Reconhecimento internacional da nossa gente, da nossa história, da nossa cultura e do nosso património construído e imaterial. Uma grande conquista para Monção e um motivo de enorme orgulho para todos os monçanenses.
O filme “Monção Deixa Marca”, criado, realizado e produzido pelo cineasta Leonel Vieira, no âmbito da nova identidade do Município de Monção, da autoria da agência de comunicação Marka Branka, foi distinguido como o melhor filme de turismo do mundo.
A distinção teve lugar, esta quinta-feira, em Kyoto, no Japan World`s Tourism Video Festival, célebre por entregar os Óscares do Turismo aos melhores filmes da especialidade.
António Barbosa e João Oliveira, bem como Leonel Vieira, estiveram presentes na cerimónia de atribuição dos prémios. Um momento inesquecível, refere António Barbosa, que representa “uma grande conquista para Monção” e “um motivo de enorme orgulho para todos os monçanenses”.
Disse: “Quando ouvimos o nosso nome naquele palco multicultural, com representantes de vários países e continentes, não contivemos a alegria. Foi uma emoção muito grande que, desde aqui, partilho com todos os monçanenses”.
Convicto das repercussões positivas deste prémio, António Barbosa acrescentou: “Esta distinção é o reconhecimento internacional da nossa gente, da nossa história, da nossa cultura e do nosso património construído e imaterial. A sua visibilidade a nível mundial constitui uma vantagem competitiva, sem precedentes, na valorização turística do nosso território”.
O Japan World`s Tourism Video Festival (JWTFF) faz parte do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), certificado pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), tendo como objetivo a promoção dos melhores filmes de turismo produzidos em todo o mundo.
Apresentação “Monção Deixa Marca”
Com perto de 5 milhões de visualizações no Youtube e no Facebook, o filme “Monção Deixa Marca”, englobado na nova identidade municipal, foi apresentado no Cine Teatro João Verde, no dia 24 de março de 2022, e no Restaurante “Solar dos Presuntos”, em Lisboa, no dia 31 de março de 2022.
Na apresentação na capital portuguesa, esteve presente a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, vários monçanenses a residir em Lisboa e um número significativo de personalidades ligadas ao mundo do espetáculo, desporto e política.
Na altura, António Barbosa, com a paixão que o carateriza, quando fala, defende e promove Monção, disse aos presentes que “a nova imagem pretende posicionar o nosso território como uma marca global”, partindo de “uma comunicação uniforme e abrangente, com base numa linguagem apelativa e imagens atrativas, feitas a partir dos nossos sonhos, emoções e histórias”.
Em síntese, acrescentou: “Monção Deixa Marca“ é o nosso património, a nossa cultura, as nossas tradições, os nossos lugares e paisagens, mas também os nossos sonhos, emoções, objetivos, desejos e aspirações. Aqui, cabem todas as nossas potencialidades, cabem todos os monçanenses”.
Prémios
A imagem gráfica e visual “Monção Deixa Marca” foi acolhida com extraordinária recetividade pelo público e especialistas em comunicação, tendo recebido, em menos de um ano, vários prémios e comentários elogiosos. Mário Augusto, critico cinematográfico, considerou-a “uma revelação brilhante e cativante da essência e alma do território”.
Em abril, foi distinguido nos Prémios Lusófonos da Criatividade, nas categorias de Design-Rebranding e Digital – Filme para Web. Em outubro, no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, recebeu prémios em três categorias: documentário curto, hospitalidade e lugares da história.
Este reconhecimento em dois dos maiores festivais realizados em Portugal, trampolim para a visibilidade mundial conquistada no Japão, evidencia a qualidade da identidade gráfica e visual do Município de Monção, assinalando, também, a atratividade crescente do nosso concelho como um destino de excelência, onde os visitantes levam memórias que perduram no tempo.
M.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário