quinta-feira, 3 de outubro de 2019

SEMANA DA EUROCIDADE POTENCIA SENTIMENTO DE UNIÃO E PARTILHA ENTRE MONÇÃO E SALVATERRA DE MIÑO

Com o objetivo de potenciar o relacionamento transfronteiriço, promover a atividade desportiva ligada ao rio Minho e auxiliar quem atravessa a fronteira para lazer ou trabalho, realizou-se, entre 25 e 29 do corrente, a II Semana da Eurocidade Monção – Salvaterra de Miño.

Ao longo destes dias, decorreu uma “Aula Aberta” na Eprami, polo de Monção, com visita de meia centena de jovens galegos aquele estabelecimento de ensino para se familiarizarem com os espaços existentes e tomarem contacto com a oferta educacional disponível.

Referência ainda para a conferência “Problemática Transfronteiriça no Emprego”, da autoria de Teresa Ventin, coordenadora do Eures Transfronteiriço, onde foram abordadas questões importantes para quem trabalha do outro lado da margem, bem como a exposição de fotografia “Rio Minho e suas margens: passado e presente na raia”, evidenciando a transformação cultural, humana e patrimonial da “fronteira”. 

Devido às condições atmosféricas da passada sexta-feira à noite, a Caminhada com as Estrelas, que englobava observação astronómica no Miradouro do Rio Minho, em Salvaterra de Miño, foi adiada para uma data posterior. Os cinquenta inscritos terão a oportunidade de fazer a caminhada de 5 quilómetros mais tarde, sendo-lhes comunicada a nova data.

Apesar da incerteza do tempo, as tardes de sábado e o domingo mostraram grande recetividade de munícipes e visitantes nas atividades promovidas pela Subzone Extreme. O rio encheu-se de vida com kaikes a subir e descer e, na margem, tanto o kart cross a pedais como o tiro ao alvo com arco chamavam a atenção de pequenos e grandes.

Como foi possível constatar, as tardes trouxeram muita gente ao Cais da Lodeira, assegurando uma tarde bem passada a várias famílias e grupos de amigos. Um abraço forte ao rio Minho que, com toda a certeza, terá continuidade no futuro com iniciativas semelhantes.

C.M.


Sem comentários: