segunda-feira, 12 de outubro de 2009

JOSÉ EMÍLIO CONSOLIDA MAIORIA ABSOLUTA

José Emílio Moreira acaba de ser eleito para o seu terceiro e último mandato como presidente de Câmara. Uma maioria absoluta consolidada, passando de 66 para 68 por cento dos votos e mantendo os seis dos sete lugares no executivo autárquico.
Uma vez que se trata de uma figura que recolhe a empatia da grande maioria dos monçanenses, adivinha-se um dilema para o PS quando tiver de escolher o seu sucessor... já o esboçou, mas não há ninguém.... José Emílio beneficia, também, de um auréola que o continua a “imunizar” de eventuais erros de gestão.
O PSD, apesar de todo o dinamismo e voluntarismo que emprestou a esta campanha assente em “independentes” — a começar pelo cabeça-de-lista à Câmara, o advogado Jorge Nande — , não foi além dos 20 por cento dos votos, voltando a obter, apenas, um mandato.
A nível de juntas de Freguesia, o PS obteve a presidência de 21 (mais duas que em 2005) e o PSD de 3 (menos uma) , enquanto listas de independentes ganharam em 8 freguesias (menos duas). Em Badim terá de haver repetição (provavelmente no próximo dia 25) de eleições para a Junta, já que se registou um empate entre as duas listas concorrentes, do PS e PSD, cada uma com 72 votos... Uma nota para a Vila, onde o PSD apresentou uma lista encabeçada por José Manuel Nogueira, um independente que, durante três meses, presidiu a uma Comissão Administrativa da Câmara Municipal. Uma aposta forte que, apesar de ter subido a votação no partido, ficou bastante aquém da ambicionada vitória!

Sem comentários: