terça-feira, 12 de abril de 2011

ESCUTEIROS REUNIDOS


Numa actividade que animou, no último domingo, a vila de Monção, cerca de 650 escuteiros oriundos de 15 agrupamentos da região, anteciparam o dia 23 de Abril - dia de S. Jorge, desenvolvendo um conjunto de actividades em torno do objectivo principal deste dia: recordar o seu patrono mundial, representar a unidade dos escuteiros do mundo inteiro e, simultaneamente, o desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus.

Seguindo um objectivo comum, derrotar a "Coca", criatura emblemática representada na figura de um dragão, associada aos "males de que padece a nossa sociedade", os escuteiros construíram raquetes, fisgas e catapultas recorrendo a materiais reciclados e madeira.

O dia culminou com um épico combate com a "Coca", dragão que lutou com S. Jorge. Nesta luta que encerrou o dia de actividades, os lobitos derrotaram ao monstro lendário, colando post-it's com valores que se propõe cumprir, fazendo frente aos valores negativos de que vivemos rodeados. Já os exploradores, pioneiros e caminheiros bombardearam o temível dragão com balões de água e bolas, lançados pelas construções que idealizaram ao longo do dia.

A todos os escuteiros presentes foi entregue uma rosa vermelha a recordar S. Jorge, simbolizando os valores da promessa escutista e todos os sacrifícios que este herói efectivou durante a sua vida.

Esta actividade foi organizada conjuntamente pela Junta Regional de Viana do Castelo, o Agrupamento de Monção, que celebra 25 anos de actividade, a Câmara Municipal de Monção e o Instituto Português da Juventude.

C.N.E.

Sem comentários: