sábado, 19 de maio de 2018

CORPO DE DEUS/COCA DE MONÇÃO


O Corpo de Deus/Coca de Monção, festas concelhias, é um dos momentos mais relevantes do calendário cultural do concelho de Monção e um dos principais motivos de valorização da etnografia popular e afirmação da identidade coletiva do nosso povo, do nosso território.

QUINTA-FEIRA – 31 DE MAIO

10h00 |
ARRUADA DA “COCA”
A Coca mostra-se ao público com desfile pelas principais artérias da vila e paragem na Praça Deu-la-Deu. Na sala de visitas de Monção, a curiosidade das crianças é grande, sendo o momento aproveitado pelos pais para o respetivo registo fotográfico. Presença do cavaleiro S. Jorge e animação com os grupos de bombos “Os Ceboleiros” e “Bombolásticos” que vão percorrer o centro histórico da vila, envolvendo o público na festividade.

17h00 |
EUCARISTIA E PROCISSÃO SOLENE
A Eucaristia, na Igreja Matriz, e a Procissão Solene, pelas principais artérias da vila, são momentos muito participados pela população, revelando respeito, devoção e fé. A Procissão exprime grande esplendor, destacando-se a custódia sob o pálio e todas as cruzes e pendões das paróquias que formam o Arciprestado de Monção. As bandas musicais de Monção e Tangil, bem como o S. Jorge e a Coca também participam na procissão.

18h30 |
CHARANGA A CAVALO DO REGIMENTO DE CAVALARIA DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
O vasto repertório da Charanga, adaptado à especificidade de cada atuação, é trabalhado pelos próprios executantes, os quais fazem os arranjos e adaptações necessárias. Única no mundo a executar os três movimentos do cavalo (passo, trote e galope), a Charanga apresenta um espetáculo ímpar e singular quer pela qualidade técnica das atuações quer pelo aspeto cénico e visual.


19h00 |
COMBATE ENTRE A “COCA” E S. JORGE
Depois da Procissão Solene, o povo ruma ao Anfiteatro Natural do Souto, local onde decorre o tradicional combate entre S. Jorge, padroeiro do reino que simboliza o bem, e a Coca, dragão pintado de verde que simboliza o mal.

O dragão, construído em tela sobre armação de madeira e com rodas disfarçadas sob as patas pintadas como garras de unhas aguçadas, é exteriormente empurrado por 4 a 6 valentes, sendo a mobilidade conseguida por outro valente que é transportado no interior do monstro.

As cores berrantes e o tamanho da Coca provocam receio no cavalo que S. Jorge cavalga, impedindo ou dificultando a aproximação suficiente para o guerreiro desferir os golpes castigadores do mal. Com o decorrer dos minutos, o “combate” provoca a boa disposição na assistência que premeia com palmas as boas provas de um e de outro num claro sinal de independência.

O povo anima-se com as investidas e peripécias de ambos, saindo o cavaleiro vencedor se cortar uma orelha e introduzir a lança, por duas vezes, nas goelas do dragão. Reza a história que, caso vença S. Jorge, haverá boa colheita de Alvarinho. Se a vitória sorrir à Coca, aproximam-se tempos difíceis e incertos.

SEXTA-FEIRA – 1 DE JUNHO

10h00 |
CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Animação, entusiasmo e partilha de experiências. Ingredientes de um programa para celebrar em contexto informal e com imensa diversão à mistura. Iniciativa promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção enquadrada na Festa do Corpo de Deus/Coca de Monção. Decorre na Praça Deu-la-Deu com a realização de atividades para crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

22h00 |
NOITE DE FADOS
O jardim da Biblioteca Municipal de Monção é palco de uma Noite de Fados com Jorge Nande, Ana Ferreira, Rui Cunha, e Marlene Rodrigues. Na guitarra portuguesa, estão Francisco Vieira e José Manuel, na viola de fado, João Martins, e na viola baixo, Henrique Rabaçal.


SÁBADO – 2 DE JUNHO

11h00 |
ENTREGA DE PRÉMIOS “ERA UMA VEZ…..A BIBLIOTECA MUNICIPAL”
Cerimónia realiza-se na Biblioteca Municipal de Monção com a presença dos jovens premiados e familiares. O objetivo deste concurso é incentivar a prática da escrita junto dos mais jovens, incutindo-lhes competência criativa e capacidade narrativa. Os premiados recebem diplomas e vales para “descontar” nas papelarias locais em material escolar e artigos pedagógicos. Nesta cerimónia, será também entregue um voto de louvor a Rodrigo Gonçalves Ferreira, vencedor do concurso nacional “Faça Lá um Poema”, ensino secundário.

18h30 |
FESTIVAL DE MÚSICA “COCA`IN FESTA”
Festival de música com nomes emergentes no panorama musical nacional. Com organização do Bar Porta Onze, realiza-se na Rua da Independência, centro histórico de Monção. Participação dos grupos Xinobi, Chinaskee & Os Camponeses, Fugly, Rackham, Areia nos Calções e Funkamente. Com entrada gratuita, o festival entra pela noite dentro.

DOMINGO – 3 DE JUNHO

8h30 |
“CAMINHOS DO ALVARINHO”
Com organização do “Correr por Monção”, a iniciativa “Caminhos de Alvarinho” é uma simbiose perfeita entre a atividade física e o vinho Alvarinho. Na sua essência, esta caminhada, com cerca de 14 quilómetros, visa aliar a atividade física à descoberta do território da Sub-Região de Monção e Melgaço.

A caminhada tem início no Museu do Alvarinho, seguindo para a Quinta de Santiago, Adega Cooperativa de Monção, Solar de Serrade e Quinta da Pedra, terminando no ponto de partida, onde terá lugar um Alvarinho de Honra, acompanhado por canapés variados. Inscrições, no valor de 7,00 €, na Loja Interativa de Turismo.

16h30 |
CORTEJO ETNOGRÁFICO DAS FREGUESIAS
O Cortejo Etnográfico das Freguesias reflete a identidade cultural e patrimonial das freguesias do concelho de Monção num percurso realizado pelas ruas da vila e marcado por muita animação e alegria. Este ano, os carros alegóricos têm como referência “2018: Ano Europeu do Património Cultural”.

Além da sonoridade característica das nossas aldeias como bombos, concertinas e cavaquinhos, mostram-se algumas vivências de ruralidade como a prática da pastorícia, o trabalho do granito, as vindimas, a malhada do centeio, a fiada e a desfolhada. A riqueza gastronómica do concelho também marca presença com o fumeiro, os enchidos, o mel, a broa de milho, e as roscas e papudos.

TODOS OS DIAS

10h00/18h00 |
“BOCA DA COCA” - OFICINAS, INSTALAÇÕES, PERFORMANCES
Aqui pode dar-se largas à imaginação, participar em oficinas, contribuir para a criação de uma instalação coletiva, explorar dispositivos cénicos ou simplesmente brincar. Há ainda lugar para construir uma memória de bolso. E para uma pausa no fazer, todas as famílias estão convidadas a assistir a momentos performativos. No sábado, o “EZ Sub” navegará as ruas de Monção. No domingo, a proposta é “Circontando”, um conto musicado para rir. Sessões às 11h00 e às 15h00.

EXPOSIÇÃO “A COCA RABIXA POR MONÇÃO”
Nestes quatro dias de festa, com prolongamento até 10 de agosto, estarão expostas, em diferentes locais da localidade, várias Cocas elaboradas pelas instituições/associações/clubes do concelho. Neste trabalho criativo, recorreram a materiais diversificados na sua conceção, apresentando, nas ruas e praças do centro histórico, parte do imaginário monçanense.

Envolva-se na história e tradição. Participe em quatro dias festivos. 

C.M.

Sem comentários: