segunda-feira, 4 de outubro de 2010

INÍCIO NA DIVISÃO DE HONRA

O pontapé de saida para a época 2010/11 no Campeonato distrital da divisão de honra da Associação de Futebol de Viana do Castelo,foi dado neste domingo com um temporal (metereológico) á mistura . Quis o destino que em sorte o Desportivo de Monção arrancasse para a nova época desportiva com um dérbi no campo de jogos Manuel Lima frente ao C.D. de Cerveira,alem da rivalidade fica tambem a nota de que são duas boas equipas sendo,talvez e no meu parecer,a equipa do Cerveira mais,uma séria candidata aos primeiros lugares da tabela classificativa do que o Desportivo de Monção,que como se sabe arrancou a época tarde e com muitas dificuldades em termos financeiros e desportivos.Sendo assim o resultado foi de uma derrota da equipa da Deu-la-Deu por 3-1 que não deve assustar nem desanimar os Monçanenses já que o " comboio " só arrancou agora e ainda ha muitas "estações " onde a paragem poderá ser positiva o que esperamos seja mesmo. O arranque como disse tem sido complicado,jà temos 2 jogadores dos mais influentes na equipa lesionados, Batista (este possivelmente com um final na sua carreira de jogador) e Filipe Vaz que esperamos se recupere em pouco tempo,mas que não pôde dar o seu contributo neste primeiro jogo da época.Apesar do resultado ter sido um pouco elevado o desportivo bateu-se bem,pecando apenas na finalização. A direcção do clube já está a trabalhar de maneira a tentar angariar fundos para cumprir com os compromissos assumidos e tambem para tentar reduzir á divida existente,para isso ja distribui por todos os directores umas fifas que irão ser sorteadas no final deste ano de 2010. Falando agora das outras 2 equipas co concelho que estão em competoção Moreira e Raianos,na 1ª jornada tanto uma como outra empataram sendo que o moreira jogou fora do seu novo sintético e os raianos jogaram em casa. O calendário da 1ª divisão distrital em sorteio calhou que a segunda jornada pusesse frente a frente no campo da tomada Moreira-Raianos e o destino mantem-se o mesmo que no fim de semana anterior ou seja mais um empate,assim sendo na classificação geral estão ambas em 4º lugar com 2 pontos sendo que o primeiro leva 6 pontos somando,portanto,tantas vitórias quantos os pontos. Esperamos que tanto o Raianos como o Moreira lutem pela subida de divisão pois têm equipas para isso mesmo....mas o destino o dirá jogo a jogo...... e nós cá estaremos,se Deus quiser,para vos trazer as informações.Por hoje ficamos por aqui,já que na proxima cronica trarei informações sobre os escalões de formação que arranvam durante este mês e o principio do outro.
 
FRANCISCO FERREIRA

DESTAQUES OUTUBRO

De 6 a 10 e 21 — PERDIDO"
COMÉDIAS DO MINHO
Este espectáculo parte de algumas histórias dos cinco actores que trabalham nas Comédias do Minho. Quais os segredos que cada um guarda? Será que estão a falar verdade ou nos mentem descaradamente? 
6 Escola Profissional (21h30) 7 Sede da Junta de Troporiz (21h00) 8 Casa do Povo de Barbeita (21h30) 9 Sede da Junta de Cortes (21h30) 10 Sede da Junta de Segude (15h00) 21 Biblioteca Municipal (21h30).

De 11 a 22 — BIBLIOTECA EM FESTA. Ateliês infantis, contadores de histórias, documentaries/filmes, encontros com escritores, exposições, música, teatro e workshops.

Dia 8/22h00 - Paço do Alvarinho
"A ABELHA ACROBÁTICA"
SARAU A PEDAIS
Aqui moram a música e a dança que se “sapateiam” pelo palco, percorrendo os vários cenários de riso, espanto e suspense, O público ver-se-á puxado pela vontade de soltar gargalhadas perante a manipulação cómica do palhaço com cartolas e bolas de acrílico, bem como com o teatro físico que se atravessa em cena de uma ponta à outra.

Dia 9 - Pavilhão Desportivo
II TORNEIO NACIONAL DE KARATÉ.
O torneio, promovido pela Associação Kenkyukay com a colaboração da Câmara Municipal de Monção, conta com a participação de clubes nacionais relevantes nesta modalidade, entre os quais, o Clube de Karaté da Maia, O Karaté Clube Margem Sul (Almada), e a Escola de Karaté de Mira de Aire. Presença de desportistas de Monção.

domingo, 3 de outubro de 2010

POLÍTICOS TUGAS A TRATAR DA VIDINHA

Nenhum de nós está imune ao que se passa a nível nacional, designadamente aos maus políticos que, desconhecendo ou fingindo desconhecer a realidade do país, no poder e na oposição, brincam com a sorte de um povo e pensam apenas na sua vidinha e privilégios que decidem para si próprios.
Recentemente, foi anunciado mais um pacote de austeridade para uma população massacrada e enganada. O Governo PS, só depois de obrigado pelos mercados internacionais, decide cortar na despesa pública, ficando, todavia, por generalidades em vários assuntos. Como naquilo que pode afectar a “boyzada” que, não fossem os “tachos”, estaria, provavelmente, a viver do Rendimento Mínimo!
A oposição de direita (CDS e PSD) fala em reduzir a despesa, mas vota com a chamada esquerda (PCP e Bloco) em medidas tendentes ao aumento da mesma e não o contrário. Paralelamente, defende as privatizações a esmo, sem querer, aparentemente, perceber que, em certas situações, nomeadamente na entrega a privados de sectores de monopólio natural local, isso contribuirá negativamente para as finanças públicas. Ao mesmo tempo diz que cabe apenas ao Governo fazer propostas, como que a fazer o papel de “pau de dois bicos” e não assumir o ónus de mais medidas impopulares.
A esquerda, ao mesmo tempo que defende o Estado, tem-se portado como autista quanto à necessidade imperiosa de conter o défice e a dívida pública. O aumento desta agrava as condições de financiamento a nível internacional, designadamente os juros, e… onde é que depois o Estado vai cumprir as suas obrigações. Isso acarretará mais necessidade de privatizações ou, então, transformarmos-mos numa nação fechada ao exterior, precisamente em algo parecido ao que fez do povo albanês o mais miserável (em termos sócio-económicos) a ocidente dos montes Urais.
Pena é que os políticos se empenhem mais numa retórica estratégica, a pensar no futuro voto de um povo “opiado” pelo futebol e telenovelas (e produtos associados) do que nos verdadeiros interesses do país. Falam em dignidade, mas não querem ter a dignidade de viver como um português médio (referimo-nos ao que traz para casa 800 a 900 euros mensais, a trabalhar, pelo menos, oito horas por dia ¬- e não o ordenado mínimo ou as minimalistas pensões de reforma).
Mereciam bem que estes portugueses os deixassem sós, a falar e a votar neles próprios! Porém, também é verdade, muitas vezes temos aquilo que merecemos… e, provavelmente, não merecemos coisa melhor!