sábado, 30 de agosto de 2008

VOLTAR À PASMACEIRA

A espécie de Verão que tivemos está a dar os últimos estertores e, com estes, a imagens do brilho e colorido das festas populares, das noites mal dormidas, do convívio com os que da diáspora vieram passar férias e matar saudades da terra-mãe que lhes negou o conforto financeiro que lá fora, na mor das vezes, conseguiram.
A confusão de tanta gente nas ruas, que leva muitos dos que por cá ficaram a sentirem-se invadidos nas suas rotinas, está a chegar ao fim. A animação vai ficar mais contida, as ruas da vila e aldeias mais desertas e o “não se passa nada” vai, novamente, constar do nosso quotidiano.
Valha a verdade, porém, que isso ainda não é, desde já, totalmente verdade! Designadamente pelo facto de um "senhor prior" continuar a ter uma conduta “exemplar”. Depois de um morto ter andado, alegadamente, em bolandas, nenhum clérigo marcará presença nas cerimónias religiosas da Festa da Senhora dos Milagres, no próximo dia 8. Ao que parece, com o “vista grossa” ou, mesmo, o apoio de quem não é porta-voz da vontade divina…
A razão prende-se com a polémica da propriedade do centenário Santuário em honra da padroeira que, todos sabem, tem um valor patrimonial elevado… Daí, pela primeira vez desde que há memória, que, por exemplo, não haverá missa solene e a procissão será, literalmente, “sem padre”. Enquanto isto, muitos crentes vão-se sentindo, cada vez mais, marginalizados pelos superiores hierárquicos!

1 comentário:

adpcantunes disse...

Eu tive a graça de nascer neste lugar
maravilhoso. E é com muita tristeza que vejo esta situação.
Nós, católicos, necessitamos de Padres novos e bons coisa difícil de achar. Só nos resta pedir a Deus, mais e boas ordenações.