sexta-feira, 4 de julho de 2008

CENTRO ESCOLAR DE MONÇÃO

Até à inauguração do Centro Escolar de Monção, no local da actual Escola Pinheiro Gonçalves, vão decorrer dois anos lectivos. Com as obras em curso, as crianças terão de ser deslocadas para outro local. A opção que, à partida, seria entendida como a mais correcta e racional, passaria pelas excelentes instalações da escola de Pias, que deixou, no ano lectivo que agora termina, de ter 2º e 3º ciclo. Espaço e condições não faltavam... A autarquia responsabilizar-se-ia pelo transporte das crianças! Todavia, os papás das crianças da vila não aceitaram tal hipótese e aquela acabou por ceder... Deste modo, vão para o edifício do Seminário!
Nesse sentido, decorreram, esta semana, reuniões do Conselho Municipal de Educação e de pais/encarregados de educação. A hipótese de aquisição de um novo terreno, por parte da Câmara Municipal, foi colocada de parte, face aos preços inflacionados que se estão a praticar na área urbana de Monção, designadamente na zona da Boavista, local tido como eventual hipótese.
A nova estrutura deverá ter 19 salas de aula, mais algumas de apoio, polivalentes, sala de professores e um polidesportivo coberto. Deverá custar cerca de 3 milhões de euros, equipamentos incluídos, segundo nos informou Augusto Domingues, vereador do pelouro. Das actuais duas centenas de crianças que frequentam a Escola José Pinheiro Gonçalves, deverá passar-se às três centenas, com a integração das escolas da margem ribeirinha ao Minho, entre Lapela e Barbeita, que, entretanto, fecharão.
O edifício do Seminário terá, porém, de sofrer uma intervenção, a fim de poder acolher as crianças do 1º ciclo e jardim de Infância durante os doiss próximos anos lectivos. A autarquia vai ali fazer as necessárias obras, por ajuste directo, assim como se obrigou a pagar à Diocese, pelo arrendamento, cerca de 2500 euros mensais. Além disso, terá de colocar dois contentores pré-fabricados, a fim de poder acolher todas as crianças.
Augusto Domingues argumenta que, apesar de tudo, as instalações do Seminário acolheram, há poucos anos, de forma satisfatória, os alunos do Centro Escolar de Mazedo e a Escola Profissional (EPRAMI). No futuro, de acordo com o autarca, que lembrou o que preconiza a Carta Escolar do Concelho, o ensino do 1º ciclo (antigas escolas primárias) ficará concentrado nos centros escolares de Monção, Mazedo, Pias e Tangil, devendo manter-se, ainda, em funcionamento a escola de Cortes. A longo prazo, poderá haver um novo centro escolar na zona poente da vila de Monção.

Sem comentários: