segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Igreja da Misericórdia de Valadares em vias de classificação

A Igreja da Misericórdia de Valadares, em Monção, está em vias de classificação patrimonial, de acordo com um anúncio hoje publicado no Diário da República.

“Foi determinada a abertura do procedimento de classificação da Igreja da Misericórdia de Valadares, em Valadares, União das Freguesias de Messegães, Valadares e Sá, concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo”, descreve a publicação.

De acordo com o município de Monção, a Igreja da Misericórdia de Valadares “é um edifício maneirista, de planta polígona, composta por nave única e capela-mor mais baixa e estreita, seguindo o modelo desenvolvido pela Igreja bracarense de São Vitor”. 
“No interior pode-se apreciar os tetos de madeira, formando caixotões, pintados, coro-alto retangular sobre arco em asa de cesto, púlpito no lado do Evangelho, retábulos de talha dourada barrocos, sendo os da nave joaninos e o mor de estilo nacional”, acrescenta.

De acordo com o Património Cultural, o edifício foi construído no século 17 e reformado no século 18, “com linguagem decorativa de transição do maneirismo para o barroco, com edifício do consistório disposto à direita”.

L.

domingo, 8 de dezembro de 2024

MONÇÃO PLANTOU 3500 ÁRVORES: Projeto “Green Cork Escolas” e “Rolhas que deixam marca”.

O Município de Monção juntou-se ao projeto “Green Cork”, da Quercus, através da campanha de recolha de rolhas “Rolhas que deixam marca” e a participação no programa “Green Cork Escolas”. O objetivo principal incidiu na realização de uma ação de reflorestação e na valorização do território ambiental concelhio.

 

A campanha de recolha de rolhas teve o seu expoente na Feira do Alvarinho de Monção, onde foram realizadas várias ações ligadas à sustentabilidade ambiental, entre as quais, a criação e colocação de um ponto de recolha de rolhas gigante, numa zona central do recinto, para que os visitantes, expositores e equipas de limpeza fizessem o respetivo depósito.

 

Com o intuito de fortalecer a consciência ecológica junto dos alunos do concelho, em todos os níveis de ensino, a campanha deu origem e nome ao concurso que, a nível concelhio, teve como finalidade recolher rolhas nos estabelecimentos de ensino.

 

Para o efeito, foram distribuídos pontos de recolha nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monção, no Colégio do Minho, polo de Monção, na Escola Profissional (EPRAMI)e na Santa Casa da Misericórdia de Monção.

 

Desta campanha resultou a recolha de 175.000 rolhas, correspondendo a 3500 carvalhos-alvarinho, uma vez que, por cada 50 rolhas recolhidas, seria plantada uma árvore daquela espécie autóctone.

 

A ação de reflorestação realizou-se na semana passada, nos lugares de Carvalhas e Lavandeira, em Merufe, e contou com a presença e participação do Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, do Vice-presidente, João Oliveira, da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, bem como responsáveis da QUERCUS, Corticeira Amorim, Agrupamento de Escolas de Monção, Sapadores de Merufe, Junta de Freguesia de Merufe e ICNF.

 

Nesta ação, participaram os alunos das turmas do ano letivo 2023/2024 que recolheram maior número de rolhas, nomeadamente, Santa Casa da Misericórdia de Monção (Educação Pré-Escolar), Escola Básica José Pinheiro Gonçalves (1º CEB, Turma V2B), e Escola Básica Deu-la-Deu Martins (2º CEB, Turma 6º E | 3º CEB, Turma 8º E).

 

Os terrenos reflorestados foram identificados com placas alusivas à iniciativa, tendo cada fração dos mesmos terrenos recebido placas com a inscrição do nome da escola e da turma vencedora. Correspondendo aos objetivos traçados, o projeto mereceu elogios.


M.M.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

“TODOS TEMOS ASAS, MAS APENAS OS VOLUNTÁRIOS SABEM VOAR” - Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado


O Banco Local de Voluntariado de Monção, em atividade desde 2010, celebrou, ontem, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado, com a realização de várias atividades que culminaram com um jantar-convívio entre os voluntários, na Pizzaria Don Genaro, oferta do seu proprietário Fernando Pereira.

 

Ministrada por Cláudia Dias, da Associação “Pista Mágica”, teve lugar uma Ação de Formação Inicial em Voluntariado, na Biblioteca Municipal de Monção, contando com a presença de cerca de 30 voluntários de todas as idades.

 

Enquadrado nas comemorações deste dia, decorrerá, até ao final de janeiro, para todos os alunos do 2º ano do 1º CEB, a leitura e exploração do conto infantil “Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar”, da autoria de Sónia Fernandes, com ilustração de Pedro Serapicos.

 

Nos encontros com os alunos, as voluntárias Beatriz Alves de Sousa e Inês Mendes Esteves, com a colaboração de Carolina Campos Anselmo, vão contar-lhes a história de Júnior e do seu amigo Cândido, coelhinho que usa uns óculos mágicos, transmitindo-lhes a paixão pelo voluntariado e a importância de uma cidadania ativa.

 

À semelhança de anos anteriores, a comemoração do Dia Internacional do Voluntariado terminou com um convívio agradável e entretido entre os voluntários, marcado por um delicioso “encontro de sabores, na Pizzaria Don Genaro, onde se contaram muitas “estórias” e se recordaram vivências e experiências.

 

Com a presença do Vice-Presidente da CMM, João Oliveira, este momento de descontração e promoção dos valores ligados à prática do voluntariado, serviu para reforçar o relacionamento entre os voluntários mais antigos, com largos anos de casa, e os voluntários mais recentes, que se estrearam este ano.

 

No presente ano, participam mais de 100 voluntários nos diferentes programas em aberto. Desde a sua entrada em funcionamento, foram muitos mais que “abraçaram” o programa.  O Banco Local de Voluntariado de Monção agradece a dedicação e a disponibilidade de todos/as, manifestando um profundo sentimento de gratidão.

M.M.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

II GALA DO DESPORTO – MONÇÃO 2024

A II Gala do Desporto – Monção 2024 realizou-se no passado sábado, no Cine Teatro João Verde, reconhecendo os desportistas e equipas monçanenses que, na época 2023/2024, se distinguiram no panorama desportivo, prestigiando o nome da nossa terra.

 

Neste encontro de glória e exaltação do desporto monçanense, o Município de Monção entregou quatro trofeus nas categorias de melhor atleta do ano (feminino), melhor atleta do ano (masculino), melhor treinador do ano e melhor equipa do ano.

 

A cerimónia, muito participada pelo público, englobou, também, a entrega do Prémio Carreira, e votos de louvor a atletas, treinadores, dirigentes e equipas que tiveram desempenho exemplar na última época, através da conquista de diferentes competições.

 

Melhor atleta do ano (feminino)

Vitória Dias Penteado

 

Melhor atleta do Ano (masculino)

Afonso Domingues

 

Melhor treinador do ano

Paulo Almeida

 

Melhor equipa do ano

Monção Motorsport

 

Prémio “Carreira”

Leonel Samarão

 

Na cerimónia foram, também, entregues votos de louvor às seguintes equipas e desportistas: All Styles Dance ProjetAntónio André MeloADR Estrela de MonçãoDesportivo de Monção (Juniores B)Desportivo de Monção (equipa Sénior)Monção Basket Clube (Sub 18 masculinos)Monção MotorsportSubzone - Academia de Tiro com Arco; Sysmaterz Dance Studio.


M.M.

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO

Em atividade desde 2010, o Banco Local de Voluntariado de Monção tem como missão a promoção e divulgação do voluntariado, facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e instituições organizadoras.

 

Proclamado no dia 5 de dezembro de 1985, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Voluntariado é celebrado amanhã, em todo o mundo, tendo como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário.

O Município de Monção assinala a data com a realização de uma Ação de Formação Inicial em Voluntariado, denominada Pista Mágica, bem como a leitura de um conto sobre voluntariado nas turmas do 2º ano de escolaridade. 

