terça-feira, 13 de outubro de 2009

GALARDÃO PARA MINISTRO NATURAL DE MONÇÃO

O ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, natural de Monção (nosso conterrâneo, portanto), é o vencedor do Prémio Política e Responsabilidade Social, atribuído pela Fundação Luso-Brasileira numa gala que se efectua no próximo dia 30, às 20h00, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
O galardão distingue o percurso profissional do actual ministro do Governo de Lula da Silva, empossado em Março de 2007, do qual se destaca a participação activa num momento histórico da Saúde brasileira: o desenvolvimento do processo político-institucional e das bases operacionais do que viria a ser o Sistema Único de Saúde.
José Gomes Temporão nasceu em Monção, mas emigrou para o Brasil com apenas um ano de idade, juntamente com a família.
É licenciado em Medicina, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializado em Doenças Tropicais, mestre em Saúde Pública e doutorado em Medicina Social.
Anteriormente ao cargo político, foi director do Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro, onde implantou um novo modelo de gestão, que garante qualidade e humanização no ensino e na pesquisa. Implantou, ainda, a Rede Nacional de Atenção Oncológica, e criou os cursos de mestrado e doutoramento em Cancerologia.
O percurso profissional inclui, também, o desenvolvimento do Centro de Transplantes de Medula Óssea, com a expansão do Registo Nacional de Dadores de medula óssea de 40 mil para 400 mil dadores, entre 2003 e 2006.
A nível académico, o currículo de José Gomes Temporão conta, ainda, com a publicação e organização de vários livros e artigos científicos, além da colaboração, a nível de consultoria, com órgãos nacionais e internacionais como a UNICEF, a OPAS e a OMS.
Na trajectória profissional destaca-se o papel preponderante que assumiu no denominado Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, responsável pela implantação de uma das maiores políticas de inclusão social de sempre, no Brasil – o Sistema Único de Saúde, e da máxima “Saúde como direito de todos e dever do Estado”.

Sem comentários: