sábado, 30 de maio de 2015

NOVO PRATO GASTRONÓMICO: LOMBELO À S. JORGE

O Chefe José Vinagre chamou-lhe um prato simples e criativo que junta o melhor dos produtos locais à qualidade vínica da região. O Vereador Paulo Esteves considerou que vem diversificar a nossa oferta gastronómica e constituir mais um motivo para reforçar a imagem de Monção como um destino turístico de excelência

A oferta gastronómica do concelho de Monção está mais rica e diversificada. No âmbito da iniciativa “Prove Alto Minho”, promovida pela CIM Alto Minho, Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) e os 10 municípios da região, foi apresentado, ao final da tarde de ontem, no Museu do Alvarinho, um novo prato: Lombelo à S. Jorge.
O chefe José Vinagre chamou-lhe “um prato simples e criativo” que “irá enriquecer a suculenta ementa local”, podendo ser “confecionado em qualquer época do ano” com a particularidade de “juntar o melhor dos produtos locais à qualidade viníca da região”.
A receita, veio depois: “Bem, o lombelo tem de marinar em vinho Alvarinho, sendo acompanhado por bicas, cozidas e fritas, e um caldoso arrozinho de grelos com rodelas de chouriço da terra” explicou José Vinagre, lembrando: “a criação é esta mas cada restaurante, sem fugir à sua essência, pode e deve interpreta-la à sua maneira”.
Esta nova criação gastronómica, saída de um grupo de trabalho constituído por empresários de restauração, cozinheiros e representantes do município e da CIM  Alto Minho, deverá estar nas ementas dos 14 restaurantes aderentes à iniciativa no decorrer do Corpo de Deus/Festa da Coca, entre os dias 4 e 7 de junho. A decisão caberá aos proprietários que, dentro de dias, vão reunir e acertar estratégias de promoção e comercialização.

O vereador das Atividades Socioculturais, Paulo Esteves, sublinhou o interesse e dinamismo dos empresários de hotelaria do concelho, enalteceu o trabalho de preparação efetuado pelo grupo de trabalho e realçou a importância do novo prato na defesa e valorização da gastronomia local.

C.M.

Sem comentários: