terça-feira, 1 de junho de 2010

FESTA DA COCA E CORPO DE DEUS


Na próxima quinta-feira, dia 3, inicia-se em Monção a tradicional Festa da Coca e do Corpo de Deus, que se prolonga até domingo.
A festa (a foto documenta a sua apresentação em Viana do Castelo, pelo vereador Augusto Domingues) tem amanhã o ponto alto na Procissão Solene do Corpo de Deus, seguida do costumeiro combate entre a Coca – animal formado de madeira, que é movimentado por homens a partir do seu interior – e São Jorge representado por um cavaleiro. A batalha termina, normalmente, quando o cavaleiro “corta” as orelhas à Coca, simbolizando um ano bom.
Este ano, o programa é enriquecido com o cortejo etnográfico das freguesias (dia 3, com 24 das 33 freguesias do concelho), o XXIV Encontro Internacional de Corais da Ribeira do Baixo Minho (dia 4), no amuralhado dos Capuchos, e o VII Festival Ibérico de Bandas Filarmónicas, na Praça Deu-la-Deu (dia 6).
O programa compreende ainda diversas iniciativas desportivas (Grande Prémio da Coca, Passeio de BTT “Rota da Coca VI”, e o II Grande Prémio da Coca em Carrinhos de Rolamentos, em Lordelo), ateliês dedicados às crianças e espectáculos musicais.
Já a Feira do Alvarinho decorre de 2 a 4 de Julho, no Largo da Estação, com produtores de Monção e Melgaço.

Sem comentários: