Entrega de votos de reconhecimento municipal aos anteriores presidentes de Câmara Municipal, Assembleia Municipal e juntas de freguesia, bem como inauguração do conjunto escultórico “São Jorge e Coca”, do mural “50 anos do 25 de abril” e da rua e praceta Evaristo Álvaro Cardoso, fundador e proprietário do Restaurante “Solar dos Presuntos”, falecido no dia 20 de dezembro de 2022, com 80 anos.
Monção evoca a passagem do 50º Aniversário da “Revolução dos Cravos” com a realização de uma cerimónia alusiva à data e manifestações culturais que visam perpetuar os ideais de abril na memória de todos os monçanenses.
Com caráter simbólico, o programa comemorativo tem como objetivo o reforço dos valores associados à democracia, liberdade e tolerância, bem como a sua transmissão e fortalecimento às gerações atuais e futuras.
Envolto na coragem dos heróis e no romanticismo das flores, o 25 de abril trouxe abertura do país ao mundo, conquista de direitos e deveres e pensamento plural. Na passagem dos 50 anos, prestamos tributo a todos os homens e mulheres que, antes e depois, possibilitaram esta vivência libertadora e criativa, fazendo de Portugal um estado verdadeiramente novo.
Após saudação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil e cerimónia do hastear da bandeira, com a presença da guarda de honra da AHBVM, no edifício do Loreto, segue-se a sessão solene dos 50º aniversário do 25 de abril, pelas 10h30, no Monção Habitat Criativo – Incubadora de Empresas.
Além dos discursos oficiais alusivos à data, a cerimónia engloba a entrega de votos de reconhecimento municipal aos anteriores presidentes de Câmara Municipal, Assembleia Municipal e juntas de freguesia. Segue-se, na Avenida D. Afonso III, a inauguração do conjunto escultórico “São Jorge e Coca”, e da rua e praceta Evaristo Álvaro Cardoso, fundador e proprietário do Restaurante “Solar dos Presuntos”, falecido no dia 20 de dezembro de 2022, com 80 anos.
Com início às 16h00, junto à escultura “Corpo de Dança”, na Avenida das Caldas, realiza-se um percurso musical e performativo, denominado “Uma no cravo …outra na ditadura”, concluindo-se a cerimónia, pelas 17h30, com a inauguração do mural “50 anos do 25 de abril”, na Rua 25 de Abril, junto à Casa da Música - Sede da Banda Musical de Monção.
M.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário