, estarão ligados por uma estrutura metálica, com acesso facilitado ao parque de estacionamento e ao percurso pedonal existente. A intervenção promove uma relação positiva com a topografia e a integração no espaço natural.

 

Realizando-se numa área sensível da margem do rio Minho, com o objetivo de valorizar a sua utilização em contexto de lazer, os trabalhos em execução privilegiam o relacionamento entre as diferentes cotas de terreno, através da construção de rampas e escadas com as dimensões adequadas, adaptando-se à imagem daquele local ribeirinho. 


M.M.