segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Igreja da Misericórdia de Valadares em vias de classificação

A Igreja da Misericórdia de Valadares, em Monção, está em vias de classificação patrimonial, de acordo com um anúncio hoje publicado no Diário da República.

“Foi determinada a abertura do procedimento de classificação da Igreja da Misericórdia de Valadares, em Valadares, União das Freguesias de Messegães, Valadares e Sá, concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo”, descreve a publicação.

De acordo com o município de Monção, a Igreja da Misericórdia de Valadares “é um edifício maneirista, de planta polígona, composta por nave única e capela-mor mais baixa e estreita, seguindo o modelo desenvolvido pela Igreja bracarense de São Vitor”. 
“No interior pode-se apreciar os tetos de madeira, formando caixotões, pintados, coro-alto retangular sobre arco em asa de cesto, púlpito no lado do Evangelho, retábulos de talha dourada barrocos, sendo os da nave joaninos e o mor de estilo nacional”, acrescenta.

De acordo com o Património Cultural, o edifício foi construído no século 17 e reformado no século 18, “com linguagem decorativa de transição do maneirismo para o barroco, com edifício do consistório disposto à direita”.

L.

domingo, 8 de dezembro de 2024

MONÇÃO PLANTOU 3500 ÁRVORES: Projeto “Green Cork Escolas” e “Rolhas que deixam marca”.

O Município de Monção juntou-se ao projeto “Green Cork”, da Quercus, através da campanha de recolha de rolhas “Rolhas que deixam marca” e a participação no programa “Green Cork Escolas”. O objetivo principal incidiu na realização de uma ação de reflorestação e na valorização do território ambiental concelhio.

 

A campanha de recolha de rolhas teve o seu expoente na Feira do Alvarinho de Monção, onde foram realizadas várias ações ligadas à sustentabilidade ambiental, entre as quais, a criação e colocação de um ponto de recolha de rolhas gigante, numa zona central do recinto, para que os visitantes, expositores e equipas de limpeza fizessem o respetivo depósito.

 

Com o intuito de fortalecer a consciência ecológica junto dos alunos do concelho, em todos os níveis de ensino, a campanha deu origem e nome ao concurso que, a nível concelhio, teve como finalidade recolher rolhas nos estabelecimentos de ensino.

 

Para o efeito, foram distribuídos pontos de recolha nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monção, no Colégio do Minho, polo de Monção, na Escola Profissional (EPRAMI)e na Santa Casa da Misericórdia de Monção.

 

Desta campanha resultou a recolha de 175.000 rolhas, correspondendo a 3500 carvalhos-alvarinho, uma vez que, por cada 50 rolhas recolhidas, seria plantada uma árvore daquela espécie autóctone.

 

A ação de reflorestação realizou-se na semana passada, nos lugares de Carvalhas e Lavandeira, em Merufe, e contou com a presença e participação do Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, do Vice-presidente, João Oliveira, da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, bem como responsáveis da QUERCUS, Corticeira Amorim, Agrupamento de Escolas de Monção, Sapadores de Merufe, Junta de Freguesia de Merufe e ICNF.

 

Nesta ação, participaram os alunos das turmas do ano letivo 2023/2024 que recolheram maior número de rolhas, nomeadamente, Santa Casa da Misericórdia de Monção (Educação Pré-Escolar), Escola Básica José Pinheiro Gonçalves (1º CEB, Turma V2B), e Escola Básica Deu-la-Deu Martins (2º CEB, Turma 6º E | 3º CEB, Turma 8º E).

 

Os terrenos reflorestados foram identificados com placas alusivas à iniciativa, tendo cada fração dos mesmos terrenos recebido placas com a inscrição do nome da escola e da turma vencedora. Correspondendo aos objetivos traçados, o projeto mereceu elogios.


M.M.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

“TODOS TEMOS ASAS, MAS APENAS OS VOLUNTÁRIOS SABEM VOAR” - Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado


O Banco Local de Voluntariado de Monção, em atividade desde 2010, celebrou, ontem, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado, com a realização de várias atividades que culminaram com um jantar-convívio entre os voluntários, na Pizzaria Don Genaro, oferta do seu proprietário Fernando Pereira.

 

Ministrada por Cláudia Dias, da Associação “Pista Mágica”, teve lugar uma Ação de Formação Inicial em Voluntariado, na Biblioteca Municipal de Monção, contando com a presença de cerca de 30 voluntários de todas as idades.

 

Enquadrado nas comemorações deste dia, decorrerá, até ao final de janeiro, para todos os alunos do 2º ano do 1º CEB, a leitura e exploração do conto infantil “Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar”, da autoria de Sónia Fernandes, com ilustração de Pedro Serapicos.

 

Nos encontros com os alunos, as voluntárias Beatriz Alves de Sousa e Inês Mendes Esteves, com a colaboração de Carolina Campos Anselmo, vão contar-lhes a história de Júnior e do seu amigo Cândido, coelhinho que usa uns óculos mágicos, transmitindo-lhes a paixão pelo voluntariado e a importância de uma cidadania ativa.

 

À semelhança de anos anteriores, a comemoração do Dia Internacional do Voluntariado terminou com um convívio agradável e entretido entre os voluntários, marcado por um delicioso “encontro de sabores, na Pizzaria Don Genaro, onde se contaram muitas “estórias” e se recordaram vivências e experiências.

 

Com a presença do Vice-Presidente da CMM, João Oliveira, este momento de descontração e promoção dos valores ligados à prática do voluntariado, serviu para reforçar o relacionamento entre os voluntários mais antigos, com largos anos de casa, e os voluntários mais recentes, que se estrearam este ano.

 

No presente ano, participam mais de 100 voluntários nos diferentes programas em aberto. Desde a sua entrada em funcionamento, foram muitos mais que “abraçaram” o programa.  O Banco Local de Voluntariado de Monção agradece a dedicação e a disponibilidade de todos/as, manifestando um profundo sentimento de gratidão.

M.M.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

II GALA DO DESPORTO – MONÇÃO 2024

A II Gala do Desporto – Monção 2024 realizou-se no passado sábado, no Cine Teatro João Verde, reconhecendo os desportistas e equipas monçanenses que, na época 2023/2024, se distinguiram no panorama desportivo, prestigiando o nome da nossa terra.

 

Neste encontro de glória e exaltação do desporto monçanense, o Município de Monção entregou quatro trofeus nas categorias de melhor atleta do ano (feminino), melhor atleta do ano (masculino), melhor treinador do ano e melhor equipa do ano.

 

A cerimónia, muito participada pelo público, englobou, também, a entrega do Prémio Carreira, e votos de louvor a atletas, treinadores, dirigentes e equipas que tiveram desempenho exemplar na última época, através da conquista de diferentes competições.

 

Melhor atleta do ano (feminino)

Vitória Dias Penteado

 

Melhor atleta do Ano (masculino)

Afonso Domingues

 

Melhor treinador do ano

Paulo Almeida

 

Melhor equipa do ano

Monção Motorsport

 

Prémio “Carreira”

Leonel Samarão

 

Na cerimónia foram, também, entregues votos de louvor às seguintes equipas e desportistas: All Styles Dance ProjetAntónio André MeloADR Estrela de MonçãoDesportivo de Monção (Juniores B)Desportivo de Monção (equipa Sénior)Monção Basket Clube (Sub 18 masculinos)Monção MotorsportSubzone - Academia de Tiro com Arco; Sysmaterz Dance Studio.


M.M.

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO

Em atividade desde 2010, o Banco Local de Voluntariado de Monção tem como missão a promoção e divulgação do voluntariado, facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e instituições organizadoras.

 

Proclamado no dia 5 de dezembro de 1985, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Voluntariado é celebrado amanhã, em todo o mundo, tendo como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário.

O Município de Monção assinala a data com a realização de uma Ação de Formação Inicial em Voluntariado, denominada Pista Mágica, bem como a leitura de um conto sobre voluntariado nas turmas do 2º ano de escolaridade. 

O Banco Local de Voluntariado de Monção agradece a dedicação e a disponibilidade de todos os voluntários nos diversos programas em desenvolvimento.

O Banco Local de Voluntariado de Monção, em exercício desde 2010, tem como missão a promoção e divulgação do voluntariado, facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e instituições organizadoras. Até ao momento, já passaram pelo BLVM cerca de três centenas de voluntários de várias idades.

 

Presentemente, o Banco Local de Voluntariado de Monção tem vários programas abertos à comunidade, encontrando-se disponível para receber mais voluntários, de forma a responder às necessidades das instituições sociais, culturais e escolares.

 

Os programas denominam-se Banco da Mãe e do Bebé (atendimento/gestão/entrega do material recolhido); Cuida + (acompanhamento biopsicossocial); Crescer + (apoio à infância); e Cultura + (apoio aos eventos culturais).

 

Também o programa Anima (atividades de animação e acompanhamento); Música para os Pequeninos (educação musical nos jardins-de-infância); Raiz Quadrada (apoio ao estudo a alunos com dificuldades) e Campanhas de Sensibilização/Peditórios e Campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome (apoio comunitário).

 

Refira-se que o programa de voluntariado “Raiz Quadrada”, iniciado no ano letivo 2023/2024, com continuidade no atual, foi distinguido como “Medida Inovadora 2024”, no âmbito da educação, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.


M.M.

 

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

EU VOU AO MUSEU


Histórias, saberes e tradições contadas aos mais pequenos.

 

Nesta atividade, que decorre entre 2 e 16 de dezembro, propomos aos mais pequenos (Educação Pré-Escolar), uma visita encenada ao Museu Monção & Memórias, na Rua da independência, aberto ao público desde o dia 24 de abril de 2021.

 

Ao longo do percurso pelos espaços museológicos, as crianças são acompanhadas por uma personagem histórica da nossa terra, levando-as a uma extraordinária viagem no tempo, onde são relatadas histórias, lendas, saberes e tradições que fazem de Monção, um território único e inimitável.

 

Com visitas de manhã e de tarde, participam na atividade cerca de 400 crianças da Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, em Monção, Jardim de Infância de Cortes, Escola Básica de Pias, Estrada Básica da Estrada, em Mazedo, Escola Básica do Vale do Mouro e Santa Casa da Misericórdia de Monção. 


M.M.

ISQCTAG É A 9ª START UP MAIS PROMISSORA DE PORTUGAL

 

De acordo com o ranking “"Scaleup Portugal Report 2024", divulgado a semana passada, o centro tecnológico do ISQCTAG, em Monção, foi considerada a 9ª Startup mais promissora de Portugal.

 

Neste estudo, onde foram analisadas 334 empresas portuguesas, o centro tecnológico do ISQCTAG foi a única startup do Minho a constar na listagem das 25 melhores em território nacional.

 

O distrito com mais empresas no ranking é Lisboa (12), seguindo-se o Porto (5) e Aveiro (3). O quadro completa-se com Coimbra (1), Vila Real (1) Castelo Branco (1) e Madeira (1).

 

António Barbosa mostrou-se feliz e orgulhoso:

 

“Felicito a ISQCTAG por este reconhecimento e sublinho a sua aposta na descentralização, potenciando o crescimento económico de regiões periféricas. Convictos da sua capacidade tecnológica e inovadora, lutamos pela sua instalação em Monção, posicionando o nosso concelho na vanguarda da tecnologia de futuro”.

 

O ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, localizado na Zona Empresarial da Lagoa, em Monção, foi inaugurado no dia 15 de julho de 2019, numa cerimónia presidida pelo então Secretário de Estado da Economia, João Neves.

 

Em 2020, nasceu o ISQCTAG, resultado da parceria estratégica entre o ISQ e o CTAG, unindo o Norte de Portugal com a Galiza. Presentemente, emprega 35 colaboradores especializados.


M.M.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

PROVA SOLIDÁRIA DE S. SILVESTRE ENTRE MONÇÃO E SALVATERRA


28 de dezembro, sábado, 19h30 (HP), Monção e Salvaterra de Miño

 

Inscrições abertas!!! “Venha fazer exercício físico, ajudando o próximo”

 

A Prova Solidária de S. Silvestre, que liga as localidades de Monção e Salvaterra de Miño num percurso superior a 5 quilómetros, pelas ruas e praças destas localidades fronteiriças, junta a prática desportiva com a solidariedade. Para participar, basta entregar um alimento não perecível. O lema é fazer exercício físico, ajudando o próximo.

Este ano, a partida faz-se em Monção, na Praça Deu-la-Deu, e a chegada em Salvaterra de Miño, na Praza do Concello. Antes da prova sénior, realiza-se uma Mini S. Silvestre, para crianças até aos 12 anos de idade.

Esta prova, com dimensão internacional e componente solidária, tem como objetivo sinalizar um momento de carinho e solidariedade para quem mais necessita, assumindo-se, também, como uma prova desportiva, marcada pela informalidade e sã convivência.

Todos os anos, após o Natal e antes do ano novo, os dois municípios raianos “convocam” a população das duas margens a participarem nesta prova, convidando as pessoas a fazerem exercício físico, enquanto praticam o bem em beneficio de quem precisa.


M.M.

ESPETÁCULO DE TEATRO “AS AVES” De 28 de novembro a 1 de dezembro, em Lara, Monção, Moreira e Tangil


 A partir de uma peça clássica, nasce a ambição de formatar um mundo cénico.

 

“As aves” é uma peça de repertório clássico ocidental, sendo considerada a obra prima de Aristófanes. A narrativa assenta na capacidade de persuasão que um humano (Pistetero) tem sobre as aves, levando-as a concretizar os seus desejos.

 

Neste lugar de ambiguidade, entre a fábula e o comentário político, entre a utopia de um novo mundo e a distopia de excesso de ambição, entre o humano e o não humano, ressalta a ambição de criar um novo mundo, neste caso, cénico.

 

A peça ostenta uma forte componente musical, não apenas por incluir o tradicional coro síncrono na locução das palavras e algumas canções, nas pela imitação das aves que permite a introdução de momentos de dança.

Trata-se de uma coprodução de Mala Voadora, Comédias do Minho, Centro Cultural de Belém, Centro Cultural de Lagos e Teatro Nacional São João

 

28 de novembro, quinta-feira

21h00, Salão Paroquial de Lara

 

29 de novembro, sexta-feira

21h30, Cine Teatro João Verde, Monção

 

30 de novembro, sábado

21h00, Salão Paroquial de Moreira

 

1 de dezembro, domingo

16h00, Centro Cultural do Vale do Mouro, Tangil

 

Entrada Gratuita. M/12. 


M.M.

sábado, 23 de novembro de 2024

KARTING: MONÇÃO MOTORSPORT É TRICAMPEÃO IBÉRICO DE RESISTÊNCIA

A equipa do Monção Motorsport, constituída por Diogo Pinto, Renato Afonso, Manuel Fonseca e João Pedro Ferreira, conquistou o Campeonato Ibérico de Resistência 2024, em karting, revalidando o título das duas últimas temporadas.

 

Os quatro magníficos do volante terminaram a competição ibérica no passado sábado, no Kartódromo de Baltar, em Paredes, conquistando o maior número de pontos nas sete provas do campeonato, realizadas, ao longo do ano, em território português e espanhol.

 

Na sequência de trabalho persistente, capacidade competitiva e dedicação extrema, o percurso vitorioso do Monção Motorsport contribui para a valorização da modalidade no nosso concelho e para o engrandecimento do desporto monçanense, prestigiando a nossa terra além-fronteiras.


M.M.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

NATAL- Monção, um lugar mágico e deslumbrante.


Preparado pelo Município de Monção em parceria com as associações locais e o envolvimento dos empresários e comerciantes, o Programa de Natal 2024 compreende diversas iniciativas alusivas à quadra que prometem transformar Monção num lugar mágico e deslumbrante para todos.

Nestes dias festivos, ninguém fica indiferente ao fascínio da iluminação pública, às encantadoras decorações das ruas, largos e praças, aos aromas inebriantes e arrebatadores, aos deliciosos sabores da época e à sonoridade caraterística destes dias harmoniosos e inspiradores.

O ponto de partida do período mais marcante do ano tem lugar no dia 29 de novembro, sexta-feira, pelas 19h00, com a ligação da iluminação de Natal, sessão de fogo de artificio e momento musical com todos os agrupamentos corais do concelho.

Até 6 de janeiro de 2025, estão previstas diversas iniciativas e atividades alusivas à época. Realizando-se em vários locais do concelho, destinam-se, preferencialmente, aos mais novos. Eles vivem intensamente a quadra natalícia. Eles merecem tudo.

M.M.

