quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

VIVEIRO DE ATLETAS

Monção foi, é e sempre será um autêntico viveiro de atletas. Para confIrmar isso, basta recuar um pouco no tempo e recordarmos os bons tempos das corridas de bicicleta, do futebol, do voleibol... e até tivemos gente que, no estrangeiro, foram grandes nomes no boxe, como é o caso do conhecido, já falecido, "Ferrote".
Actualmente não é só o desporto-rei, o futebol, que ocupa a nossa juventude. Há o Basquete Clube de Monção que está a ocupar um magnifico lugar na tabela classificativa, no que diz respeito a séniores, no Campeonato Nacional 2-Zona Norte, mas também com actividade nas camadas mais jovens, nomeadamente iniciados, cadetes e juniores. São muitos os jovens que levam bem longe o nome de Monção nesta modalidade... e com muito orgulho.
No futsal começou por aparecer uma equipa formada por um grupo que se intitulava Sport 5 Monção. Lutaram muito, mas não conseguiram sobreviver devido ás despesas, que eram muitas. O Desportivo de Monção optou por não deixar morrer esta modalidade e ficou com mais uma secção, a do futsal. Deu frutos, pois logo no primeiro ano de competição subiram ao Nacional da 3ª Divisão; mas, para esta categoria, as exigências em termos de atletas é outra que não a de uma equipa onde ninguém ganha um "tusto”; e, por isso, foi uma passagem e uma experiência nos “nacionais”. Agora mantêm-se em competição no Campeonato Distrital de Futsal de Viana do Castelo.
Por outro lado, no atletismo, o clube Mouriminho, sedeado em Ceivães, é o único nesta modalidade no concelho. Vai fazendo e organizando algumas provas a nivel distrital e compete, também, a nível nacional. Este ano tem em competição, ainda, uma equipa de andebol, modalidade esta que é, pela primeira vez, praticada em termos federativos no nosso concelho. É de louvar o trabalho deste clube que, apesar das dificuldades, vai continuando a dar nome, em termos desportivos, a Monção.
Finalmente, e para acabar a referencia ás modalidades que não o futebol que, por cá, se praticam, devo dizer-vos que, em Monção, existe uma magnifica Piscina Municipal que, a partir do próximo dia 9 de Fevereiro, vai receber o primeiro clube de natação formado no concelho. Mais para a frente vou poder dizer-vos como, porquê e se valeu a pena formá-lo!

FRANCISCO FERREIRA

Sem comentários: