quinta-feira, 25 de junho de 2009

PARQUE EMPRESARIAL DE 100 HECTARES

Será oficializada amanhã a Associação Minho Park Monção, entidade que irá liderar a criação de um Parque Empresarial no concelho, que ocupará uma área de 100 hectares e abrangerá as freguesias de Mazedo, Troporiz, Pinheiros e Lara.
A necessidade da criação desta associação de direito privado sem fins lucrativos tem a ver com o facto de, só assim, ser possível a candidatura a fundos comunitários. Por esse motivo, substituirá a Minhopark-Monção-Parque Empresarial do Noroeste Peninsular, que “funcionava” como sociedade anónima.
A novel associação é integrada pela Câmara Municipal de Monção e a Associação Industrial do Minho, sedeada em Braga. Será nesta cidade, a mais antiga de Portugal, que será oficializada. Curiosamente, a autarquia raiana estará representada pelo seu vice-presidente, Augusto Domingues!
As expectativas são muitas em relação ao novo parque empresarial e na sua proximidade com a plataforma logística de Salvaterra/As Neves, em fase de conclusão. Espera-se que consiga atrair massa crítica e criar emprego com remunerações que não se limitem ao salário mínimo. Monção precisa muito disso para se desenvolver e não tanto da actual “movida” nocturna, por mais interessante que esta seja.

1 comentário:

Dra Manuela Domingues disse...

Gostaria de lhe deixar um comentário relativamente ao seu artigo sobre o Minho Park, que irá criar numerosos empregos, com salários (esperemos) superiores ao rendimento mínimo. Contudo, não criemos muitas expectativas, uma vez que os empresários optam cada vez mais pela mão-de-obra mais barata. O que se tem verificado é que cada vez mais os empresários pagam os funcionários, baseando-se apenas no salário mínimo. Se empregam licenciados, o salário deles será de apenas 500€... Por isso, seria óptimo que uma vila como Monção, onde se tem verificado um grande desenvolvimento comercial e industrial, oferecesse uma vasta oferta de empregos com salários superiores a 500€, porque os empresários têm que ser realistas: quem consegue viver com o salário mínimo? Se o funcionário não ver incentivos no seio da empresa, a produtividade desta será obviamente prejudicada.
A plataforma logística de Salvaterra inicialmente ia empregar cerca de 5000 pessoas, mas já houve informações contraditórias, uma vez que se trata de uma "plataforma logística" e não de abertura de escritórios, como muita gente pensava, o que significa que serão criados menos empregos.
A região norte precisa de um parque empresarial para criar mais empregos, mas será que este parque será a salvação da crise actual? Assim o desejamos e aguardamos mais notícias sobre as potenciais empresas que se instalarão no Minho Park.