O Banco Local de Voluntariado de Monção agradece a dedicação e a disponibilidade de todos os voluntários nos diversos programas em desenvolvimento.

O Banco Local de Voluntariado de Monção, em exercício desde 2010, tem como missão a promoção e divulgação do voluntariado, facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e instituições organizadoras. Até ao momento, já passaram pelo BLVM cerca de três centenas de voluntários de várias idades.

 

Presentemente, o Banco Local de Voluntariado de Monção tem vários programas abertos à comunidade, encontrando-se disponível para receber mais voluntários, de forma a responder às necessidades das instituições sociais, culturais e escolares.

 

Os programas denominam-se Banco da Mãe e do Bebé (atendimento/gestão/entrega do material recolhido); Cuida + (acompanhamento biopsicossocial); Crescer + (apoio à infância); e Cultura + (apoio aos eventos culturais).

 

Também o programa Anima (atividades de animação e acompanhamento); Música para os Pequeninos (educação musical nos jardins-de-infância); Raiz Quadrada (apoio ao estudo a alunos com dificuldades) e Campanhas de Sensibilização/Peditórios e Campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome (apoio comunitário).

 

Refira-se que o programa de voluntariado “Raiz Quadrada”, iniciado no ano letivo 2023/2024, com continuidade no atual, foi distinguido como “Medida Inovadora 2024”, no âmbito da educação, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.


M.M.

 

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

EU VOU AO MUSEU


Histórias, saberes e tradições contadas aos mais pequenos.

 

Nesta atividade, que decorre entre 2 e 16 de dezembro, propomos aos mais pequenos (Educação Pré-Escolar), uma visita encenada ao Museu Monção & Memórias, na Rua da independência, aberto ao público desde o dia 24 de abril de 2021.

 

Ao longo do percurso pelos espaços museológicos, as crianças são acompanhadas por uma personagem histórica da nossa terra, levando-as a uma extraordinária viagem no tempo, onde são relatadas histórias, lendas, saberes e tradições que fazem de Monção, um território único e inimitável.

 

Com visitas de manhã e de tarde, participam na atividade cerca de 400 crianças da Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, em Monção, Jardim de Infância de Cortes, Escola Básica de Pias, Estrada Básica da Estrada, em Mazedo, Escola Básica do Vale do Mouro e Santa Casa da Misericórdia de Monção. 


M.M.

ISQCTAG É A 9ª START UP MAIS PROMISSORA DE PORTUGAL

 

De acordo com o ranking “"Scaleup Portugal Report 2024", divulgado a semana passada, o centro tecnológico do ISQCTAG, em Monção, foi considerada a 9ª Startup mais promissora de Portugal.

 

Neste estudo, onde foram analisadas 334 empresas portuguesas, o centro tecnológico do ISQCTAG foi a única startup do Minho a constar na listagem das 25 melhores em território nacional.

 

O distrito com mais empresas no ranking é Lisboa (12), seguindo-se o Porto (5) e Aveiro (3). O quadro completa-se com Coimbra (1), Vila Real (1) Castelo Branco (1) e Madeira (1).

 

António Barbosa mostrou-se feliz e orgulhoso:

 

“Felicito a ISQCTAG por este reconhecimento e sublinho a sua aposta na descentralização, potenciando o crescimento económico de regiões periféricas. Convictos da sua capacidade tecnológica e inovadora, lutamos pela sua instalação em Monção, posicionando o nosso concelho na vanguarda da tecnologia de futuro”.

 

O ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, localizado na Zona Empresarial da Lagoa, em Monção, foi inaugurado no dia 15 de julho de 2019, numa cerimónia presidida pelo então Secretário de Estado da Economia, João Neves.

 

Em 2020, nasceu o ISQCTAG, resultado da parceria estratégica entre o ISQ e o CTAG, unindo o Norte de Portugal com a Galiza. Presentemente, emprega 35 colaboradores especializados.


M.M.