quinta-feira, 19 de março de 2009

SUB-REGIÃO DE MONÇÃO-MELGAÇO

Melgaço conseguiu, finalmente, que o seu nome conste na denominação da área de cultivo do Alvarinho. Deste modo, esta vai passar-se a chamar Sub-Região de Monção-Melgaço e acaba uma velha luta das gentes das terras da Inês Negra. Formalizada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, deverá nos próximos tempos ter a protocolar aprovação da tutela.
Chega ao fim uma velha guerra, com a anuência de Monção, produtora de maior quantidade do fabuloso néctar e que, até, agora, se mostrava reticente na inclusão do nome de Melgaço. Este, todavia, com maior quantidade de marcas, tem demonstrado maior eficiência na área promocional! Algo de que os monçanenses beneficiarão, tanto mais que as duas associações de produtores deverão fundir-se e as iniciativas de promoção, nos diversos certames, nomeadamente na Feira do Fumeiro (Melgaço) e Festa do Alvarinho (Monção), decorrerão de forma conjunta. Por sua vez, a Real Confraria do Alvarinho vai passar a ter, também, confrades de Melgaço.
Valeu a pena o intenso diálogo ultimamente desenvolvido entre as partes e de cujo resultado, estamos crentes, ambos os municípios beneficiarão.

Sem comentários: