segunda-feira, 7 de junho de 2010

"FODA DE MONÇÃO" QUALIFICADA

O Cabrito à Moda de Monção ("Foda de Monção"), prato quase obrigatório nos cardápios gastronómicos, é alvo de projecto de investigação da Escola Superior Agrária (ESA - Politécnico de Viana do Castelo), em estreita articulação com a Câmara Municipal de Monção, para certificação, com vista à sua preservação como “Especialidade Tradicional Garantida”. Especial pela confecção, pelo sabor e, também, invulgar pelo nome pelo qual é vulgarmente conhecido!
A preservação e a promoção desta iguaria passam pelo desenvolvimento de um projecto recentemente aprovado, cujo objectivo principal é elaborar a proposta de Qualificação do Cabrito à Moda de Monção como Especialidade Tradicional Garantida (ETG).
Em Janeiro último, José Emílio Moreira, presidente da Câmara de Monção, em delcrações publicas, sublinhou que, em tempos de "comida de plástico", é importante preservar as velhas tradições e sabores da região, como este. Um prato que requer tempo, não só em termos de preparação mas também de confecção e da própria degustação. É um esforço de certificação que queremos fazer e envolver os nossas restaurantes para todos, em conjunto, tratar bem a 'Foda à moda de Monção'. Para que quem o come não se sinta defraudado e volte cá", apontou.
“A qualificação do cabrito à moda de Monção compreende a sua caracterização quer nos componentes sensoriais (Aspecto, Aroma, Sabor e Textura) quer nos físico-químicos, bem como o enquadramento histórico-cultural que diferenciam esta iguaria gastronómica” explica Ana Vale, subdirectora da ESA-IPVC e também responsável por este projecto de investigação.
I.

Sem comentários: