quinta-feira, 16 de julho de 2009

ADEGA COM ESTATUTO DE EXCELÊNCIA

A Adega Cooperativa de Monção acaba de ser galardoada com o Estatuto de PME Excelência. Em 300 mil, foi uma das 370 empresas distinguidas! Por ser, conforme nos foi referido, altamente competitiva, inovadora e apostar em estratégias de internacionalização. É uma empresa financeiramente sólida!
É um “oásis” nas dificuldades que vivem a maioria das cooperativas congéneres. Há um par de anos foi qualificada como melhor cooperativa do Norte e, mais recentemente, arrecadou vários prémios de relevância no concurso “Melhores Vinhos Verdes” (Prémio Verde Ouro para o Vinho Verde Espumante Tinto “Adega de Monção” e para a Aguardente de Vinho da Região dos Vinhos Verdes “Alvarinha”). Acaba de lançar no mercado a versão rosé do Muralhas. Com êxito, a avaliar pelos indicadores já disponíveis!
Em 2008 alcançou os melhores resultados alguma vez obtidos, com uma facturação de 12.441 mil euros. Num ano que se evidenciou pela quebra generalizada nas vendas, a Adega Cooperativa de Monção teve o melhor resultado de sempre, com o oitavo ano consecutivo de crescimento.
Segundo nos informaram, o resultado líquido da Adega Cooperativa de Monção, em 2008, foi de 2 milhões 853 mil euros, o que representa 22,93% das vendas. O investimento foi de 345 mil euros, distribuído pelos edifícios e outras construções e equipamentos diversos (básicos, transporte, utensílios, etc).
A última colheita (2008) já está totalmente paga aos cooperantes. Acontece pela primeira vez nesta altura do ano, que nos recordemos! As uvas da casta alvarinho foram pagas a 1,05€/kg, distribuindo adicionalmente um bónus de 0,20€ por kg. Há quem diga, porém, que poderia ser melhor paga, assim como o tinto, de modo a desincentivar o abandono, por parte de alguns viticultores, da sua produção e, mesmo, a eventual “exportação” para a vizinha Galiza.

1 comentário:

Vasco Eiriz disse...

http://moncao2009.blogspot.com/2009/07/moncao-tem-pme-de-excelencia-liderada.html