quarta-feira, 5 de março de 2008

DE PEQUENINO SE TORCE O PEPINO

O Desportivo de Monção e o Centro Social e Paroquial de Moreira constituem as colectividades do concelho que têm apostado seriamente na formação desportiva.
Comecemos pelo Desportivo de Monção, com actividade nos escalões de Escolas, Infantis e Juniores. Nesta época 2007/08 não apresentou equipa de Juvenis, mas, como tinha feito a inscrição na Asssociação de Futebol de Viana do Castelo, ficou impedido de, durante dois anos, inscrever este escalão nas provas daquela. Coisas que acontecem quando não são bem organizadas!
Mas vamos às que estão em competição. As "Escolas" do Desportivo fizeram uma boa primeira fase, mas não chegou para passar à fase seguinte, pelo que, neste momento, está a disputar o Torneio Extraordinário do respectivo escalão. O mesmo sucede com o escalão seguinte, ou seja, os Infantis que, apesar de muito trabalho, tambem não passaram à fase final e, por isso mesmo, estão no respectivo Torneio Extraordinário. Os Juniores, que são os mais crescidos dentro da "Formação", estão a realizar um óptimo campeonato, ocupando, neste momento, o 1º lugar na prova que dá acesso aos "Nacionais". Faltam, ainda, oito Jornadas para terminar o Canpeonato Distrital de Juniores e penso que, se não houver azar, a equipa monçanense vai ao "Nacional" deste escalão.
Os técnicos dos escalões do Desportivo de Monção Pedro Nato (Escolas), Rui Pereira (Infantis) e a dupla Manolo/Tábuas (Seniores).
Todavia, o Centro Social e Paroquial de Moreira tem mais "gente" em formação, com Escolas, Infantis, Iniciados e Juvenis.
Muito trabalho, mas, para já, com satisfação, pois, nos escalões de Escolas e Iniciados, a equipa de Moreira passou á fase final. No escalão de Infantis foi por pouco que não o conseguiu, mas, mesmo assim, está a disputar o respectivo Torneio Extraordinário e, no Campeonato Distrital de Juvenis está nos seis primeiros lugares. É de salientar que é a primeira vez que esta colectividade tem uma equipa em competição neste escalão.
Talvez fosse necessária mais ajuda a este Centro Social e Paroquial de Moreira, pois, além de toda esta "pequenada" (cerca de 100 atletas), ainda tem os Séniores a disputar a 1ª divisão Distrital de Viana do Castelo. Daqui faço um apelo a todos os que têm responsabilidades no nosso concelho e, não só, a todos os monçanenses para que se debrucem sobre este aspecto desportivo e ajudem de acordo com as suas possibilidades.
Os treinadores destas equipas são o Quim Zé (Escolas), Vitor Rei (infantis), Sérgio Pombo (Iniciados) e Fernando Duro (Juvenis). Tudo gente da terra que, com grande sacrificio, todas as semanas se empenham em orientar da melhor maneira que podem e sabem os miúdos de vários pontos do concelho; isto porque os jogadores não são todos de Moreira!
Concluindo: Monção é terra de atletas e mais de meio milhar estão na "Formação"! É a aposta certa, porque "é de pequenino que se torce o pepino".

FRANCISCO FERREIRA

Sem comentários: