sábado, 25 de outubro de 2008

SENTAR-SE À MESA DO POBRE

Um monçanense, Antonino Dias, assumiu este mês as funções de Bispo de Portalegre-Castelo Branco. Oriundo da freguesia de Longos Vales, onde nasceu há 59 anos, este clérigo, que já foi jornalista, desde cedo mostrou uma inteligência fulgurante e capacidades acima da média, a par de sensibilidade para com um sentido de Igreja, no que ele pode significar de comunidade em que todos devem ter, de igual forma, lugar.
De origem humilde, nunca a esqueceu e procurou potenciar isso como uma mais-valia. Na entrada solene na nova diocese, vindo de Braga, onde era Bispo Auxiliar, Antonino Dias colocou a ênfase nos mais necessitados. Sereno e firme, próprio da sua maneira de ser, foi claro nisso mesmo, com um discurso, ao mesmo tempo, positivo e cheio de esperança, mas atento às hipocrisias e ao exibicionismo dos que usam a Igreja e a religião para a sua promoção social e económica.
“É fácil sentar o pobre à mesa e dar-lhe o peixe. É bonito. Pode até trazer dividendos de vária ordem e até ser conveniente para o espectáculo”- Todavia, adiantou, “é muito mais difícil ´´sentar-se à mesa do pobre, sentir e sofrer com ele no silencia discreto de quem ama e, aí, ter tempo para ele, perceber a sua fome e sede de justiça, ouvi-lo até ao fim e, se for caso, ensiná-lo a pescar e garantir-lhe o direito de o fazer em liberdade, sem medo nem complexos, no respeito pela sua dignidade, com direitos e deveres e com vocação à felicidade. Este serviço implica em quem o faz o despojamento de si próprio, a pobreza interior”, afirmou o prelado.
E não perdeu tempo, mesmo sendo inconveniente para muitos que o estavam a ouvir:”O maior e principal desafio para uma Igreja serva e pobre que sabe que, para ser credível, tem de viver de toalha à cinta, amando e servindo, de forma criativa, concreta e libertadora”. Concluindo: “O resto é demagogia! É mero entretenimento de novos fariseus para sossegar consciências endurecidas em paz podre e provocar que os pobres continuem ao léu, despidos da sua dignidade e sem força para reivindicar”. Por isso, “como sacramento de Deus, como Cristologia viva”, a opção pelos pobres “é o sinal evangelizador mais visível que a Igreja pode exibir”.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

DA MELHOR MANEIRA

Começou, da melhor maneira, a época 2008/09 para as equipas de futebol de 11 do concelho de Monção... e digo de futebol de 11 para destacar que, também em Monção, se praticam outras modalidades desportivas que tambem deram inicio neste mês à nova época, caso de futsal e basquetebol, e que não começaram de forma tão sorridente.
O Desportivo de Monção e os Raianos, que militam na divisão de Honra da Associação de Futebol de Viana do Castelo, na sua primeira jornada somaram pontos nos jogos que fizeram, tendo sido mais surpreendente o empate da humilde equipa de Messegães, em casa, conseguindo um belissimo empate frente á equipa do S.C. Valenciano, clube que vem da 3ª divisão nacional e que tem como objectivo para lá tornar. A equipa dos Raianos empatou a uma bola com o Valenciano, num jogo que esteve a vencer por uma bola a zero. Surpresa ou não, o resto do Campeonato o dirá.
O Desportivo de Monção iniciou este campeonato recebendo em casa a equipa do Vila Franca, vencendo por 3-0 num jogo sem contestação. Sendo assim, a equipa mais representativa do concelho monçanense, com este resultado, assumíu a primeira posição do Campeonato Distrital da Divisão de Honra.
Na 1ª divisão distrital, a equipa do Centro Social e Paroquial de Moreira vai na 2ª jornada do mesmo campeonato, tendo perdido fora de casa, frente ao forte Vitorino de Piães, por 2-0. Conseguiu, porém, na 2ª jornada uma vitória em casa frente ao Lanheses por 3-2. Parece que esta equipa de Moreira nos dá esperanças de conseguir uma melhor classificação do que em épocas anteriores!
Quanto a outras modalidades, concretamente futsal e basquetebol, não há muitas novidades porque os campeonatos ainda não tiveram o seu ínicio oficial. A seu tempo cá estaremos para vos deixar todas as informações!

FRANCISCO FERREIRA

domingo, 5 de outubro de 2008

AGENDA DE OUTUBRO

EXPOSIÇÔES
Até 21
Exposição de pintura de Mitra
Casa do Curro. De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.
De 2 a 14/11
“As Invasões Francesas e a Restauração Nacional de 1808”
Sala de Exposições da Casa Museu de Monção/Universidade do Minho
De terça a sexta das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h30.
Sábados das 15h00 às 18h30.
Permanente
Mobiliário, elementos decorativos e colecções de louça e pintura com elevado valor patrimonial e histórico.
Casa Museu de Monção/Universidade do Minho
Visitas guiadas às 3ªs e 5ª feiras, entre as 15h00 e as 17h00, mediante inscrição para o telefone 251.652159 ou fax 251.652160
Permanente
Artesanato tradicional, louça regional e publicações alusivas à cultura e turismo do Alto Minho (RTAM)
Delegação de turismo. Casa do Curro.
De segunda a sábado das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

BIBLIOTECA
Biblioteca Rural Itinerante
“O livro vai ao encontro das comunidades locais”
Barbeita (1) Bela (2) Cortes (3) Longos Vales (7) Troviscoso (8) Merufe (9) Riba de Mouro (10) Segude (14) Tangil (15) Barbeita (16) Bela (17) Cortes (21) Longos Vales (22) Troviscoso (23) Merufe (24) Riba de Mouro (28) Segude (29) Tangil (30) Barbeita (31)

FESTIVIDADE
Dia 5
Festa em honra de Nossa Senhora da Saúde
Padroeira da Banda Musical de Monção
Romagem ao cemitério dos Milagres e de Monção; Arruada da Banda Musical de Monção; Saudação à Câmara Municipal de Monção; Missa solene seguida de procissão

TRADIÇÃO
Dia 17
Feira Tradicional
Praça Deu-la-Deu Martins
Alunos, professores e auxiliares da EB1 e jardim-de-infância de Cortes vestem-se a rigor e vão recriar, durante a manhã, uma feira tradicional no centro histórico da vila.
ADEGA COOPERATIVA
Dia 11
10h30
Eucaristia em sufrágio pelos cooperantes falecidos
12h00
Cerimónia de inauguração das novas instalações da Adega de Monção presidida pelo ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Dr. Jaime de Jesus Lopes da Silva
13h00
Almoço comemorativo dos cinquenta anos da Adega de Monção

FUTEBOL
DESPORTIVO DE MONÇÃO
Campeonato Distrital da Divisão de Honra
Dia 5 - Desportivo de Monção – Vila Franca
12 – Correlhã – Desportivo de Monção
19 – Desportivo de Monção – Ponte da Barca
26 – Neves - Desportivo de Monção