terça-feira, 10 de setembro de 2024

𝗘𝗦𝗣𝗜́𝗥𝗜𝗧𝗢 𝗢𝗟𝗜́𝗠𝗣𝗜𝗖𝗢 𝗥𝗘𝗜𝗡𝗔 𝗘𝗠 𝗠𝗢𝗡𝗖̧𝗔̃𝗢

O Município de Monção é palco da 8ª edição das Olimpíadas Seniores distritais, com a participação de cerca de quatro centenas de seniores, em representação dos concelhos do Alto Minho e Forno de Algodres.

 

Participam, também, equipas da APPACDM de Viana do Castelo, Monção, Valença e Melgaço e elementos das localidades galegas de Salvaterra do Miño e Tomiño, integrados nas equipas de Monção e Vila Nova de Cerveira, respetivamente.

 

A cerimónia de abertura teve lugar no domingo, ao final da tarde, englobando desfile das equipas e sessão de boas vindas, na Praça Deu-la-Deu. Ontem, no Parque das Caldas, tiveram lugar as primeiras provas de voleibol adaptado, futebol de 3 e basquetebol, bem como jogos tradicionais (malha, petanca e boccia …).

 

As olimpíadas seniores, no âmbito do projeto “Olympics4All”, com periocidade anual, tem como objetivo promover a prática desportiva junto da população sénior, reforçando o intercâmbio social e cultural entre os participantes.

 

O encontro termina na quarta-feira num jantar-convívio entre todos participantes. Na ocasião, será divulgada a equipa vencedora e anunciado o município responsável pela organização da próxima edição.


M.M.

sábado, 7 de setembro de 2024

REN diz que respeita tribunal que declarou ineficaz licença de alta tensão

 A Rede Elétrica Nacional (REN) disse esta sexta-feira que vai respeitar a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga que declarou ineficaz a licença para a instalação da linha de Alta Tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza).

"Vamos, obviamente, e como sempre, respeitar a decisão do judicial", refere a elétrica nacional em resposta, por escrito, a um pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa.

No despacho, datado de 03 de setembro e enviado à Lusa, na quinta-feira, pelo presidente da Câmara de Monção, o juiz do TAF de Braga declara "ineficaz o ato correspondente à Licença de Estabelecimento emitida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) a favor da REN referente à instalação da Linha Área Dupla, a 400kv, entre a subestação de Ponte de Lima e Fontefria, Troço Português, a 400kv com uma extensão total de 65.800 metros e 168 apoios".

Em causa está a "linha Dupla Ponte de Lima - Fontefría, Troço Português, a 400 kV", que em julho de 2023 recebeu parecer favorável condicionado no RECAPE - Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução, de acordo com os documentos disponíveis no "site" da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), consultados pela Lusa.

A linha abrange os concelhos de Vila Verde, no distrito de Braga, e Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

Lusa

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

MONÇÃO E MELGAÇO GRANFONDO "ENTRA" NA GALIZA



15 de setembro. A festa do ciclismo no Berço do Alvarinho. Nesta edição, “entramos” em território espanhol.

 

O berço da mais nobre de todas as castas de vinho branco – o notável e prestigiado Alvarinho – recebe, no dia 15 de setembro, domingo, mais uma edição do Monção e Melgaço Granfondo, uma das provas ciclistas mais relevantes do calendário nacional.

 

Nesta edição, a prova desportiva, que junta mais de um milhar de ciclistas amadores e profissionais, entra em território espanhol pela freguesia de Cristóval (S. Gregório), percorrendo a margem direita do rio Minho, até à ponte internacional que liga Melgaço e Arbo.

 

Com organização da Bikeservice, as três distâncias previstas - Minifondo (76 km), Mediofondo (96 km) e Granfondo (124 km) - vão desafiar os participantes a percorrerem um território admirável pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e aprazíveis lugares de montanha.

 

Ao longo do percurso, com partida/chegada em Monção, várias coletividades locais, com orgulho e brio na identidade cultural monçanense, vão incentivar os participantes com o toque animado das concertinas, a batida sincronizada dos bombos e vozes afinadas e encorajadoras.

 

Juntamente com o Monção e Melgaço Granfondo, realiza-se uma caminhada aberta aos acompanhantes dos ciclistas e demais público interessado. Com extensão de 5 quilómetros, percorre o centro histórico da vila raiana e espaços envolventes (muralhas, passadiços, ecopista do rio Minho ….). No dia anterior, 14 de setembro, decorre uma atividade para as crianças. O objetivo é incutir o bichinho da bicicleta nos mais novos.

M. M.


quinta-feira, 5 de setembro de 2024

OLIMPIADAS SENIORES NO PARQUE DAS CALDAS


De 8 a 11 de setembro, no Parque das Caldas, em Monção. A cerimónia de abertura, pelas 17h30, realiza-se na Praça Deu-la-Deu.

 

Quatro dias de espírito desportivo, boa disposição e companheirismo.

 

Monção recebe a 8ª edição das Olimpíadas Seniores distritais, com a participação de cerca de 400 seniores, em representação de todos os concelhos do Alto Minho, contando, ainda, com a presença da APPACDM de Viana do Castelo e Monção.

 

Integradas no projeto Olympics 4 All, têm como objetivo estimular a mobilidade, o exercício físico e as capacidades cognitivas da população sénior. Esta edição conta, também, com a presença de seniores de Fornos de Algodres e de Salvaterra do Minho, localidade galega vizinha de Monção.

 

Com espírito desportivo, boa disposição e companheirismo, as equipas presentes vão praticar várias modalidades, desde jogos tradicionais, como petanca e malha, até ao basquetebol, voleibol, futebol, badminton, natação e atletismo. A cerimónia de abertura decorre no dia 8, domingo, pelas 17h30, na Praça Deu-la-Deu.


M.M.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Linha de muita alta tensão ainda demora

 Linha de muita alta tensão viu acolhida  providência cautelar da Camara e sem efeitos suspensivos recurso da APA, acaba de ser revelado em reunião  da autarquia. Oposição PS apoia posição camararia e tambem considera esta pequena vitoria. Sexta-feira há reunião com a REN, mas é certo que a linha de muita alta tensão vai ter de esperar mais uns tempos, talvez mais quatro ou cinco meses para analisar a providência cautelar. Câmara quer que a linha passe apenas pela alta montanha e não pelo meio dos povoados.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

MONÇÃO APRESENTA A SUA PRIMEIRA COLEÇÃO DE JÓIAS EM HOMENAGEM AO CONCELHO

RAIZ 1261 by Léticia Esteves”, é inspirada em Monção e concebida para marcar a identidade deste cantinho minhoto de encantos sem fim. Coleção é apresentada oficialmente, num evento exclusivo, a 14 de setembro no emblemático Palácio da Brejoeira.

O nome da coleção, RAIZ 1261, além de elemento de inspiração, representa a ligação da autora da coleção, Léticia Esteves, à sua terra natal. RAIZ, porque Monção é lar, reencontro de valores e crescimento. 1261, a data da atribuição da carta de foral ao Município de Monção, pelo Rei D. Afonso III, a afirmação da identidade monçanense e da ancestralidade da sua história.

A artista, Léticia Esteves, descreve esta como uma uma coleção atemporal, clássica, mas com uma roupagem contemporânea, constituída por 10 peças, que representam vários símbolos de Monção – a sua Marca, o Olho da Coca, a Videira do Alvarinho e as Roscas”. A delicadeza e a sofisticação são palavras que definem o design exclusivo de cada peça da autora, fruto de um trabalho técnico minucioso.

Três pulseiras, dois colares, dois anéis, dois botões de punho e uma gargantilha. Todas as peças são concebidas manualmente em prata de lei 925, com banho de ouro de 24K, pedra natural (malaquite) e esmalte frio. Conforme a peça, o acabamento é brilhante, polido ou escovado. A coleção é autenticada e certificada pela Contrastaria da INCM.

Segundo António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção, “o simbolismo, a beleza e o requinte patentes nesta coleção, não só proporcionam aos monçanenses a oportunidade perfeita para expressar, ainda mais, o seu amor incondicional à terra, como também, aliados à autenticidade e distinção, atraem os olhos de quem procura peças de joalharia únicas e elegantes”

“É um projeto único a nível nacional. Um município que tem uma coleção de joias própria. Neste caso, a nossa preocupação não é vender peças, mas posicionar o concelho. Esta coleção demonstra que é possível utilizar os elementos identificadores dos territórios e fazer a diferença”, sublinhou.

 

14 de Setembro é a data escolhida, pelo Município de Monção, para a apresentação oficial desta coleção sem precedentes. A mesma decorrerá num evento exclusivo, com lotação limitada e inscrição obrigatória, que terá como palco o Palácio da Brejoeira, grandioso edifício histórico, classificado como Monumento Nacional desde 1910, e brindará os convidados com dois momentos distintos: Desfile de Joias e Sunset.

 

 

Natural de Monção, Léticia Esteves, 28 anos, é licenciada em joalharia pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design, (2015/2018) e mestre em Design do Produto (2018/2021), naquela escola do Porto.

 

Após a conclusão dos estudos, iniciou o seu percurso profissional como formadora na Escola de Joalharia Alquimia-Lab, criando e desenvolvendo, em paralelo, a sua marca de joias dandelion_byleticia (2019).


M.M.