Programação
https://eventos.moncao.pt/14774/natal-de-moncao

terça-feira, 19 de novembro de 2024

TERTÚLIAS DO BANCO DA MÃE E DO BEBÉ

21 de novembro, quinta-feira, 15h00, Arquivo Municipal de Monção

O Banco da Mãe e do Bebé, em funcionamento na loja 4 do Mercado Municipal de Monção, às quintas-feiras, tem como finalidade a receção de roupa, calçado, artigos e produtos usados de bebé e criança, até aos seis anos de idade.

Posteriormente, são emprestados às famílias interessadas que, quando não lhes fizerem falta, voltam a entregá-los no Banco da Mãe e do Bebé, iniciando-se um novo ciclo de “vida” dos artigos e materiais usados.

Com o objetivo de divulgar este serviço de apoio e contribuir para a capacitação das famílias nos primeiros anos dos filhos, estão a ser dinamizadas várias tertúlias, apoiadas pela GNR e ULSAM. Em novembro, será “Como promover o desenvolvimento do meu bébe?.

M.M.

domingo, 17 de novembro de 2024

PASSEIO SÉNIOR À ILHA DA MADEIRA


Entre 16 e 24 de novembro, realizam-se quatro passeios à “Pérola do Atlântico” num total de 370 idosos.

 

O passeio sénior deste ano, promovido pela Câmara Municipal de Monção, tem como destino a ilha da Madeira. Estão previstos quatro passeios, de três dias cada, entre 16 e 24 de novembro, com a participação total de 370 pessoas.

Destinando-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, as inscrições decorreram em finais de maio, nas juntas de freguesia do concelho e no serviço de ação social da CMM, representando, para cada uma, um custo monetário de 420,00 €.

Na “Pérola do Atlântico”, os participantes ficam alojados na cidade do Funchal, estando previstas deslocações a Santana, São Vicente, Porto Moniz, Ribeira Brava, Cabo Girão, Câmara de Lobos e Mercado dos Lavradores.

O passeio sénior é uma prática habitual do executivo monçanense como forma de contribuir para um envelhecimento ativo dos  idosos, proporcionando-lhes momentos de convívio e animação com deslocações a distintos locais do pais e estrangeiro. 

M.M.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

FEIRA TRADICIONAL DE S. MARTINHO

17 de novembro, domingo, a partir das 14h00, no lugar do Quintão, em Parada

 

Habitual nesta época do ano, a Feira Tradicional de S. Martinho realiza-se no dia 17 de novembro, domingo, a partir das 14h00, em Parada. A iniciativa costuma reunir muita gente das freguesias vizinhas e concelhos limítrofes como Melgaço, Paredes de Coura e Arcos de Valdevez.

 

Entre outros aspetos, pretende-se manter a tradição e valorizar a atividade agrícola naquele lugar de montanha, distinguindo o trabalho notável dos homens e mulheres que se dedicam à criação de animais. O ponto alto é a demonstração e concurso de gado ovino, caprino, bovino e cavalar, sendo premiados os melhores exemplares.

 

No recinto da feira, Lugar do Quintão, estão dispersas várias bancas com produtos regionais. Para celebrar o S. Martinho, cavaleiro, monge e santo, realiza-se um magusto tradicional, proporcionando ao público presente uma tarde agradável.


M.M.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

BOMBEIROS: MUNICIPIO FINANCIOU NOVA CENTRAL DE RADIO E TELECOMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA


A estrutura, concluída esta semana, contou com uma comparticipação municipal de 77.520,00 €.

 

A nova central de radio e telecomunicações de emergência da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção já está em pleno funcionamento, assegurando aos “soldados da paz” uma melhoria importante no sistema de comunicações e informações da instituição.

 

Englobando a beneficiação do espaço existente, a instalação de uma nova torre, a substituição dos equipamentos e a modernização da rede informática, a nova central teve o apoio da Câmara Municipal de Monção, através da aprovação de um subsídio extraordinário de 77.520,00 €.

 

A comparticipação financeira teve como finalidade responder a uma necessidade dos bombeiros monçanenses, de forma a cumprirem a sua missão, nobre e altruísta, sem qualquer género de condicionalismos, originados por uma comunicação deficitária.

 

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção, pilar da Proteção Civil Municipal, desempenha um trabalho essencial junto das populações locais, tanto na salvaguarda de pessoas e bens, como na preservação e defesa da floresta.

 

Ciente dessa importância, a autarquia monçanense tem estado ao seu lado, de forma contínua e consistente, através da valorização dos espaços físicos e do reforço da sua atividade regular e operacional, apetrechando a instituição com os equipamentos e materiais necessários a uma intervenção positiva.

domingo, 10 de novembro de 2024

CASCATA DOS SONHOS De 1 de dezembro a 13 de janeiro.



 A magia do Natal “invade” os Passadiços da Cascata do Fojo, em Lara, Monção

 

Denominada “Cascata dos Sonhos”, a iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Lara, com o apoio da Câmara Municipal de Monção, promete “invadir” os Passadiços da Cascata do Fojo, em Lara, com a magia, o fascínio e o deslumbre da época natalícia. Uma estreia absoluta, no dia 1 de dezembro, prolongando-se até 13 de janeiro, data em que os passadiços assinalam dois anos de vida.

 

O percurso, com a extensão aproximada de 500 metros, estará embelezado com as mais cintilantes luzes de Natal, criando uma atmosfera própria da mais bela e ternurenta época do ano.

 

À chegada, os visitantes terão a oportunidade de deliciar-se com os sabores da terra, ponto de partida para um percurso deslumbranteonde é possível ver e ouvir o serpentear das águas cristalinas e apreciar alguns moinhos seculares que, em outros tempos, simbolizavam uma das vivências da comunidade local: a moagem do milho.


M.M.

CAMINHADA PELA ECOPISTA DO RIO MINHO

  



16 de novembro, sábado, 8h30, Parque da Lodeira

 

3ª Melhor Via Verde da Europa (European Greenways Awards, Irlanda, 2017)

 

Realizando-se no âmbito do projeto Descobrir Monção a Caminhar, o percurso tem uma extensão aproximada de 15 quilómetros “colado” ao rio Minho, com diversos pontos de interesse, que convida à descoberta, descontração e relaxamento, proporcionando aos participantes um passeio tranquilo em perfeita harmonia com a natureza.

 

A Ecopista do Rio Minho, inaugurada a 14 de novembro de 2004, entre o Apeadeiro de Cortes e Valença, foi o primeiro percurso ferroviário desativado de Portugal a receber uma linha verde dedicada, em exclusivo, à prática de exercício físico ou, simplesmente, à contemplação da beleza natural, fluvial e patrimonial que, a cada passo, proporciona aos utilizadores.

 

Concentração

Pelas 08h30, no Parque da Lodeira, junto à Sede da Eurocidade Monção – Salvaterra do Miño. Caminhada inicia-se às 09h00.

 

Inscrições

https://abre.ai/moncaoacaminhar

 

Valor

3,00 € por participante

Água, fruta e barra enérgica

Reverte a favor da Associação Salvador


M.M.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “LEONOR TELES”

8 de novembro, sexta-feira, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Monção, aberto à comunidade

 

O décimo segundo romance histórico da jornalista e escritora Isabel Stilwell.

 

A autora best-seller, Isabel Stilwell, traz-nos a fascinante história de Leonor Teles, maltratada pela história que a apelidou de «Aleivosa». Entre as guerras com Castela, intrigas e conspirações familiares, Isabel Stilwell traça o retrato desta mulher, sem medo, que lutou por aquilo em que acreditava.

 

Isabel Stilwell é jornalista e escritora, tendo iniciado o seu percurso profissional, no Diário de Notícias, aos 21 anos de idade. Fundou e dirigiu a revista “Pais & Filhos”, foi diretora da revista “Notícias Magazine”, e do jornal “Destak”. Atualmente, escreve no Público, no Jornal de Negócios e na Revista Máxima.

 

Em 2007, estreou-se na escrita de romances históricos com “Filipa de Lencastre”, contando, com o livro dedicado a “Leonor Teles”, com 12 romances históricos sobre 10 rainhas e 2 reis, com mais de 350 mil livros vendidos, quatro deles traduzidos para inglês. Em 2019, iniciou uma coleção de Rainhas de Portugal dedicada aos mais novos.


M.M.

 

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

II Gala de Desporto de Monção assinala-se no dia 30

A II Gala de Desporto de Monção realiza-se no dia 30 de novembro, sábado, pelas 21h30, no Cine Teatro João Verde, assinalando o reconhecimento público a atletas, equipas, treinadores, dirigentes e outras pessoas que, de alguma forma, se tenham distinguido no desporto concelhio.

O evento desportivo tem como finalidade festejar o desporto nas suas conquistas e glórias, mas também honrar e enaltecer o trabalho diário dos clubes e associações que tornam possível a prática continuada do desporto e a prossecução de estilos de vida saudáveis.

As normas de funcionamento foram aprovadas, por unanimidade, em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Monção, realizada no dia 23 de outubro de 2024. De acordo com o documento, as candidaturas aos melhores do ano, referente à época desportiva 2023/2024, são apresentadas pelos clubes de Monção ou clubes de acolhimento de atletas naturais do nosso concelho.

Posteriormente, a Comissão Reguladora, constituída por um representante de cada clube, procede à escolha dos vencedores em cada categoria. O regulamento prevê, também, a possibilidade de atribuição do Prémio Carreira, o qual será revelado durante a cerimónia.

M.M.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

CONCERTO DA ORQUESTRA SINFONIETTA DE BRAGA


9 de novembro, sábado, pelas 21h30, no Cine Teatro João Verde

 

Desde a sua fundação, a Orquestra Sinfonietta de Braga procurou estabelecer pontes entre a música erudita e tradicional. Materializando essa intenção, surge, em 2024, com a estreita colaboração do guitarrista Artur Caldeira, a primeira edição discográfica da associação, intitulada “Arco da Corda Nova”.

 

O registo discográfico traduziu-se em quatro tributos à música tradicional portuguesa, cujo resultado é uma nova forma de escutar a música popular, onde a orquestra de cordas é guiada, no universo da música tradicional, pela guitarra clássica e pela guitarra portuguesa.

 

Entrada gratuita.

Apresentação obrigatória de bilhete. Este pode ser levantado no Cine Teatro João Verde, entre as 14h00 e as 18h00, e na Loja Interativa do Turismo, entre as 10h00 e as 18h00.


M.M.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

𝗖𝗢𝗡𝗦𝗨𝗟𝗧𝗔𝗦 𝗚𝗥𝗔𝗧𝗨𝗜𝗧𝗔𝗦 𝗗𝗘 𝗣𝗦𝗜𝗖𝗢-𝗢𝗡𝗖𝗢𝗟𝗢𝗚𝗜𝗔

𝘛𝘰𝘥𝘢𝘴 𝘢𝘴 𝘲𝘶𝘢𝘳𝘵𝘢𝘴-𝘧𝘦𝘪𝘳𝘢𝘴, 𝘯𝘰 𝘱𝘦𝘳𝘪́𝘰𝘥𝘰 𝘥𝘢 𝘮𝘢𝘯𝘩𝘢̃, 𝘯𝘢 𝘴𝘦𝘥𝘦 𝘥𝘢 𝘜𝘯𝘪𝘢̃𝘰 𝘥𝘦 𝘍𝘳𝘦𝘨𝘶𝘦𝘴𝘪𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘔𝘰𝘯𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘦 𝘛𝘳𝘰𝘷𝘪𝘴𝘤𝘰𝘴𝘰. 𝘐𝘯𝘴𝘤𝘳𝘪𝘤̧𝘰̃𝘦𝘴 𝘯𝘰 𝘴𝘦𝘳𝘷𝘪𝘤̧𝘰 𝘥𝘦 𝘈𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘚𝘰𝘤𝘪𝘢𝘭 𝘥𝘢 𝘊𝘢̂𝘮𝘢𝘳𝘢 𝘔𝘶𝘯𝘪𝘤𝘪𝘱𝘢𝘭 𝘥𝘦 𝘔𝘰𝘯𝘤̧𝘢̃𝘰.
A Câmara Municipal de Monção tem como objetivo central a promoção da saúde pública, através da prestação de cuidados à população mais vulnerável do concelho e da criação/otimização de serviços/respostas sociais que valorizem a qualidade de vida e o bem-estar físico e psicológico da população monçanense.
Nesse sentido, celebrou-se um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Monção e a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, tendo como finalidade a disponibilização de consultas gratuitas de psico-oncologia a todos/as os/as monçanenses.
Em funcionamento na sede da União de Freguesias de Monção e Troviscoso, as consultas realizam-se todas as quartas-feiras, no período da manhã, devendo as marcações ser efetuadas, em qualquer momento, no serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Monção.
𝗖𝗼𝗻𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝘀
Sede da União de Freguesias de Monção e Troviscoso
Edifício do Mercado Municipal
Portas do Sol
4950 – 500 Monção
T. 251 654 614
𝗠𝗮𝗿𝗰𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀
Serviço de Ação Social da CMM
Rua Sá da Bandeira, nº 132
4950 – 510 Monção
T. 251 649 000
E. servicossociais@cm-moncao.pt
Este serviço destina-se ao doente oncológico, familiares, cuidadores e profissionais de saúde na área da oncologia. Além do suporte psicológico, o serviço presta apoio aos doentes em situação de precariedade económica e social, esclarecendo dúvidas sobre os direitos do doente

M.M.

CRIAÇÃO DE SEPARADOR CENTRAL NA ALAMEDA DOS NÉRIS

No âmbito do projeto municipal de mobilidade e reorganização do trânsito automóvel no centro histórico da vila, a Câmara Municipal de Monção instalou um separador central na Avenida General Humberto Delgado, mais conhecida como Alameda dos Néris.

 

A intervenção, efetuada num local histórico e afetivo para todos os monçanenses, com olhar privilegiado para o rio Minho, teve como fundamento a simplificação da circulação automóvel, em ambos os sentidos, assegurando, em paralelo, prioridade à segurança e mobilidade pedonal.

 

Pretendeu-se, também, garantir um acesso mais facilitado e célere ao lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Monção, precavendo, desta forma, a necessidade imprescindível de uma resposta positiva aos meios de socorro em situações de emergência.

 

Além de proporcionar uma maior disciplina na circulação dos veículos, a presente intervenção possibilita, igualmente, a libertação de alguns lugares de estacionamento no Largo dos Néris, até agora disponíveis, apenas, a veículos municipais.

 

Com enfoque na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal 2030, o processo de valorização da Alameda dos Néris terá continuidade a breve prazo, através da colocação de elementos florais e a instalação de novo mobiliário urbano.  

 

O projeto municipal de mobilidade sustentável e consciente, visível nas recentes intervenções efetuadas na Praça da República, largo da antiga estação da CP e Avenida D. Afonso III, tem como princípio orientador a criação de espaços públicos mais acolhedores, eficientes e centrados nas pessoas.


M.M.

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

ALUNOS DO 1º CEB APRENDEM A JOGAR XADREZ


No âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC`s), os alunos do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Monção, no total de 525, distribuídos por quatro estabelecimentos de ensino, têm a possibilidade de aprender e praticar xadrez.

 

Esta atividade inovadora, iniciada no presente ano letivo, é uma das quatro componentes das AEC`s no concelho. As outras são: Mentes Digitais (informática), Corpo em Movimento (desporto) e Arte em Ação (plástica, musical e dramática). 

 

Na tarde de ontem, a vereadora da Educação, Daniela Fernandes, assistiu a uma aula na Escola Básica da Estrada, em Mazedo. Nas suas palavras, “o primeiro balanço da integração do xadrez nas AEC`s é bastante positivo. Feita de uma forma lúdica, esta aprendizagem favorece a atenção e a concentração das crianças, componentes essenciais do processo educativo”.

 

O xadrez propicia raciocínio matemático, capacidade de abstração, concentração mental e regulação emocional, sendo uma atividade que permite às crianças analisar e resolver determinadas situações, através de uma abordagem ponderada e estratégica.

 

Os alunos começam por aprender os conceitos básicos, como o conhecimento das peças e os respetivos movimentos, passando, posteriormente, para versões mais avançadas do jogo. De acordo com o nível de atenção, curiosidade e interesse, cada criança adquire o seu próprio ritmo de aprendizagem e desenvolvimento.

 

A frequência das AEC`s tem caráter facultativo, podendo as crianças, a qualquer momento, entrar e sair das modalidades propostas. São ministradas na Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, na sede do concelho, na Escola Básica de Estrada, em Mazedo, na Escola Básica de Pias, e na Escola Básica de Vale do Mouro, em Tangil.