terça-feira, 6 de janeiro de 2009

TANGIL: EXTENSÃO DE SAÚDE DEVERÁ ENCERRAR

O encerramento da extensão de saúde de Tangil poderá estar para breve! Algo que se deve a uma situação caricata. Tem médicos em número superior aos objectivos fixados pelo Ministério da Saúde! Em finais de Dezembro, estavam inscritas 1200 pessoas para dois médicos (agora está só um), quando o desiderato oficial anda em 1500 por cada profissional de saúde que fez o juramento de Hipócrates.
Dada a extensão e a população das freguesias do Vale do Mouro que abrange, esperava-se que estivessem lá inscritas 5 mil. Apesar das instalações serem recentes (inauguradas em Julho de 2003), ocuparem uma área de 2100 metros quadrados e terem custado 647 mil euros — além da Câmara Municipal ter colocado um autocarro para transporte gratuito — os potenciais utentes preferem percorrer, a expensas suas, duas dezenas de quilómetros até ao Centro de Saúde na sede do concelho.
Velhos hábitos de uma população envelhecida e habituada a rotinas que já não dispensa. Nem o médico que já têm há muitos anos, nem a ocasião para tratar de outros assuntos possíveis em serviços que só funcionam na vila de Monção. Uma situação que, a manter-se (e tudo indica que sim!), ditará o encerramento da extensão de saúde de Tangil. Os utentes ainda aqui inscritos, bem o pessoal que nela trabalha (médico, enfermeiro, auxiliar e administrativo), deverão passar para Monção.

NÃO SER ANTI-POPULAR
Uma medida que, pelos vistos, terá a particularidade inusitada de não ser anti-popular! Por isso, em ano de eleições, deverá mesmo avançar...
Já quanto a estas, a nível da autarquia municipal, não se perspectivam grandes alterações. Depois de especulações com vários nomes, acabará por ser José Emílio Moreira (PS) que se recandidatará ao lugar que já ocupa como presidente da Câmara. A oposição, que não se tem visto, deverá ter na candidatura do PSD o principal opositor. Com um nome que, alegadamente, já existe, mas que “ainda é cedo” para ser divulgado. Ou seja, não se esperam alterações significativas no quadro autárquico!...

Sem comentários: