O Município de Monção juntou-se ao projeto “Green Cork”, da Quercus, através da campanha de recolha de rolhas “Rolhas que deixam marca” e a participação no programa “Green Cork Escolas”. O objetivo principal incidiu na realização de uma ação de reflorestação e na valorização do território ambiental concelhio.
A campanha de recolha de rolhas teve o seu expoente na Feira do Alvarinho de Monção, onde foram realizadas várias ações ligadas à sustentabilidade ambiental, entre as quais, a criação e colocação de um ponto de recolha de rolhas gigante, numa zona central do recinto, para que os visitantes, expositores e equipas de limpeza fizessem o respetivo depósito.
Com o intuito de fortalecer a consciência ecológica junto dos alunos do concelho, em todos os níveis de ensino, a campanha deu origem e nome ao concurso que, a nível concelhio, teve como finalidade recolher rolhas nos estabelecimentos de ensino.
Para o efeito, foram distribuídos pontos de recolha nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monção, no Colégio do Minho, polo de Monção, na Escola Profissional (EPRAMI)e na Santa Casa da Misericórdia de Monção.
Desta campanha resultou a recolha de 175.000 rolhas, correspondendo a 3500 carvalhos-alvarinho, uma vez que, por cada 50 rolhas recolhidas, seria plantada uma árvore daquela espécie autóctone.
A ação de reflorestação realizou-se na semana passada, nos lugares de Carvalhas e Lavandeira, em Merufe, e contou com a presença e participação do Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, do Vice-presidente, João Oliveira, da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, bem como responsáveis da QUERCUS, Corticeira Amorim, Agrupamento de Escolas de Monção, Sapadores de Merufe, Junta de Freguesia de Merufe e ICNF.
Nesta ação, participaram os alunos das turmas do ano letivo 2023/2024 que recolheram maior número de rolhas, nomeadamente, Santa Casa da Misericórdia de Monção (Educação Pré-Escolar), Escola Básica José Pinheiro Gonçalves (1º CEB, Turma V2B), e Escola Básica Deu-la-Deu Martins (2º CEB, Turma 6º E | 3º CEB, Turma 8º E).
Os terrenos reflorestados foram identificados com placas alusivas à iniciativa, tendo cada fração dos mesmos terrenos recebido placas com a inscrição do nome da escola e da turma vencedora. Correspondendo aos objetivos traçados, o projeto mereceu elogios.
M.M.
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