quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CRISE ANALISADA NAS JORNADAS TEOTONIANAS

O arciprestado de Monção, na diocese de Viana, associa-se às comemorações jubilares dos 850 anos da morte de São Teotónio com uma nova edição das Jornadas Tetonianas, este ano dedicadas à problemática da crise.

A iniciativa vai decorrer no salão paroquial 17 e 19 de fevereiro.

Na abertura destas jornadas culturais, o bispo auxiliar de Braga, D. Manuel Linda, vai abordar o tema ‘A crise financeira, crise de valores’.

Estas jornadas, com mais de duas décadas, nasceram pela mão do então reitor do Seminário Diocesano e atual bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, para homenagear São Teotónio (1082-1162), natural de Valença.

O palco do salão paroquial da vila de Monção recebe, no dia 18, às 21h30, festa litúrgica de São Teotónio, o grupo amador de teatro ‘Verde-Vejo’, da freguesia de Verdoejo, do concelho de Valença, para uma representação da vida do primeiro santo português.

A 23ª edição das Jornadas Teotonianas encerra-se com a intervenção de José Carlos Miranda, professor catedrático, que abordará ‘A memória de S. Teotónio e o futuro de valores’.

Os promotores sublinham que a iniciativa quer ser um contributo para tornar presente a memória de “tão ilustre figura da cultura do seu tempo” e, ao mesmo tempo, deixar o desafio do “retorno de valores” como um meio de superar a atual crise.

PG/OC

Sem comentários: